Notícias
Monitoramento reduz espera por reparo em rede de água e esgoto em Paranaguá
CENTRO DE CONTROLE OPERA 24 HORAS POR DIA
Agora Litoral
A equipe do Centro de Controle de Operações (CCO) da Paranaguá Saneamento acompanha de perto todo o caminho percorrido pela água, desde a captação até o momento em que ela chega às torneiras dos moradores da cidade. O mesmo acontece com o esgoto. Toda a rede é controlada por equipamentos de alta tecnologia que fornecem informações em tempo real, garantindo o pronto atendimento às demandas dos clientes e aos problemas identificados. Desde que entrou em operação, o CCO proporcionou uma redução no tempo médio de reparo na rede de 20 horas para apenas 4 horas.
“Com a ferramenta de gestão integrada, temos acesso simultâneo aos indicadores operacionais, às solicitações dos clientes e à localização dos nossos veículos, o que torna possível detectar um vazamento ou uma obstrução de rede, por exemplo, e deslocar a equipe mais próxima para o atendimento imediato”, destaca Lucas Tadeu Bergamin Arrosti, gerente operacional da Paranaguá Saneamento.
Todos os sistemas e as redes operados pela companhia estão conectados ao CCO. São controlados os 599 km da rede de distribuição de água, as sete adutoras, as quatro estações de tratamento de água, as 16 elevatórias e os nove reservatórios. No caso do sistema de esgoto, são monitorados em tempo real os 409 km de rede e as cinco estações de tratamento.
O sistema permite acompanhar à distância variáveis elétricas e hidráulicas como vazão, volume e pressão da água, temperatura, tensão e rotação dos equipamentos, promovendo agilidade e eficiência às operações, além da redução de perda de água.
Desde que o CCO foi implantado pela companhia, há cerca de um ano, já foram investidos cerca de R$ 3 milhões em automação. A tecnologia empregada também possibilitou a criação da Árvore de Alarme, uma ferramenta que emite alertas sonoros e dispara mensagens de texto para emails e celulares cadastrados sempre que detectada alguma anormalidade. “Além disso, esse dispositivo auxilia no combate ao vandalismo, informando toda vez que há uma abertura de painéis não programada”, completa Arrosti.
Sobre a Paranaguá Saneamento – A Paranaguá Saneamento atua, por meio de concessão, no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade de Paranaguá. A empresa faz parte da Iguá Saneamento, companhia que atende cerca de 6,6 milhões de clientes e está presente em cinco estados brasileiros, por meio de 18 operações.
Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, beneficiam cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país. O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.