Notícias
Inscrições abertas para programa que oferta mudança gratuita de categoria da CNH
Programa do SEST SENAT disponibiliza 100 vagas para Paranaguá
Estão abertas as inscrições para o “Mais Motoristas”, o novo programa do SEST SENAT que oferece mudança de categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para D ou E, a quem deseja atuar como motorista profissional. A instituição também ofertará capacitação nas formações regulamentadas pelo Contran, como transporte de produtos perigosos, cargas indivisíveis, transporte coletivo de passageiros e de escolares.
O objetivo do programa é formar motoristas altamente capacitados para conduzir ônibus e caminhões com segurança pelas rodovias do país. A mudança de categoria será de “AB”, “B”, “AC” ou “C” para a “D” ou “E”; e “D” para “E”.
INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de agosto, neste LINK. Acesse o Edital AQUI.
VAGAS
No total, são 2.793 vagas distribuídas em 86 unidades operacionais do SEST SENAT, em todas as regiões do país. No ato de inscrição, o candidato deverá selecionar a unidade do SEST SENAT mais próxima ao município onde foi emitida a sua CNH.
PARANAGUÁ
São 100 vagas disponíveis em Paranaguá. O secretário Municipal do Trabalho, João Lozano, esteve na sede do SEST/SENAT para conhecer a proposta de trabalho. “É uma oportunidade muito importante, pois muitas pessoas poderão buscar a qualificação e ter condições de dirigir carretas e bitrens e há uma necessidade grande para esta mão-de-obra tanto para homens, como mulheres”, disse Lozano durante a visita.
O secretário reforçou que o custo de um curso deste tipo gira em torno de 4 a 5 mil reais, mas que os participantes poderão fazer o curso gratuitamente. A primeira turma será para motoristas de carretas. “Há uma grande procura por este tipo de profissional pelas empresas da cidade”, explicou a gerente da unidade local.
“Essa é uma das maneiras com as quais podemos contribuir para fortalecermos o transporte e o transformarmos em um setor cada vez mais capacitado”, reforçou Lucimara Braune, gerente da unidade do SEST/SENAT de Paranaguá. “Esse projeto acontece em todas as regiões do país assim como a mudança de categoria já aconteceu e contamos com a ajuda das secretarias da Prefeitura nesta iniciativa”, completou.
Quem pode participar do programa?
Para ter sua inscrição aceita, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:
– Ter, no mínimo, 21 anos completos na data da inscrição;
– Ter CNH em situação válida na categoria B há pelo menos 24 meses ou C há pelo menos 12 meses ou D há pelo menos 12 meses, e demais condições regulares para participação no processo de mudança de categoria, conforme determina o Contran e os órgãos de trânsito locais;
– Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.
Como funciona o programa?
O SEST SENAT vai custear os serviços necessários à mudança de categoria de CNH de todos os candidatos.
Após a conclusão do processo de mudança de categoria, o aluno realizará um dos cursos da Escola de Motoristas:
– Transporte de produtos perigosos;
– Cargas indivisíveis e outras regulamentadas pelo Contran;
– Transporte coletivo de passageiros;
– Transporte de escolares.
Por que participar desse programa?
– Aumenta a sua empregabilidade;
– Confere certificação que comprova a habilitação e a proficiência para condução de veículos;
– Possibilita mais proximidade com empresas contratantes.
Benefícios para empresas
– Profissionais com comprovada habilitação e proficiência para condução de veículos;
– Motoristas competentes para condução segura e econômica;
– Aumento da segurança no trânsito;
– Redução do consumo de combustível;
– Diminuição dos gastos com manutenção.
Credenciamento de CFCs e clínicas
As unidades do SEST SENAT abrem chamada pública para o credenciamento de CFCs (Centros de Formação de Condutores) e de clínicas para a realização de exames médicos e psicológicos, para a prestação de serviços relacionados à mudança de categoria relativa ao projeto. Para acompanhar os editais publicados e saber como se cadastrar, acesse:
– Edital para CFCs – Centros de Formação de Condutores AQUI
– Edital para clínicas AQUI
Serviço:
Programa “Mais Motoristas” – SEST SENAT
– Inscrições abertas até 22 de agosto de 2023.
– Acesse o Edital AQUI.
– Clique AQUI para se inscrever
Atenção – Os inscritos devem ficar atentos aos comunicados publicados no site do SEST SENAT ou enviados por email. Quando convocados, eles deverão comparecer à unidade operacional do SEST SENAT para a qual se inscreveram a fim de validarem os documentos apresentados.
Do SEST SENAT e Prefeitura de Paranaguá
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.