Ligue-se a nós

Notícias

Iguá Saneamento fortalece compromisso com o desenvolvimento sustentável por meio de capacitação técnica e qualificação de colaboradores

Empresa tem iniciativas com o treinamento de profissionais do setor de saneamento e nos territórios em que opera

Publicado

no

Entre as diversas missões da Iguá Saneamento, uma das principais empresas privadas do setor, está a de promover a capacitação de profissionais no setor de saneamento básico e das comunidades onde a Companhia presta serviços, investindo não apenas na qualificação de seus colaboradores, mas também criando oportunidades de desenvolvimento para pessoas dos territórios em que atua.

Os cursos oferecidos pela área de Responsabilidade Social da Companhia são direcionados para o público externo, especialmente moradores das comunidades beneficiadas pelos serviços prestados pela empresa. O objetivo é capacitar essas pessoas, prioritariamente em áreas relacionadas ao saneamento básico, visando tanto oportunidades no mercado de trabalho quanto o desenvolvimento local, indo além do saneamento e promovendo educação e inclusão social.

Visando a expansão de suas atividades pelo país, a Iguá realizou treinamentos com o objetivo de simular ambientes operacionais e capacitar seus colaboradores de acordo com as demandas locais. A unidade de Paranaguá, por exemplo, já possui um centro de treinamento próprio. Essas unidades de treinamento simulam o ambiente operacional e garantem que os instrutores internos possam ministrar cursos com base nas necessidades específicas de cada operação.

“Na Iguá, promovemos um ambiente de aprendizagem contínua, onde nossos colaboradores têm a oportunidade de se desenvolverem em conteúdos técnicos e comportamentais, que irão apoiá-los em suas trajetórias profissionais, além de promovermos um ambiente em que todos são valorizados”, explica Cristiane Lamônica, gerente de Gestão de Gente da Iguá.

PAUTAS
As pautas relacionadas à diversidade são prioridades na Iguá Saneamento e também têm acolhimento no ambiente corporativo da empresa por meio de programas educacionais e de mentoria. Além da promoção de mulheres em cargos de liderança, a empresa oferece oportunidades para mulheres das comunidades em áreas de campo, predominantemente ocupadas por homens, por meio de iniciativas como o curso de encanadores iniciado em agosto pela Agreste Saneamento em parceria com o SENAI de Alagoas. O projeto teve como prioridade a inscrição e seleção de mulheres para as 25 vagas oferecidas.

Anúncio

No Rio de Janeiro, em parceria com a Firjan e o SESI, a Iguá promove neste semestre o curso de instalador hidráulico predial, com todas as vagas destinadas exclusivamente para mulheres, na comunidade Parque Dois Irmãos, na Zona Oeste da cidade, área de atuação da companhia na capital fluminense. Essas iniciativas de capacitação são fundamentais não apenas para o empoderamento das mulheres, mas também para oferecer a jovens moradores de comunidades a chance de desenvolver habilidades que impactam positivamente suas vidas e carreiras.

JOVENS CONSTRUTORES
A Iguá, em parceria com o CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde), desenvolveu o projeto Jovens Construtores, que capacita jovens de comunidades em áreas relacionadas ao saneamento, oferecendo cursos de formação profissional voltados para o mercado de trabalho. Um exemplo desse sucesso é Jorge Henrique Paiva, que, após concluir o programa, foi contratado pela Iguá. “O projeto que realizei teve um impacto significativo em minha trajetória profissional até a Iguá. Ao me matricular e completar os estudos, adquiri conhecimentos fundamentais que não só complementaram minha formação acadêmica, mas também me capacitaram com habilidades práticas para enfrentar os desafios que estão por vir”, afirma Jorge.

“Ao promover cursos de formação profissional, criamos oportunidades que fortalecem a autonomia das pessoas e impulsionam o desenvolvimento econômico dos territórios onde atuamos”, destaca Natália Menezes, gerente de Responsabilidade Social da Iguá Saneamento.

Na área de Gestão de Pessoas, a Iguá Saneamento desenvolveu uma estrutura de Educação Corporativa chamada Universidade H2On, dividida em quatro “escolas” internas: Liderança, Potencialize, Operações e a “Escola Sou Iguá”. Essa última oferece conteúdos básicos de saneamento acessíveis a todos os níveis de colaboradores, alinhados ao DNA da organização. A plataforma online H2ON de educação a distância oferece conteúdos que abrangem tanto aulas online como presenciais, e conta com temas técnicos, comportamentais, sobre sistemas e sobre o negócio da Iguá.

A companhia também implementou um programa inovador de padronização técnica para operadores de água e esgoto. Esse programa, iniciado em agosto em parceria com uma consultoria especializada, é 100% presencial e tem como objetivo garantir a uniformidade nos procedimentos e padrões de qualidade em todas as regiões onde a empresa atua.

Anúncio

A Iguá se destaca ainda pelo seu Programa de Educação de Jovens e Adultos, em parceria com o SESI-MT, que já formou colaboradores em Cuiabá. Entre as histórias de sucesso estão Everton Neves da Silva e Gian Antônio de Avelar, ambos encanadores, que exemplificam o impacto transformador da educação.

“Essa é uma oportunidade que não aparece duas vezes. O estudo é muito importante e pode abrir portas”, pontua Gian Antônio. Para Everton, que voltou a estudar após deixar a escola aos 17 anos. A iniciativa foi uma segunda chance de concluir seus estudos e avançar na carreira. “A empresa deu uma oportunidade que é difícil acontecer. Se não fosse por isso, eu ainda estaria sem estudar. A conclusão dos estudos foi muito importante, não só para a minha carreira, mas para a vida toda”, reafirma Everton.

Anúncio

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo

Notícias

Motoboy bate em pedestre, cai na pista e morre atropelado por moto

Acidente foi na noite de sexta-feira, na BR-376

Publicado

no

Por

Foto: Tony Mattoso

Um motoboy de 22 anos morreu após colidir com um pedestre, cair da moto e ser atropelado por um motociclista. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira (15), na BR-376, em São José dos Pinhais.

O pedestre, de 19 anos, tentava atravessar a rodovia quando houve a colisão com o entregador. Ele foi levado em estado grave para o hospital. Ainda não se sabe o estado de saúde do jovem.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motociclista que atropelou e matou o motoboy fugiu e está sendo procurado.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.