Notícias
Iguá Saneamento celebra 3 anos do Voluntariguá com mais de 6 mil participações voluntárias
Desde 2021, programa de voluntariado da empresa engaja os colaboradores em iniciativas sociais e ambientais
O Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, foi o marco escolhido pela Iguá Saneamento para celebrar mais um ano do programa Voluntariguá, que incentiva colaboradores a exercerem suas habilidades por meio de ações voluntárias que impactam positivamente a comunidade. Passados três anos desde sua criação, a iniciativa já acumulou mais de 7 mil horas de trabalho e contou com mais de 6 mil participações voluntárias. Esses resultados refletem o compromisso da Iguá com a responsabilidade social, um dos pilares estratégicos de sua atuação.
Entre as ações de comemoração aos três anos do programa, a Companhia organizou mais uma edição do Conexão Voluntariguá, um movimento coordenado que aconteceu no dia 28 de agosto em seis operações, sendo elas: Agreste Saneamento (AL), Atibaia Saneamento (SP), Sanessol (SP), Águas Cuiabá (MT), Paranaguá (PR) e Iguá Rio (abrangendo a Zona Oeste da capital, Paty do Alferes e Miguel Pereira), incluindo também os dois centros administrativos (SP), de forma a engajar um número significativo de colaboradores em ações sociais dentro de escolas, abrigos de idosos, creches e hemocentros.
Entre as atividades que foram realizadas, estão doação de sangue, oficina de culinária saudável, palestras socioambientais e ações do programa Você no Saneamento, outra iniciativa do grupo que promove a conscientização sobre a importância do saneamento básico. Além de contribuir para a transformação da realidade de pessoas em vulnerabilidade, o Voluntariguá também oferece oportunidades para que os colaboradores possam se envolver gerando impactos positivos em áreas como educação, saúde, meio ambiente e inclusão social. Ao longo de todo o ano, são diversas as atuações do programa, entre elas reformas e reparos em instalações de organizações sociais, mutirão de limpeza urbana, plantio de mudas, cultivo de hortas comunitárias, e oficinas de cozinha sustentável.
“Entendemos que o saneamento básico vai muito além do serviço de água e esgoto; trata-se de uma questão de dignidade humana. O Voluntariguá reflete essa visão. Ao engajar nossos colaboradores em ações voluntárias, estamos não apenas transformando comunidades, mas também promovendo a cidadania e o bem-estar”, comenta João Roberto Rocha Moraes, diretor Institucional e de Responsabilidade Social da Iguá Saneamento. “Esse é o tipo de experiência transformadora tanto para quem recebe quanto para quem oferece ajuda. O Voluntariguá é mais do que um programa; é um movimento de transformação”.
A Paranaguá Saneamento também faz parte das operações do Grupo Iguá que realizam o movimento coordenado de iniciativas, da segunda edição do Conexão Voluntariguá. Nos dias 28 e 30 de agosto, a concessionária deu continuidade ao projeto Roda de Memórias, ação que foi lançada em junho deste ano e visa relembrar sobre o saneamento do município em uma época em que os sistemas de água e esgoto não eram universalizados, fazendo um paralelo com a evolução atual na cidade. Esta ação teve como principal objetivo promover a conscientização dos moradores sobre do sistema moderno de saneamento que as famílias parnanguaras podem usufruir hoje em dia.Nesta segunda edição, os voluntários visitaram o Lar de Idosos Perseverança e Lar Recanto Feliz. Na quinta-feira (29/08), os colaboradores realizaram uma aula de yoga especial no CRAS da Ilha dos Valadares, incentivando a prática de atividades físicas para os moradores da região.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.