Ligue-se a nós

Notícias

Inscrição para pré-vestibular em Matinhos e Pontal do Paraná encerra no dia 20 de julho

Curso é gratuito e as aulas terão início em 1º de agosto

Publicado

no

As inscrições para o curso pré-vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ofertado aos estudantes de Matinhos e Pontal do Paraná, encerram no dia 20 de julho.

A Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi da instituição (Integra/UFPR) está ofertando o curso preparatório para ingresso em instituições de ensino superior, em parceria com as secretarias municipais de educação. A iniciativa tem o objetivo de atender estudantes da rede pública de ensino desses municípios.

O curso será presencial e gratuito e ocorrerá no período noturno, das 19h às 22h, de segunda a quinta-feira:

em Matinhos, na Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva (Rua Ceciliano Tavares, n° 444, Centro);

em Pontal do Paraná, no Centro de Capacitação (Rua Didio da Costa, n° 422, Balneário Praia de Leste).

Anúncio

Aulas
Com uma carga horária de 12 horas semanais, o preparatório contemplará as áreas de Matemática, Química, Física e Português. As aulas terão início em 1º de agosto e seguem até 25 de novembro. Serão destinadas 30 vagas para cada cidade.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de julho por meio do formulário de inscrição on-line ou presencialmente, no local da entrega dos documentos. Podem se candidatar às vagas estudantes oriundos da rede pública de ensino que residam em Matinhos ou em Pontal do Paraná e tenham completado pelo menos o primeiro ano do Ensino Médio.

Os candidatos que cumprirem os requisitos mínimos serão classificados de acordo com a ordem de inscrição. O resultado será divulgado nos sites da Integra, do Campus Pontal do Paraná e do Setor Litoral. Acesse o edital do processo seletivo para o curso preparatório AQUI.

Professores voluntários
A Integra também está selecionando professores voluntários para o curso preparatório. O projeto busca pessoas das áreas de Matemática, Química, Física e Português (Literatura, Gramática e Redação), que ficarão responsáveis pelas disciplinas a depender da área de formação.

Podem se candidatar acadêmicos cursando a partir do terceiro ano da graduação dos cursos de Licenciatura relacionados às disciplinas ministradas; acadêmicos cursando pós-graduação nas áreas relacionadas às disciplinas ministradas; servidores técnicos com graduação nas áreas relacionadas às disciplinas ministradas; professores da rede pública de ensino que atuem nas áreas de concentração do curso; professores de instituições de Ensino Superior que atuem nas áreas de ensino do curso.

Anúncio

As inscrições estão abertas até o dia 15 de julho e devem ser realizadas via formulário de inscrição on-line ou presencialmente, até às 18 horas do dia 15 de julho, no local de entrega dos documentos. Acesse o edital do processo seletivo para professores voluntários AQUI.

UFPR atuante no litoral
O curso é resultado do projeto de extensão “ECurSo – Equidade e Conhecimento – Curso preparatório para os processos de seleção das instituições públicas de ensino superior”, idealizado pela Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi da UFPR. A iniciativa feita em parceria com as secretarias municipais de educação de Matinhos e de Pontal do Paraná sinaliza o potencial de atuação integrada dos campi litorâneos da universidade em demandas educacionais presentes na região.

O projeto surgiu com a intenção de contribuir com a atenuação de déficits de aprendizagem em determinadas áreas do conhecimento do ensino médio, intensificados pela pandemia e pelo período de distanciamento social, e de promover a compreensão sobre a importância do ensino superior para a formação humana e para a carreira profissional, aproximando o ensino superior à realidade da educação básica.

A professora Marilda Caldas, que compõe a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura de Matinhos, afirma que a iniciativa foi pensada e idealizada com o objetivo de propiciar aos alunos oriundos da rede pública meios de concorrer de maneira igualitária e democrática ao Ensino Superior. “Propiciará a democratização do acesso, bem como as condições de equidade entre os interessados. Além disso, vai ao encontro dos anseios dos alunos, que sempre manifestam vontade de ingressar no Ensino Superior”.

De acordo com a secretária de educação do município de Pontal do Paraná, Renata Marinho, a parceria visa oportunizar uma carreira de sucesso e realizar o sonho de muitos jovens de concluir uma graduação. “Trabalhamos realizando o resgate da cultura local, mediando com os conhecimentos intrínsecos para garantir uma carreira profissional de sucesso”, salienta.

Anúncio

Com informações da UFPR

Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.