Notícias
Ministério da Cidadania oferta cursos gratuitos online
Inscrições vão até o dia 20 de fevereiro
Uma das ferramentas de formação do Ministério da Cidadania, o Portal Capacitação Cidadania tem inscrições abertas para quatro novos cursos gratuitos neste fim de 2021. Com atividades online e sem tutoria, todas as capacitações preveem certificação para quem cumprir os requisitos de participação. As inscrições seguem até 20 de fevereiro de 2022 e as conclusões dos cursos precisam ser realizadas até 28 de fevereiro.
OS CURSOS
Esporte, Lazer e Inclusão Social
O primeiro curso é o Esporte, Lazer e Inclusão Social. O objetivo é promover a formação continuada de agentes públicos e sociais de esporte e lazer. São 12 aulas, com 24 horas de carga horária, divididas em quatro módulos, que contemplam conceitos básicos de esporte, lazer e inclusão social, programas do Governo Federal, respeito à diversidade e propostas inovadoras.
O curso é voltado para profissionais que atuam em atividades ligadas aos programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) e interessados em conhecer mais sobre as ações e como estão estruturadas.
Esporte Educacional
Outra vertente disponível no âmbito do esporte é o curso Esporte Educacional. Também dividido em quatro módulos e carga horária de 24 horas, a formação tem foco na diversidade humana e nas diferentes formas de aprendizagem.
Os temas abordados incluem conceitos básicos, transformação social, excelência e qualidade nos programas, respeito à diversidade e inclusão social, combate ao uso de drogas e propostas inovadoras.
Os cursos foram desenvolvidos pelo Departamento de Formação e Disseminação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) e SNELIS, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Literacia familiar nas visitas domiciliares do programa Criança Feliz
As atividades de leitura para crianças durante visitas domiciliares do programa Criança Feliz são o objeto de uma terceira qualificação disponível no Portal Capacitação Cidadania. O curso é resultado de parceria entre o Departamento de Formação e Disseminação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania e a Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação.
A intenção é oferecer formação complementar às equipes do Criança Feliz, em especial nas visitas domiciliares ligadas à temática da Literacia Familiar. São dez aulas que abordam a importância da leitura, os programas do Governo Federal em torno do tema, os desafios e abordagens e orientações específicas. A carga horária é de dez horas.
Atenção a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência
Uma quarta qualificação disponível no Portal Capacitação Cidadania aborda a Atenção a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. O curso foi elaborado em conjunto pelo Departamento de Formação e Disseminação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação e a Secretaria Nacional de Assistência Social, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O objetivo é dar suporte a um melhor atendimento e acompanhamento a crianças e adolescentes em situação de violência, de forma qualificada e na perspectiva da proteção integral e da não revitimização.
São quatro módulos e 26 horas de carga horária que abordam o ordenamento jurídico brasileiro, a escuta especializada, o Sistema Único de Assistência Social e parâmetros adotados pela rede socioassistencial.
O curso é voltado para a formação permanente de trabalhadoras do SUAS, de todos os níveis de formação e de todos serviços e programas, especialmente os que atendem crianças e adolescentes
COMO PARTICIPAR
Para realizar os cursos os interessados devem acessar o Portal Capacitação Cidadania e realizar os seguintes passos:
- Se é a primeira vez que você acessa, selecione no canto esquerdo a opção “Novo usuário” e preencha os dados solicitados;
- Em seguida, realize o acesso digitando o CPF e a senha;
- O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) aparecerá e você poderá acessar o curso.
Certificação: para receber o certificado, o participante deve realizar o teste final e obter desempenho mínimo de 60% e a avaliação de reação.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].
Com informações do Ministério da Cidadania
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.