Ligue-se a nós

Notícias

Ministério Público do Paraná cria núcleo regional do Gaeco em Paranaguá

Unidade alocada na sede do MPPR em Paranaguá também irá atuar no âmbito das comarcas de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná

Publicado

no

O trabalho de enfrentamento do crime organizado e de controle externo da atividade policial no Litoral passa a ser realizado por um núcleo específico do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), implantado pelo Ministério Público do Paraná, nesta quinta-feira (10/8), em Paranaguá.

Pautado por atuação descentralizada, o Gaeco conta agora com nove unidades regionais para atender todo o Paraná, estando as demais nas comarcas de  Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Francisco Beltrão.

Instituído pela Procuradoria-Geral de Justiça (Resolução 6085/2023), o Gaeco de Paranaguá também irá atuar no âmbito das comarcas de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná, sob a coordenação do promotor de Justiça Vinicius Fernando Zanatto.

A nova unidade será alocada na sede do MPPR em Paranaguá.

“Paranaguá é uma região portuária onde há bastante necessidade de uma estrutura de combate às organizações criminosas, diante da escalada de violência no local”, afirma o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. “Mesmo com a qualidade de excelência dos promotores de Justiça que lá atuam na área criminal, não há dúvida de que esse aporte de uma estrutura do Gaeco é fundamental para operacionalizar um eficiente combate e diminuir e controlar o avanço do crime organizado”, ressalta.

Anúncio

De acordo com o coordenador estadual do Gaeco, Leonir Batisti, o novo núcleo foi criado diante da necessidade de intensificar a atuação do Ministério Público no Litoral, especialmente em relação ao atendimento das demandas das áreas ambiental e de segurança pública. “As Promotorias de Justiça vêm apontando para um aumento significativo dessas demandas nos últimos tempos, casos que envolvem inclusive a instalação de organizações criminosas”, destaca. Ainda segundo Batisti, neste momento, o MPPR articula com a Secretaria de Estado da Segurança Pública a constituição das equipes de policiais militares e civis que irão compor o núcleo.

ATUAÇÃO
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) é o órgão do Ministério Público Paraná responsável por investigações, atividades de combate e ações penais relacionadas ao crime organizado e ao controle externo da atividade policial. Atua também no enfrentamento a crimes que apresentam ramificações junto a instâncias de poder público.

A criação de núcleos regionais do Gaeco teve início em 1998, quando foi instalada a sede de Londrina. Além de promotores de Justiça e servidores do MPPR, os grupos especiais têm em suas estruturas policiais militares e policiais civis, colocados à disposição do MPPR com base na determinação contida no Decreto 10296/2014, do Governo do Estado do Paraná.

HISTÓRIA
O Gaeco foi criado em 1994, inicialmente com o nome de Promotoria de Investigação Criminal (PIC), com atribuições de caráter geral na área criminal. Em 1997, suas funções foram delimitadas com as características mantidas até hoje. Já naquele período, o grupo passou a desenvolver um trabalho importante para o Paraná, especialmente no que se refere ao controle externo. A adoção do nome Gaeco foi estabelecida em 2007 pela Procuradoria-Geral de Justiça. Em abril de 2008, foi instituída a Coordenação Estadual do Grupo de Atuação Especial.

Do MPPR

Anúncio
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.