Notícias
MATINHOS: Crianças conhecem a importância da ciência na solução de crimes
Meninos e meninas puderam conhecer um pouco do trabalho da Polícia Científica.
Crianças e adolescentes que passaram pela praia de Caiobá na tarde deste domingo (13/02), em Matinhos, conheceram um pouco da ciência por trás do trabalho policial. Profissionais da Polícia Científica do Paraná (PCP) mostraram procedimentos para solução de crimes, por meio de desenhos para colorir e conversas com os peritos em atividade do Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022.
De acordo com coordenador dos trabalhos da PCP no Verão Paraná, perito Alex Tavares, o objetivo é aproximar a Polícia Científica da comunidade e mostrar algumas das atribuições que cabem a essa área da segurança pública.“De uma forma divertida e educativa, buscamos mostrar às crianças um pouco do trabalho do perito criminal e sua atuação”, afirma. “Assim os estimulamos a entender mais de como é o trabalho de um perito e a se interessar pela carreira”.
Os profissionais entregaram desenhos para as crianças, com representações de peritos criminais em serviço, com as suas ferramentas de coleta de vestígios em uma cena de crime estilizada. Dois painéis, em que aparecem peritos em ação, serviram para as crianças tirarem fotografias como se estivessem trabalhando em um caso.Foi a curiosidade do pequeno Miguel que levou a família de Juliana Vieira da Rosa a participar da atividade. O menino perguntou ao pai o significado da palavra perícia e se empolgou ao saber que estava relacionado com a solução de crimes.
“Os nossos filhos se animaram para correr lá, tirar foto e falar com os policiais”, conta a mãe. “É um trabalho que muitas vezes ninguém vê. É muito importante que seja mostrado”, completa. A psicóloga Sônia de Lemos Torres, que atende crianças e adolescentes em Curitiba, se interessou pelo material distribuído pelos policiais.
“Como trabalho com crianças mais carentes, consigo encaixar alguns desses materiais nos meus atendimentos, oferecendo à criança atividades que estimulam o pensamento. Adorei a iniciativa da Polícia Científica, que incentiva crianças e adultos a buscarem um mundo melhor”, afirma Sônia.
Durante o Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022, a Polícia Científica também recebeu reforço de efetivo para manter a qualidade do trabalho no Litoral, mesmo com o aumento de pessoas na região na temporada.
Da AEN
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.