Notícias
Klabin realiza Audiência Pública sobre o Terminal Portuário em Paranaguá
Empresa apresentou plano de crescimento da sua operação na cidade
Em mais uma etapa para a expansão da sua operação em Paranaguá, a Klabin realizou na quarta-feira (3/3) a Audiência Pública de apresentação do Estudo de Impacto da Vizinhança (EIV), uma das fases para a obtenção do Licenciamento do Terminal Portuário PAR-01.
Organizada de forma virtual, para garantir a segurança da população e atender ao decreto do governo estadual no combate ao Coronavírus, o evento contou com a presença de diversos setores da sociedade e permitiu à empresa apresentar para a comunidade de Paranaguá o projeto do novo terminal.
Para assegurar maior participação popular, a Audiência também foi transmitida em tempo real pela rádio Aliança FM (98.3) e o telefone 0800 724 8332 foi disponibilizado para o envio de dúvidas e comentários, principalmente, para quem não tem acesso à internet.
Dessa forma, todos os participantes tiveram espaço para se manifestar sobre a implantação do empreendimento com sugestões, dúvidas e comentários. Ampla publicidade para divulgar a realização da Audiência foi elaborada e os materiais apresentados na ocasião também estão disponíveis ao público.
CONSTRUÇÃO DE PASSARELA – A Klabin apresentou o projeto de construção de uma passarela exclusiva na Avenida Portuária, no principal ponto de cruzamento ferroviário e muito aguardada pela população por ser, também, o local de travessia dos Trabalhadores Portuários Autônomos (TPA’s) para acessar o Porto.
A passarela beneficiará cerca de 2.800 trabalhadores por dia e, além de melhorar e agilizar o fluxo dos pedestres, aumentará a segurança desses profissionais no trajeto de acesso ao porto, sem a necessidade de aguardar a passagem dos trens.
EMPREGOS E DESENVOLVIMENTO CONJUNTO – A população também recebeu informações sobre a geração de empregos pelo empreendimento, cujo pico das obras de construção do terminal alcançará cerca de 180 postos de trabalho.
“A Audiência foi uma ótima oportunidade de apresentarmos à Paranaguá nossa expansão e a confiança da Klabin no estado do Paraná, reforçando nossa visão e atuação para que o desenvolvimento sustentável e o crescimento sejam em conjunto com a população de Paranaguá e o Porto”, declarou Sandro Ávila, diretor de Planejamento Operacional, Logística e Suprimentos da Klabin.
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, a Klabin detalhou informações sobre o processo de construção do Terminal e da sua futura operação, a rota ferroviária que será utilizada e destacou as vantagens da nova estrutura, na qual os trens da empresa circularão apenas a cada dois dias.
O projeto rodoferroviário que está planejado pela Klabin é inédito e, além de reduzir o número de viagens, dará mais agilidade e fluidez ao tráfego da região do Porto de Paranaguá. O término das obras está previsto para o segundo semestre de 2022.
Acesso ao Estudo de Impacto da Vizinhança (EIV) e Apresentação da Klabin:
Mesmo após a realização da Audiência Pública, toda a comunidade, entidades e órgãos locais possuem 30 dias para eventuais questionamentos e comentários. O telefone 0800 724 8332 permanece disponível, bem como o EIV para consulta nos sites da Klabin, da prefeitura de Paranaguá e da Audiência Pública nos links:
https://klabin.com.br/wp-content/uploads/2021/01/1-EIV-KLABIN.pdf
https://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/secretarias-e-orgaos/urbanismo/eiv-em-analise
https://www.audienciapublicaklabin.com/
Sobre o Terminal PAR-01:
A área arrematada em leilão pela Klabin compreende 27.530 m², com prazo de concessão de 25 anos. Ao todo, estão previstos investimentos de cerca de R$ 130 milhões, que serão realizados até 2022.
Com os aportes, o novo Terminal poderá atingir a capacidade de movimentar 1,2 milhão de toneladas de produto por ano, e terá característica híbrida, operando celulose e papel em fardos e em bobinas.
Notícias
PM recupera carro furtado e prende suspeito de roubo em Paranaguá
Homem estaria envolvido em crime ocorrido no Centro Histórico
A Polícia Militar recuperou um veículo com registro de furto em Paranaguá e prendeu um homem suspeito de roubo, no qual o mesmo carro foi utilizado para a fuga.De acordo com a ocorrência, por volta das 13h de sexta-feira (22), uma equipe da Rádio Patrulha da PM realizava policiamento ostensivo no bairro Bockmann quando avistou um automóvel GM Corsa preto, que constava como furtado.
Ao verificarem a situação, os policiais encontraram o carro estacionado, destrancado, sem chaves e sem bateria. O motor ainda estava quente, indicando que o veículo havia sido abandonado recentemente.
Enquanto estavam no local, os militares receberam informações de um policial de folga que informou que indivíduos haviam utilizado o carro para cometer um roubo durante a madrugada. Na ocasião, um homem ameaçou uma mulher com uma faca de cozinha e subtraiu seu celular e dinheiro no Centro Histórico.
Dando sequência às diligências, os policiais foram informados sobre a presença de um dos suspeitos nas proximidades do local onde o veículo foi encontrado. Logo após, conseguiram abordar dois homens, mas nada ilícito foi encontrado com eles.
No entanto, fotos dos abordados foram enviadas via WhatsApp para a vítima do roubo, que reconheceu um dos abordados como autor do crime.
Welington Cardoso, de 36 anos, foi identificado como sendo o homem que estava com a faca encontrada no veículo utilizado no assalto. Ao ser questionado, Welington negou envolvimento, mas afirmou que quem estava com a faca era outro indivíduo e forneceu o nome do suposto autor.
Porém, diante dos fatos, o outro homem abordado foi liberado no local e Welington foi encaminhado à Delegacia Cidadã junto com o veículo recuperado, a faca utilizada no crime e a vítima orientada para os procedimentos legais cabíveis.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estão