Notícias
Luan Santana e É o Tchan abrem programação de final de semana do Verão Maior
Até domingo, também se apresentam Jorge e Mateus, Yasmin Santos, Clayton e Romário e Bruno Rosa; confira a agenda dos shows que acontecem em Matinhos e Pontal
Luan Santana e É o Tchan abrem nesta sexta-feira (19), a programação de shows do Verão Maior para o final de semana no Litoral. O fenômeno do sertanejo pop sobe ao palco em Matinhos, para entoar sucessos como “Deja Vu”, “Mulher Segura” e “Coração Cigano”. Já em Pontal do Paraná, a noite será de axé, com Beto Jamaica e Compadre Washington puxando os hits dos 30 anos de carreira do grupo, como “Na Boquinha da Garrafa”, “Ralando o Tchan”, “Dança da Cordinha”, entre outros. As apresentações começam às 21 horas. Até domingo (21), ainda se apresentam Jorge e Mateus, Yasmin Santos, Clayton e Romário e Bruno Rosa.
Uma das maiores revelações do sertanejo recente, a cantora Yasmin Santos vai agitar a galera em Pontal do Paraná na noite de sábado (20), às 21 horas. No setlist, os principais sucessos da cantora, como “Principalmente Pessoas” e “Dói Saber”.
Em Matinhos, a noite de sábado será da dupla Clayton e Romário. Os sertanejos românticos vão entoar seus sucessos como “Namorando ou Não”, “Aí Eu Chorei” e “Guenta o Choro” também às 21 horas.
Esse fim de semana terá ainda apresentações extras do Verão Maior Paraná no fim da tarde domingo (21), às 18 horas. Em Matinhos, a dupla Jorge e Mateus vai cantar o repertório de 18 anos de carreira, incluindo hits que alcançaram o topo das paradas, como “Amo Noite e Dia”, “Eu Quero Só Você” e “Voa Beija-Flor”.
Em Pontal, quem sobe ao palco é o sertanejo capixaba Bruno Rosa. No repertório do cantor, sucessos baladas como “Indecisão” e “Meu Fake Viu”.
A expectativa é de que o público ultrapasse as 60 mil pessoas que assistiram ao show do Roupa Nova no sábado passado (13), no primeiro fim de semana de apresentações musicais do Verão Maior Paraná. Haverá transmissão pela TV Paraná Turismo e pela Band.
ESTRUTURA
A estrutura montada para os shows foi preparada para receber milhares de veranistas com conforto e segurança. Em Matinhos, as apresentações acontecem no palco montado na Avenida Atlântica, 168, em Caiobá, próximo ao Pico de Matinhos. Em Pontal do Paraná, os shows acontecem na Avenida Sete de Setembro, 1.661, no Centro de Eventos Marisol, no Balneário Marisol.
HIDRATAÇÃO
O Governo do Estado e a Sanepar vão distribuir 20 mil copos d’água antes dos shows de Luan Santana e da dupla Jorge & Mateus. A distribuição dos copinhos vai acontecer a partir das 18h, durante dinâmicas de interação entre equipes da Secretaria Estadual de Esportes e o público. As equipes farão também outras duas intervenções, chamando a atenção para a importância da hidratação às 19h e às 20h. As caixas com os copos de água estarão distribuídas em três pontos diferentes: em frente ao palco e às duas torres, em meio ao público.
Portanto, serão três momentos de distribuição: às 18h, 19h e 20h, em frente ao palco principal; às 19h e às 20h, na primeira torre; e às 20h, na segunda torre. A ação faz parte dos cuidados que o Governo do Estado tem tomado para que o público acompanhe os grandes shows do Verão Maior Paraná com saúde e bem-estar.
Outra medida com o mesmo objetivo para esta temporada foi a instalação de ilhas de hidratação da Sanepar nas áreas dos palcos para que os veranistas e moradores possam encher suas garrafinhas com água para consumir antes, durante ou após os shows.
São três ilhas em cada palco, cada uma delas com seis torneiras com água potável gratuita. Nos quatro primeiros shows da programação do Verão Maior Paraná, o público consumiu 30 mil litros de água nas estações, o que equivale ao consumo médio de uma família de quatro pessoas durante três meses. O acesso é exclusivo para o público dos shows.
O palco do Verão Maior em Pontal do Paraná também conta com ilhas de hidratação disponíveis para o público.
“É extremamente importante que todos tenham noção da hidratação, principalmente aqueles que chegarão de viagens longas. Recomendamos que façam uma alimentação adequada e possam curtir ao máximo”, afirmou o diretor de Grandes Eventos da Secretaria de Estado do Esporte, Clesio Prado. Também é recomendável que o público vá aos shows com roupas leves e confortáveis.
SEGURANÇA
Para garantir que todos curtam os eventos com segurança e tranquilidade, as forças de segurança pública do Estado e as prefeituras prepararam uma série de medidas de monitoramento, fiscalização e logística nas regiões que concentrarão o maior número de pessoas.
Segundo a capitã da Polícia Militar do Paraná (PMPR) Jéssica Simeão da Silva, a corporação elaborou um planejamento especial para os grandes eventos em conjunto com as demais forças de segurança pública do Estado e as guardas municipais. “Antes mesmo do Verão Maior iniciar, houve essa preocupação de trabalharmos de maneira cooperativa, cada um na sua alçada, para que tenhamos uma atuação mais efetiva. Os policiais militares vão ser aplicados de acordo com o número esperado de público em cada show, fazendo policiamento a pé e com viaturas”, explicou.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) também elaborou um esquema especial a ser cumprido durante todo o fim de semana, conforme informa o delegado Fábio Amaro, que coordena as ações da instituição no Verão Maior Paraná. “Tivemos quase 60 mil pessoas nos shows da semana passada e a nossa expectativa é de um público ainda maior neste final de semana. Por isso solicitamos algumas medidas corretivas de apoio para que a gente tenha um maior efetivo tanto em Matinhos como em Pontal do Paraná”, disse.
Como já ocorreu nos shows de abertura na última semana, a PCPR deslocará a sua Delegacia Móvel para ficar ao lado do palco de Caiobá ao longo dos próximos três dias. A estrutura, que funciona em um ônibus adaptado, possui baias de atendimento para o registro de Boletins de Ocorrência e Termos Circunstanciados, além de servir como base para os policiais.
MATINHOS
De acordo com o prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, a Guarda Municipal prestará auxílio às forças de segurança com a realização de bloqueios totais ou parciais de ruas do entorno a partir das 17h desta sexta (19) e sábado (20) para a circulação de veículos. O acesso ficará restrito a moradores da região, viaturas, ambulâncias e carros de apoio da organização.
“A pedido do Estado e como precaução, a Prefeitura cercará os espaços no entorno do palco para facilitar a circulação do público, bombeiros, policiais e equipe médica e para dar mais segurança aos pedestres”, explicou.
Um decreto municipal também proíbe a venda e o consumo de bebidas em recipientes de vidro, como garrafas e copos, em um raio de 300 metros ao redor dos shows do Verão Maior Paraná em Matinhos, devidamente identificado. A determinação da prefeitura do município é válida para todas as apresentações com artistas nacionais, que se estendem até 24 de fevereiro.
“As pessoas são muito bem-vindas, mas pedimos que colaborem com o entretenimento obedecendo ao decreto e também evitando o excesso de bebida alcoólica. Vamos monitorar todo o evento com câmeras, penalizando aqueles que descumprirem as regras”, garantiu o prefeito.
PONTAL DO PARANÁ
Em Pontal do Paraná, que também espera um público maior a partir da noite desta sexta-feira, a Guarda Municipal dará apoio à Polícia Militar nos bloqueios em algumas vias, além de fazer adequações em outras ruas próximas para garantir o fluxo do público e da população local. “A gente busca um impacto menor aos moradores da região, então criamos alguns binários para que as pessoas cheguem até o Centro de Eventos com segurança”, explicou o prefeito Rudão Gimenes.
Outra preocupação da administração municipal é com as pessoas que irão aos shows de ônibus. Por isso, a prefeitura estendeu os horários de funcionamento e ampliou o número de veículos do transporte público na região nos dias de shows, que também terão tarifas reduzidas de R$ 3 na sexta-feira e R$ 2 no sábado e domingo.
O município também conta com uma sala de tecnologia para monitoramento do trânsito e, em parceria com o aplicativo de GPS Waze, informará com antecedência os pontos de bloqueio no sistema de geolocalização, evitando que os motoristas sejam surpreendidos.
Os vendedores ambulantes foram previamente credenciados pela Prefeitura de Pontal do Paraná para poderem vender nos eventos em um espaço próprio dentro do Centro de Eventos. “Teremos fiscais da prefeitura para verificar as credenciais, fazer o atendimento e encaminhamento deles em todos os shows”, informou.
PROGRAMAÇÃO
No total, serão 27 shows ao longo de seis finais de semana, com um intervalo na semana do Carnaval. Nas semanas seguintes, atrações como Zezé di Camargo e Luciano, Zé Felipe e Simone Mendes agitam o público no Litoral. O calendário com todas as atrações pode ser conferido no site do Verão Maior Paraná.
Para quem quiser entrar no clima dos shows, o Governo do Estado montou uma playlist no Spotify com os maiores sucessos musicais dos 27 grupos. A coletânea conta com 399 músicas, que somam cerca de 22 horas de sucessos do sertanejo raiz e universitário, além do pagode, samba, rock, pop, axé e piseiro, entre outros ritmos que prometem animar as noites de moradores e veranistas.
SERVIÇO
Confira a agenda dos shows deste final de semana:
19 de janeiro (sexta-feira), às 21h
– Matinhos – Luan Santana
– Pontal do Paraná – É o Tchan
20 de janeiro (sábado), às 21h
– Matinhos – Clayton e Romário
– Pontal do Paraná – Yasmin Santos
21 de janeiro (domingo), às 18h
– Matinhos – Jorge e Mateus
– Pontal do Paraná – Bruno Rosa
Com informações da AEN
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.