Notícias
Hospital Pequeno Príncipe poderá se instalar em Paranaguá
Autoridades do município tiveram reunião com a direção do pediátrico
O Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do Brasil, poderá se instalar em Paranaguá. Com mais de 100 anos de atividades, o local conta com 70% do atendimento destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece 32 especialidades médicas a crianças e jovens.
Nesta quarta-feira (3), o prefeito Marcelo Roque e o vice-prefeito José Carlos Borba, além do deputado estadual Michele Caputo, o presidente da Câmara Municipal, Fábio Santos, e a secretária de saúde, Lígia Cordeiro, visitaram o Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba para participar de uma reunião com a diretoria do pediátrico.
Na ocasião foram apresentadas as demandas do município, conforme levantamentos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com relação ao atendimento médico a crianças e adolescentes.
O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, Dr. José Álvaro da Silva Carneiro, e o diretor clínico da instituição, Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho, receberam a comitiva de Paranaguá.
O prefeito lembrou do trabalho que foi desenvolvido para tornar realidade a Unidade Avançada Oncológica do Erasto Gaertner e afirmou que a possível vinda do Pequeno Príncipe acontecerá da mesma forma.
“Com base em nossa experiência e credibilidade, a equipe do Pequeno Príncipe manifestou interesse. Posso avaliar a reunião como produtiva, garantindo também a nossa expectativa positiva. É apenas o 1º passo de um projeto que se concretizará”, salientou Marcelo Roque.
Quando o projeto do Erasto Gaertner se iniciou, em 2018, o deputado estadual Michele Caputo estava como secretário estadual de saúde, contribuindo inclusive com a vinda da Unidade Oncológica para Paranaguá.
“Estou aqui, novamente, a favor da saúde descentralizada. Com o Pequeno Príncipe em Paranaguá, daremos um significativo salto de qualidade no atendimento infantil. Queremos a ortopediatria, a neuropediatria, além de outras especialidades possíveis perto das nossas famílias”, disse.
O local para as possíveis instalações também foi mencionado durante a reunião. Conforme a secretária municipal de Saúde, a antiga sede da Semsa (na Avenida Gabriel de Lara) será visitada pela equipe do Pequeno Príncipe.
“Serão feitas avaliações para saber se o local é adequado ou não. Disponibilizamos, também, uma série de informações que apresentam nossas necessidades”, resumiu.
Em rápida análise, o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, Dr. José Álvaro da Silva Carneiro, afirmou que Paranaguá tem um número expressivo de crianças e adolescentes que são potenciais usuários da instituição.
“Precisamos pensar a curto, médio e longo prazo. Nossa próxima etapa é estudar a ideia, para que assim possamos prover as expectativas do município”, explicou.
Emocionado, o vice-prefeito, José Carlos Borba, manifestou seu entusiasmo.
“É um projeto que vai fazer o bem para as nossas crianças. Uma ideia que partiu com uma única vontade: oferecer uma saúde de qualidade para o público infantil. Posso afirmar que é o início de algo que vai ser realizado”, expressou.
Já o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, destacou que a união de todos é o que vai fazer a diferença na concretização deste projeto.
“A Casa de Leis está de portas abertas para receber e, sobretudo, apoiar iniciativas que beneficiem a nossa população. Compartilho um sentimento de esperança, pois a semente que foi plantada hoje renderá frutos positivos”, disse Fábio Santos.
Com informações da PMP
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.