Ligue-se a nós

Notícias

Matinhenses esperam verão com muitos turistas após obras na orla

Trabalho deve ficar pronto ainda no mês de novembro

Publicado

no

80% da obra já está concluída

A engorda da faixa de areia em Matinhos, no Litoral do Paraná, já passa de 80% de conclusão. Faltando apenas 2,3 quilômetros e com a proximidade do término da obra, moradores e comerciantes já enxergam benefícios para o desenvolvimento da cidade, como o aumento de turistas e um possível salto econômico impulsionado por comércios e serviços.

Essa é a opinião de Siderval Bandeira da Paciência, morador da cidade. “A obra está movimentando o comércio do município, o que reflete em melhorias para a cidade, tanto para moradores como para os comerciantes”, disse. “O turismo também vai aumentar e nessa próxima temporada já esperamos muita gente, até porque as pessoas estão curiosas pra saber como está o andamento”, acrescentou. Segundo ele, trata-se de uma obra aguardada há anos por conta das ressacas que destruíam constantemente a orla.

Para Edilson das Graças Valentino, gerente do Aldeia Restaurante, a tendência é que o movimento em seu negócio melhore cada vez mais na alta temporada. “Estamos esperando ansiosos o fim da obra para retomar o movimento. Vai ser melhor não só para o comércio, mas terá contratação de mais funcionários, serviços, com certeza para a economia da cidade vai ser bem melhor”, ressaltou.

Além do aumento no número de turistas, do consumo no comércio e da geração de empregos, Mario Balielo, morador do município, destaca a valorização dos imóveis. “A área imobiliária aqui vai valorizar e muito. O pessoal vai poder vir aqui e curtir os atrativos sem precisar ir pra Santa Catarina e São Paulo”, afirmou.

Outro ponto destacado são os benefícios estruturais na beira-mar. “Só tenho maravilhas para falar da obra. É uma infraestrutura enorme que estão fazendo aqui no nosso litoral, que sofre bastante com a pouca praticidade que a nossa praia tinha. Isso veio melhorar bastante para os veranistas usufruírem mais”, salientou.

OBRA
O trabalho de engorda foi finalizado na praia de Caiobá e no Balneário Riviera até o Pico de Matinhos. A draga utilizada para retirar areia do fundo do mar foi deslocada na última segunda-feira (3/10) para o balneário Riviera para finalizar a engorda no trecho que vai até o balneário Flórida.

O investimento é de R$ 314,9 milhões para todas as intervenções. No total, serão 6,3 km de faixa de areia até 100 metros mais larga no Litoral, com o depósito de mais 2,7 milhões de metros cúbicos de areia na orla. Já foram depositadas nas praias do Litoral o equivalente a 170 mil caminhões de areia.

Além da engorda, já começaram as obras dos guias-correntes do Canal da Avenida Paraná. Também estão em construção o espigão do Pico de Matinhos, com 40% de obra concluída, e a urbanização da praia de Caiobá, que atinge neste momento 45% de conclusão. Estão sendo executadas na praia de Caiobá as obras de terraplanagem e recuperação urbanística; a implantação do petit pavê e meio-fio; o replantio de cerca de 2 mil metros da restinga. Em breve, será feito o asfaltamento.

Anúncio

RESTRIÇÕES E EXPECTATIVA
Apesar dos avanços, o acesso à praia em Caiobá está restrito em alguns pontos. Já o acesso à praia do Pico de Matinhos até o Balneário Riviera permanece fechado ao público, já que depende da estabilização da areia. Todo o trabalho de engorda deve acabar em novembro e a previsão é que os veranistas possam aproveitar a praia, já alargada, na próxima temporada de verão.

Da AEN – Fotos: Geraldo Bubniak
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.