Notícias
Matinhos e Guaratuba recebem projeto que ensina o folclore brasileiro
Crianças fazem oficinas de música e de teatro sobre o Bumba-meu-boi
Com o objetivo de proporcionar aos alunos de escolas públicas a vivência de uma típica manifestação folclórica do Brasil, o Projeto Levanta Boi promove a apresentação do espetáculo Boi Bolé (inspirado nas tradições do Bumba-meu-boi) e oficinas para estudantes das escolas municipais de dez cidades do Paraná. O projeto conta com o patrocínio da COPEL e apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE.
Nesta semana, o espetáculo será realizado na escola municipal infantil Luiz Carlos dos Santos, em Matinhos e na escola Juraci Luiza Pereira Correa, em Guaratuba, no Litoral do Paraná.
O projeto está passando por escolas em Mandirituba, Lapa, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Campina Grande do Sul, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Campo Magro e Palmeira. As atividades promovidas pela Parabolé Educação e Cultura – núcleo de criação e desenvolvimento em arte-educação – serão divididas entre oficinas e apresentação.
Por meio de oficinas de música e de teatro, o Projeto Levanta Boi prepara as crianças para realizarem uma grande apresentação inspirada nas narrativas populares que fazem parte do bumba-meu-boi. “Com o projeto, é possível oportunizar às crianças momentos de ludicidade e produção de conhecimento, por meio do contato com conteúdos de grande relevância cultural”, afirma Nélio Spréa, idealizador do projeto.
Além de promover um espaço de múltiplas aprendizagens, a ação destaca a cultura popular e, em especial, os folguedos folclóricos brasileiros. “Nós queremos proporcionar a alunos de escolas públicas a vivência de uma típica manifestação folclórica de nosso país, conhecendo elementos centrais de sua história, seu significado e tendo uma experiência viva de sua realização”, relata Nélio.
Oficinas e Apresentação
As ações se dividem em duas modalidades: oficinas (antes do recreio) e apresentação (após o recreio). As oficinas duram 50 minutos e promovem a imersão da criança na construção do Folguedo do Boi.
Duas turmas de até 30 crianças do 4º ou do 5º ano participam desta etapa, sendo que uma turma faz a oficina de música e, a outra, a oficina de teatro. Por meio de brincadeiras e exercícios musicais e teatrais, as oficinas preparam as crianças para participarem da apresentação.
A apresentação dura 45 minutos e é realizada para toda a escola. Ela é conduzida pelos arte-educadores do projeto e conta com a participação das crianças envolvidas nas duas oficinas.Bumba-meu-boi
O “Bumba-meu-boi” é um folguedo popular brasileiro que encontra expressão em quase todas as regiões do país. Possui influências europeias, africanas, ameríndias e sua estrutura, seus assuntos, seus tipos são caracteristicamente brasileiros.
Envolvidas na trama cênica e cantando, as crianças descobrem a riqueza deste tipo de manifestação artística e experimentam as possibilidades de improvisação que a própria estrutura do folguedo sugere.
Expressão, comunicação, concentração e criatividade são competências que as ações deste projeto suscitam. Elas ajudam também a promover a retomada de valores indispensáveis para a convivência em grupo, como o respeito mútuo, a solidariedade e a organização necessárias à construção de um bem coletivo.
Parabolé
A Parabolé é um núcleo de criação e desenvolvimento em arte-educação. Está em atividade desde 2008 e já produziu mais de 60 projetos culturais, 20 espetáculos, 16 CDs, 13 livros, 3 filmes, 2 séries televisivas infantis e diversas oficinas.
É composta por artistas-educadores que se dedicam à criação e à formação artística por meio da literatura, da música e da pesquisa em cultura popular brasileira. Valendo-se da integração de diversas linguagens artísticas, o grupo idealiza e desenvolve projetos culturais que apresentam interesse educacional e social.
Intervindo no cotidiano das instituições de forma criativa e estreitando o laço entre os campos da cultura e da educação, a Parabolé é reconhecida atualmente como uma empresa altamente profissional, cumpridora do seu papel social, respeitada pela originalidade e alcance de suas ações.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.