Notícias
Inscrições abertas para cursos gratuitos no setor de turismo
Inicialmente são 17 cursos ofertados em parceria entre o Estado e Senac-PR
Estão abertas as primeiras inscrições para as 4 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes para o setor de turismo no Paraná. Ofertados por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado do Turismo, a Fecomércio-PR e o Senac-PR, os cursos representam “uma grande oportunidade de se qualificar gratuitamente para trabalhar no segmento turístico – um dos setores econômicos que têm apresentado maiores índices de crescimento no Estado – e se habilitar para o mercado de trabalho”.
VAGAS
No total, serão 27 cursos (23 presenciais e quatro a distância) com cargas horárias que variam de 15 a 240 horas, em áreas como hotelaria, gastronomia, eventos, recepção turística e tecnologia.
Nesse primeiro ciclo são 17 (13 presenciais e quatro a distância), como Agente de Informações Turísticas, Auxiliar de Cozinha, Estratégias de Vendas Aplicadas ao Turismo Local, Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços, Organizador de Eventos e Atendimento Receptivo para o Turismo Religioso.
Os primeiros cursos presenciais vão acontecer em Curitiba, Guaratuba, Pontal do Paraná, Paranaguá, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Irati, Bom Sucesso do Sul, São Mateus do Sul, Nova Londrina e Porto Rico.
INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser realizadas pelos sites https://www.pr.senac.br/turismoemfoco e https://www.pr.senac.br/turismoemfocoEAD.
Todos os cursos são abertos para a comunidade, sendo que cada modalidade tem os próprios requisitos de idade e escolaridade. A ideia é atender pessoas de baixa renda, que recebam até dois salários mínimos mensais.
“A Fecomércio, o Sesc e o Senac têm nos ajudado na formação dos trabalhadores do setor, e a ideia é ampliar esse programa de capacitação para que mais profissionais possam ingressar no setor de forma qualificada. O Paraná foi um dos estados do Brasil com o maior crescimento do turismo no primeiro quadrimestre e queremos ampliar a geração de emprego nesse ramo, que ainda tem um potencial muito grande a ser explorado”, explica o secretário do Turismo, Marcio Nunes.
“Empresários do setor relatam que falta mão de obra especializada em áreas como hotelaria e alimentação. Por isso, é fundamental o apoio do Estado no sentido de criar condições para essa qualificação, o que irá se refletir na melhoria do serviço oferecido aos turistas. Queremos transformar o Paraná em referência nacional no atendimento aos visitantes”, complementa.
“A qualificação no atendimento aos turistas e a profissionalização no setor são muito importantes para que os visitantes queiram voltar mais vezes ao Paraná. Esta é também uma grande oportunidade para aqueles que querem ingressar nesse virtuoso mercado de trabalho ou se aperfeiçoar para galgar novas posições. Além de gratuita, a inscrição é fácil e rápida”, acrescenta o diretor de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Setu-PR, Marcelo Antonio Martini.
Os cursos fazem parte do programa Turismo em Foco Paraná, ofertados por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Essa é a segunda oferta do projeto, que em 2022 já qualificou 1,9 mil pessoas em cursos presenciais e à distância.
Em caso de dúvidas, basta contatar a Coordenação de Qualificação da Secretaria do Turismo do Paraná pelo fone (41) 3304-7097.
Confira a relação dos cursos com inscrições abertas no Litoral:
PRESENCIAIS
Estratégias de Vendas Aplicadas ao Turismo Local (80h)
– Local: GUARATUBA
– Idade mínima: 16 anos
– Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo
Ferramentas de Marketing Digital (24h)
– Locais: PARANAGUÁ, CURITIBA, BOM SUCESSO DO SUL e NOVA LONDRINA
– Idade mínima: 16 anos
– Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo
Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços (40h)
– Local: PARANAGUÁ
– Idade mínima: 16 anos
– Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo
Organização e Planejamento do Receptivo Turístico (40h)
– Locais: CURITIBA e PARANAGUÁ
– Idade mínima: 18 anos
– Escolaridade mínima: Ensino Médio completo
Organizador de Eventos (180h)
– Local: PARANAGUÁ
– Idade mínima: 16 anos
– Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo
ENSINO À DISTÂNCIA
Boas Práticas para Serviços de Alimentação (16h)
– Idade mínima: 18 anos
– Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo
Sustentabilidade Aplicada à Cozinha (20h)
– Idade mínima: 16 anos
– Escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental
Atendimento Receptivo para o Turismo Religioso (30h)
– Idade mínima: 18 anos
– Escolaridade mínima: Ensino Médio completo
Aperfeiçoamento ao Atendimento Turismo Religioso (15h)
– Idade mínima: 18 anos
– Escolaridade mínima: Ensino Médio completo
Da AEN
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.