Notícias
Iniciada castração gratuita de cães e gatos em Paranaguá
SAIBA QUEM PODE E COMO SE CADASTRAR
Agora Litoral
A causa animal deu um novo passo à frente em Paranaguá. Iniciou o cadastro para castração gratuita de cães e gatos. Animais que vivem nas vias públicas e não possuem um tutor definido, também poderão ser castrados por meio do programa.
O programa é voltado a animais resgatados e que estão recebendo os cuidados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), estão em lares temporários por meio de Ongs de proteção animal e cães e gatos de tutores que tenham renda total de até três salários mínimos e estejam cadastrados no Programa do Governo Federal Cadastro Único por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Até o momento, seis gatos, um macho e cinco fêmeas resgatados e que estão sob os cuidados da Semma foram levados para a castração. “É importante que a população leia o Decreto regulador para obter todos os detalhes para solicitar o serviço”, orienta o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinicius Yugi Higashi.
O cidadão interessado em participar do procedimento de castração animal, deverá se dirigir ao Protocolo da Prefeitura de Paranaguá com a impressão Ficha Cadastro preenchida e Folha Resumo obtida por meio do Cadastro Único, além de documento pessoal. A Folha Resumo familiar deve ser obtida junto a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
No caso das Ongs, é necessária a Ficha Cadastro preenchida e cópia do CNPJ da entidade.
“Após protocolado é só aguardar a Semma entrar em contato via telefone. O cidadão será chamado para uma primeira checagem de saúde do seu animal. Os veterinários da Secretaria farão a primeira avaliação e marcarão com a clínica veterinária a data da castração. Por isso é importante preencher a ficha corretamente para termos como localizar esse tutor”, destaca o secretário.
Na clínica, o animal passará por exames mais detalhados para verificar a plena saúde dele. O transporte do cão ou gato será de responsabilidade do tutor do animal.
O procedimento cirúrgico será feito em caninos e felinos, de ambos os sexos, com no mínimo 150 dias e no máximo 8 anos de idade em uma das quatro clínicas veterinárias participantes do programa municipal de castração.
FICHA CADASTRO
Os interessados podem conferir o Decreto regulador, além da Ficha Cadastro Modelo ONG e Modelo Pessoa Física (para impressão), no site da Prefeitura de Paranaguá. O cidadão deve acessar www.paranagua.pr.gov.br. No final da página está disponível o link Castração de animais que armazena todas as informações necessárias.
ASSINATURA
No dia 11 de maio o prefeito Marcelo Roque assinou o documento para contratação de clínicas veterinárias para realização de cirurgias de castração em cães e gatos, fêmeas e machos. Serão entre 80 a 120 castrações por mês, um total que pode chegar a 1440 no ano. “É felicidade imensa. Isso começou em 2013 quando fui secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e já havia essa necessidade no município. É inclusive uma demanda judicial pelo Ministério Público devido ao grande número de cães abandonados”, observa o prefeito Marcelo Roque.
“Naquela época não pude dar continuidade ao meu trabalho por várias questões, mas hoje como prefeito tive essa felicidade com a Câmara Municipal e o vereador Thiago Kutz que é um defensor da causa. Sou apaixonado por animais e vejo este momento como muito importante para as pessoas que amam animais e lutam pela qualidade de vida deles”, ressalta Marcelo Roque.
Da PMP
Notícias
Movimentação nos portos do Paraná cresce 8% no acumulado de janeiro a outubro
Portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 57.633.026 toneladas em mercadorias nos dez primeiros meses do ano
Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 57.633.026 toneladas em mercadorias, representando um crescimento de 8% em comparação com o mesmo período do ano passado, que foi de 53.360.117 toneladas.
“Estamos continuamente aperfeiçoando nossa infraestrutura, investindo na expansão de nossa capacidade e na administração. O resultado disso é o crescimento constante da produtividade. Atualmente, somos os portos com a melhor gestão portuária do país e trabalhamos duro para manter o alto nível de qualidade exigido pelo mercado”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
A commodity com maior volume no período foi soja, com 12.851.300 toneladas exportadas em 2024, valor 4% maior que no mesmo período de 2023 (12.401.832). A soja em grão é utilizada como matéria-prima para indústrias de diversos segmentos, que vão desde o alimentício até os setores de cosméticos e plásticos.
A segunda commodity com maior volume foi de fertilizantes, com 8.960.380 toneladas importadas este ano. No ano passado, foram 7.908.320 toneladas movimentadas entre janeiro e outubro, um crescimento de 13%. Os portos paranaenses são o principal caminho para a entrada dessa commodity no país, representando 24% da movimentação nacional.
O terceiro segmento com maior operação foi a de contêineres, com 1.306.395 TEUs (unidade equivalente a contêineres de 20 pés de comprimento) movimentados tanto em importação quanto em exportação, representando um crescimento de 31% em comparação com 2023 (1.000.343 TEUs). Os contêineres com controle de temperatura lideram a movimentação, impulsionados pela grande demanda de carne congelada do Oriente Médio.
“Temos que considerar também o incremento da demanda por cargas conteinerizadas em nosso terminal de contêineres, que é o mais qualificado da América do Sul em relação à capacidade de movimentação. Tivemos mais de 1,3 milhão de TEUs movimentados até o final de outubro, um resultado excelente até o momento”, afirmou o diretor de Operações, Gabriel Vieira.
EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES – As importações pelos portos do Paraná foram o destaque do período. Ao todo, foram movimentadas 22.095.672 toneladas entre janeiro e outubro de 2024, em comparação com as 18.161.339 toneladas registradas no ano passado, o que representa um crescimento de 22%. As exportações apresentaram crescimento de 1% no período, passando de 35.198.778 toneladas em 2023 para 35.537.354 toneladas em 2024.
Da AEN
Notícias
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
De acordo com MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (25) maioria de votos para permitir a continuidade do uso de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo o país.
Até o momento, a Corte tem seis dos 11 votos do plenário para rejeitar um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pede a proibição da utilização de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos.
Para o MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
Prevalece no julgamento virtual o voto do relator, ministro Cristiano Zanin. O ministro ressaltou que o cristianismo faz parte da formação da sociedade brasileira e que os feriados alusivos à religião, os nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do Brasil. Dessa forma, segundo o ministro, a manutenção dos símbolos nas repartições não é inconstitucional.
“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu Zanin.
O voto do relator foi seguido pelos ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin.
O julgamento virtual será finalizado nesta terça-feira (26).
Notícias
PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana
Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura
De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.
O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.
Com informações da AEN