Notícias
Mais 48 casos e um novo óbito pelo coronavírus são confirmados no Litoral
102 moradores da região já morreram pela Covid-19.
O Litoral do Paraná teve confirmados 48 novos casos e mais um óbito, de morador de Guaratuba.
Os dados estão no informe epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desta terça-feira (18), que traz também a confirmação que o Paraná soma 107.016 casos confirmados e 2.715 mortes pela Covid-19.
Os novos casos confirmados no boletim da Sesa são em Paranaguá (28); Antonina (12); Guaratuba (6); Matinhos (1); e Pontal do Paraná (1).
O Litoral do Paraná tem 4.459 diagnósticos positivos. São 2.896 em Paranaguá, 419 em Guaratuba, 335 em Pontal do Paraná, 302 em Morretes, 257 em Matinhos, 225 em Antonina e 25 em Guaraqueçaba.
O total de óbitos de moradores do Litoral é de 102, mais cinco ocorridos em Paranaguá de pacientes de outras regiões e que foram transferidos para as cidades de origem, que somam 107.
Paranaguá tem confirmados 66 óbitos, Pontal do Paraná 10, Matinhos 9, Guaratuba 8, Antonina 4, Guaraqueçaba 3 e Morretes 2.
RECUPERADOS – De acordo com as prefeituras, 3.099 pacientes já estariam recuperados da infecção, o que representa 69,4% do total de infectados da região.
Em Paranaguá são 1.955 recuperados; em Guaratuba 306; em Pontal do Paraná 280; em Morretes 261; em Antonina 172; em Matinhos 117; e em Guaraqueçaba 8.
Paraná tem 107.016 confirmações e 2.751 mortes pela Covid-19
A Secretaria de Estado da Saúde informou também que o Paraná tem 107.016 casos confirmados de Covid-19 e 2.751 mortes em consequência da infecção até esta terça-feira (18). O aumento de um dia para o outro foi de 1.834 diagnósticos positivos e 47 óbitos pelo novo coronavírus.
INTERNADOS – 1.025 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. Destes, 852 ocupam leitos SUS (383 em U.T.I. e 469 em leitos clínicos ou de enfermaria) e 173 leitos da rede particular (71 em U.T.I. e 102 em leitos clínicos ou de enfermaria).
Há outros 1.051 pacientes internados: 533 em leitos U.T.I. e 518 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.
ÓBITOS – A secretaria estadual confirmou ainda a morte de 47 pacientes. Todos estavam internados. São 19 mulheres e 28 homens com idades que variam de 11 a 93 anos. Um óbito foi registrado em junho e os demais no mês de agosto.
Os pacientes residiam em: Curitiba (14), Arapongas (4), Maringá (3), Ponta Grossa (3), Londrina (2). Além destes óbitos, uma morte foi registrada em cada um dos seguintes municípios: Alvorada do Sul, Apucarana, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Guaratuba, Imbaú, Iretama, Itambé, Maripa, Moreira Sales, Nova Esperança, Ouro Verde do Oeste, Paiçandu, Pato Branco, Piraquara, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Santa Mariana e Verê.
FORA DO PARANÁ – O monitoramento da secretaria estadual registra 1.221 casos de pessoas que não moram no Estado. Destas, 30 morreram.
VEJA O BOLETIM DA SESA
Notícias
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
De acordo com MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (25) maioria de votos para permitir a continuidade do uso de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo o país.
Até o momento, a Corte tem seis dos 11 votos do plenário para rejeitar um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pede a proibição da utilização de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos.
Para o MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
Prevalece no julgamento virtual o voto do relator, ministro Cristiano Zanin. O ministro ressaltou que o cristianismo faz parte da formação da sociedade brasileira e que os feriados alusivos à religião, os nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do Brasil. Dessa forma, segundo o ministro, a manutenção dos símbolos nas repartições não é inconstitucional.
“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu Zanin.
O voto do relator foi seguido pelos ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin.
O julgamento virtual será finalizado nesta terça-feira (26).
Notícias
PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana
Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura
De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.
O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.
Com informações da AEN
Notícias
Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná
Fatalidade ocorreu no final de semana
Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.
A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.
A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.