Ligue-se a nós

Notícias

Mostra do Festival de Berlim exibe filme de ex-alunos da Unespar

Longa Alice Junior terá quatro exibições

Publicado

no

Foto: SETI

O filme Alice Junior, que conta com a participação de ex-alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) na produção, foi selecionado para uma mostra oficial do Festival de Berlim.

Dirigido por Gil Baroni, o filme terá quatro exibições entre 20 de fevereiro e 1º de março na 43º Generation, categoria 14 Plus, que faz parte do festival. As produções apresentadas durante a mostra valorizam o cinema internacional voltado para o público jovem.

A participação brasileira no festival também conta com o curta-metragem Rã, de Ana Flavia Cavalcanti e Julia Zakia, e Irmã, longa de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes, ambos produzidos em São Paulo.

O reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo, destacou que o curso de Cinema e Audiovisual é uma das graduações com maior procura da universidade.

“A graduação tem uma importância enorme na formação de profissionais não só do Paraná, mas como do Brasil. O curso produz materiais de qualidade, contribuindo para a arte e a cultura no Estado”.

Anúncio

O ex-aluno Fábio Thibes se formou na Unespar em 2015 e trabalhou no filme como assistente de direção e produtor de elenco. Ele destaca a importância das atividades desenvolvidas na universidade durante a formação acadêmica.

“Eu participava de um grupo de extensão voltado para o ensino de cinema brasileiro nas escolas que foi fundamental na minha formação profissional. As universidades públicas têm um papel importante no fomento e desenvolvimento do nosso cinema”.

Segundo Fernando Severo, cineasta e professor Unespar, é a primeira vez que um longa paranaense é selecionado para uma das mostras oficiais do festival que, ao lado de Cannes e Veneza, é considerado um dos três festivais de cinema mais importantes do mundo.

SINOPSE – Com roteiro elaborado por Luiz Bertazzo, o filme conta a história de uma garota transexual, a Youtuber Alice (Anne Celestino Mota), e suas experiências como adolescente que sonha em dar o primeiro beijo.

O longa já foi premiado em diversos festivais, como o 52º Festival de Brasília, no qual foi o segundo maior premiado, vencendo em quatro categorias; o Mix Brasil, com três prêmios, entre eles o de melhor filme brasileiro, segundo o público; o Festival do Rio, no qual conquistou o Prêmio Félix na categoria de Melhor Filme Brasileiro de Ficção e, na mostra Geração, eleito melhor filme pelo júri popular.

Anúncio

A produção de Alice Junior iniciou em 2017 e o lançamento oficial ocorreu em setembro de 2019 no Festival de Vitória.

ESTUDANTES – “O filme se torna um marco na história da Unespar e da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) pelo número de estudantes que fizeram parte da produção. Isso mostra que ofertamos um curso de qualidade para os alunos”, destaca a diretora do Campus Curitiba II da universidade, Salete Machado Sirino.

Entre os estudantes que participaram da produção estão o co-roteirista e assistente de direção Adriel Nizer Silva; o diretor de fotografia Renato Ogata; a primeira assistente de câmera Renata Corrêa; a diretora de arte Bea Gerolin; o montador Pedro Giongo; o produtor de locação Bruno Costa; o segundo assistente de direção e produtor de elenco Fábio Thibes; o assistente de figurino Igor Urban; a assistente de arte Natália Teraoka; o assistente de fotografia Vino Carvalho; o colorista e masterizador Guilherme Delamuta; o técnico de som direto Lucas Maffini; o continuísta Felipe Aufiero Fonseca; o assessor jurídico Gustavo Pinheiro; Surya Amitrano, que faz parte do elenco, e a Sabrina Trentim na figuração.

Da AEN
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.