Notícias
Trânsito violento: Morre jovem atropelada na terça-feira em Guaratuba
GABI ESTAVA NA UTI DO REGIONAL
Agora Litoral
O trânsito no Litoral do Paraná fez mais uma vítima. Desta vez foi Gabriela Ferreira de Andrade, a Gabi, de 21 anos. Ela estava internada no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, após ter sido atropelada por um caminhão na terça-feira (6), na Avenida Paraná, em Guaratuba.
Gabi trafegava de bicicleta próximo de sua casa quando foi atingida pelo veículo. Ela chegou a ser atendida por socorristas do Siate, levada ao Pronto Socorro da cidade, mas posteriormente, devido à gravidade dos ferimentos, foi transportada para o Hospital Regional. Gabi faleceu na tarde desta quarta-feira (7).
Gabriela Ferreira de Andrade é a terceira vítima de acidente de trânsito que não resiste aos ferimentos em menos de uma semana em cidades litorâneas.
Na sexta-feira (2), em Pontal do Paraná, Roberval Oliveira Poli, de 36 anos, que pilotava uma moto tendo como carona um irmão, envolveu-se numa colisão frontal com um automóvel em Praia de Leste. Foi levado ao PS de Praia de Leste e transportado ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, mas faleceu na manhã de sábado (3).
Também na sexta-feira, em Paranaguá, Jorge Carlos da Silva, de 51 anos, foi atropelado na Avenida José da Costa Leite por um automóvel cujo motorista não parou para prestar socorro.
Assim como Roberval, Jorge Carlos não resistiu, vindo a falecer na terça-feira (6) igualmente no Hospital Regional do Litoral onde estava internado na UTI.
Notícias relacionadas
Morre vítima de colisão frontal entre carro e moto em Praia de Leste
Morre no Regional ciclista atropelado por carro na Vila do Povo
Notícias
Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná
Fatalidade ocorreu no final de semana
Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.
A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.
A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estão