Ligue-se a nós

Notícias

Membros do Conselho de Regulação da Cagepar renunciam aos cargos

DECISÃO FOI PROTOCOLADA NESTA SEGUNDA-FEIRA

Publicado

no

Agora Litoral
Seis dos sete integrantes do Conselho de Regulação da Central de Água, Esgoto e Serviços Concedidos do Litoral do Paraná (Cagepar) renunciaram aos cargos. A decisão ocorreu na quarta-feira (13) e foi encaminhada ao Diretor-geral da entidade, Paulo Sérgio Guedes, nesta segunda-feira (18).

O documento, assinado pelos conselheiros Amilcar Pacheco dos Santos, Claudio Glock de Souza, Claudio Nogas, Danyelle Stringari, Mario Antonio Ferrari e Ozeias Rebello Costa, elenca uma série de fatores que motivaram a renúncia quase coletiva do colegiado – apenas o ex-presidente Carlos Ferla não assinou a declaração.

Veja o teor do documento:
Em nota, Prefeito critica atuação do Conselho de Regulação

Em nota oficial, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, comentou a decisão do Conselho de Regulação e lamentou o fato dos conselheiros estarem se “fazendo de coitados” ao renunciarem a seus mandatos.

Segundo o Prefeito, ao longo deste ano, ele tem questionado o Conselho de Regulação da Cagepar sobre suas atividades que, por lei, deveria criar normas sobre os serviços prestados pela concessionária de água e esgoto da cidade.

Marcelo Roque lembra que tem entrado com ações judiciais e questionado a qualidade e o preço dos serviços prestados, mas que essas cobranças deveriam partir do próprio Conselho de Regulação.

“Em quase dois anos e meio de atuação”, segue a nota do Prefeito, “o Conselho (cujos integrantes foram nomeados na gestão anterior e possuem estabilidade) se reuniu várias e várias vezes (e todas as vezes recebendo quase R$ 1 mil por reunião) (…) aumentou o valor de sua própria remuneração, mas apesar das inúmeras reuniões, quase nada produziu em proveito da cidade. Neste período foram feitas pelo Conselho apenas duas ou três normas sobre saneamento, uma delas que sequer partiu do próprio Conselho. Ou seja, reuniões muito bem remuneradas, com aumentos discutíveis e pouquíssimo trabalho.”

Na nota oficial, o Prefeito de Paranaguá salienta que ao tomar conhecimento dessa situação, questionou formalmente o Conselho, na pessoa do Senhor Ozeias Rebello Costa. “O resultado? Uma renúncia coletiva daqueles que mesmo ocupando funções públicas e recebendo o dinheiro dos seus impostos se recusaram a esclarecer as acusações”, completa.

Anúncio

Ainda de acordo com o Prefeito, “essas pessoas [os conselheiros] se recusaram a responder o porquê de ganharem tão bem (além do valor de quase 1 mil por reunião, ainda recebiam indenização por deslocamento) e de não produzirem quase nada.”

“Colocados na parede, jogam uma carta de renúncia à imprensa fazendo-se de coitados. Uma atitude lamentável”, diz Marcelo Roque.

Na nota à imprensa, o Prefeito diz ainda que “gostaria que o Senhor Ozeias usasse a imprensa para esclarecer que normas produziram e como aumentaram suas remunerações em percentual superior à inflação.” Ele também cita o fato de Ozeias Rebello Costa ter apoiado outro candidato na última eleição a Prefeito.

Por último, Marcelo Roque afirma que processará os conselheiros para que efetuem o ressarcimento do que tenham eventualmente recebido de forma indevida.

Anúncio
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.