Notícias
Litoral tem mais 5 óbitos e 43 novos casos de Covid confirmados nesta sexta-feira
Mortes pela infecção ultrapassam 32 mil no Paraná
O Litoral do Paraná teve confirmados mais 5 óbitos pela Covid-19 e 43 novos casos da infecção. Os números estão no informe epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) desta sexta-feira (9/7).
Dos cinco óbitos informados pela Sesa quatro ocorreram em Paranaguá e um em Matinhos. Já os novos casos foram registrados em: Paranaguá (13); Guaratuba (9); Matinhos (8); Pontal do Paraná (7); e Morretes (6).
O Litoral do Paraná tem confirmados desde o início da pandemia 39.191 casos, 1.007 óbitos e 20.481 recuperados.
Óbitos pela Covid-19 ultrapassam 32 mil no Paraná
O paraná teve mais 3.840 casos confirmados e 180 mortes pela Covid-19. Esses números (veja abaixo) são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.
Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.312.938 casos confirmados e 32.036 óbitos.
Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (9), fevereiro (13), março (261), abril (41), maio (263), junho (555) e julho (2.698) de 2021.
ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informou também a morte de mais 180 pacientes. São 79 mulheres e 101 homens, com idades que variam de 17 a 93 anos. Os óbitos ocorreram de 14 de janeiro a 8 de julho de 2021.
Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (31), Maringá (9), Londrina (8), Cascavel (7), Ponta Grossa (7), Campo Mourão (5), Medianeira (5), São José dos Pinhais (5), Paranaguá (4), Umuarama (4), Arapongas (3), Campo Largo (3), Fazenda Rio Grande (3), Foz do Iguaçu (3), Guarapuava (3), Itaipulândia (3), Pinhais (3), Astorga (2), Jandaia do Sul (2), Lapa (2), Pinhão (2), Piraquara (2), Telêmaco Borba (2) e Toledo (2).
A Sesa registrou ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Alto Paraná, Altônia, Ampére, Andirá, Araucária, Assis Chateaubriand, Barra do Jacaré, Cambará, Campina Grande do Sul, Cianorte, Contenda, Coronel Vivida, Curiúva, Dois Vizinhos, Doutor Camargo, Faxinal, Francisco Beltrão, Guairaçá, Guamiranga, Ibaiti, Iguaraçu, Ipiranga, Iretama, Ivaiporã, Jaguapitã, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Kaloré, Laranjal, Loanda, Mamborê, Marialva, Marumbi, Matinhos, Nova Aurora, Nova Londrina, Palmas, Paranacity, Paranavaí, Pato Branco, Pinhalão, Pitanga, Piên, Porecatu, Quarto Centenário, Reserva, Rio Branco do Sul, Roncador, Santa Inês, Santa Isabel do Ivaí, Santa Tereza do Oeste, Siqueira Campos, São José da Boa Vista, São Miguel do Iguaçu, Tibagi, Turvo, União da Vitória, Vitorino e Wenceslau Braz.
FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.950 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 175 pessoas foram a óbito.
VEJA O INFORME DA SESA
Notícias
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
De acordo com MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (25) maioria de votos para permitir a continuidade do uso de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo o país.
Até o momento, a Corte tem seis dos 11 votos do plenário para rejeitar um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pede a proibição da utilização de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos.
Para o MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
Prevalece no julgamento virtual o voto do relator, ministro Cristiano Zanin. O ministro ressaltou que o cristianismo faz parte da formação da sociedade brasileira e que os feriados alusivos à religião, os nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do Brasil. Dessa forma, segundo o ministro, a manutenção dos símbolos nas repartições não é inconstitucional.
“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu Zanin.
O voto do relator foi seguido pelos ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin.
O julgamento virtual será finalizado nesta terça-feira (26).
Notícias
PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana
Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura
De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.
O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.
Com informações da AEN
Notícias
Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná
Fatalidade ocorreu no final de semana
Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.
A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.
A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.