Notícias
Mulheres pedem proteção e respeito aos direitos conquistados em Paranaguá
MANIFESTAÇÃO OCORREU NO CENTRO DA CIDADE
Agora Litoral
No último sábado (09), vários grupos de mulheres ligados a movimentos sociais organizados participaram do evento “1º Festival Marielle Vive”, na Praça Fernando Amaro, em Paranaguá.
Apresentações artísticas, músicas com letras de resistência e críticas ao “Status quo” da sociedade foram intercaladas com falas sobre as principais pautas feministas – Feminicídio e violência contra as mulheres, machismo, racismo e Lgbtfobia, reforma previdenciária, ameaças aos direitos conquistados feitas no atual governo, visibilidade para as demandas das mulheres indígenas e para as mulheres com deficiência, situação das trabalhadoras, entre outros assuntos.
O nome do Festival foi escolhido para lembrar o primeiro ano da morte da vereadora carioca Marielle Franco, executada em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro.
Negra, mãe, trabalhadora e moradora da periferia, Marielle ficou conhecida pela sua luta contra as opressões e pelos direitos civis. Sua figura tem sido uma referência internacional nas lutas pela proteção e pelos direitos das mulheres.
“Recebemos críticas por usar o nome de Marielle no evento organizado para marcar o Dia Internacional da Mulher aqui no litoral”, conta Ana Coutinho, uma das organizadoras. “Consideramos que tais críticas são fruto da falta de visão e de sensibilidade para as questões e os reais problemas das mulheres, mostrados e tratados em todo o mundo”, comentou.
No festival estiveram as bandas “Taiobas Resiste” e “Araçá não é goiaba”. A cantora Ana Paula interpretou clássicos da MPB com letras do universo feminino. A Drag Déborah Black fez uma performance e houve a apresentação de um trio de Dança Cigana.O evento seguiu por toda a tarde, mas no final do dia, durante a apresentação do grupo de Maracatu “Baque Mulher” de Matinhos, começou uma forte chuva e o manifesto foi encerrado. Faltava a apresentação da Drag Hillary Banks, de Jéss Gonçalves e as falas do MST e do Instituto Peito Aberto.
As organizadoras agradecem os artistas, as ativistas e todo o público presente. Consideram que o evento alcançou seu objetivo, pretendem manter o formato e preparar futuras edições deste festival.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.