Ligue-se a nós

Notícias

Guaratuba suspende aulas e decreta emergência para enfrentar coronavírus

Cidade também confirmou primeiro caso suspeito do Covid-19

Publicado

no

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, assinou decreto na segunda-feira (16) que declara situação excepcional de emergência na saúde pública do município por 30 dias.

A intenção do chefe do Executivo é a de agilizar a execução de medidas de contenção em relação à epidemia do novo coronavírus.

As aulas nas escolas municipais e CMEIs foram suspensas a partir a partir desta quarta-feira (18). A municipalidade também recomenda a paralisação das aulas na rede privada de ensino.

Pelo mesmo período, também ficam suspensas as atividades coletivas da prefeitura, como as esportivas, recreativas e administrativas e ainda reuniões do Centro de Convivência de Idosos, que demandem a concentração de pessoas, exceto as que visem o enfrentamento da doença.

Está proibida a realização de eventos de massa (governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos, turísticos e outros com concentração de pessoas), com público igual ou acima de 50 pessoas.

Anúncio

No caso de impossibilidade de cancelamento ou adiamento, o evento poderá ser realizado com portas fechadas, sem público. Devem ser canceladas todas as reuniões que envolvam população de alto risco, tais como pacientes com doenças crônicas e idosos.

Servidores municipais com gripe poderão ser dispensados.

Fica recomendado aos empregadores da iniciativa privada, empregadores domésticos e outros não vinculados ao poder público, que dispensem seus empregados por sete dias, prorrogáveis por igual período, quando apresentarem sintomas de gripe, mesmo que sem atestado médico, sem promover descontos em salários.

O comércio em geral e os locais de grande circulação de pessoas devem reforçar medidas de higienização de superfície e disponibilizar álcool gel 70% para os usuários.

Deverão ser adotadas medidas de prevenção em restaurantes, lanchonetes, bares e quiosques como disponibilizar álcool gel para uso dos clientes, observar a distância mínima de um metro e meio entre as mesas, aumentar a frequência de higienização de superfícies e manter ventilados ambientes de uso dos clientes.

Anúncio

A Secretaria Municipal da Saúde fica autorizada a suspender os atendimentos eletivos a fim de utilizar toda força de trabalho das Unidades de Saúde para ações de enfrentamento da Covid-19 e evitar a permanência de pacientes em espera nos serviços de saúde.

Não deverão ser suspensos os atendimentos caracterizados como urgentes.

Também será intensificada a vacinação contra gripe de toda população elegível, priorizando a de maior risco. Serão adotadas as providências necessárias para a realização de vacinação domiciliar em todos os pacientes acima de 70 anos.

Pacientes com sintomas respiratórios deverão ser priorizados em todos os serviços de saúde públicos e conveniados ao SUS, visando a reduzir o tempo de permanência no serviço de Saúde e, consequentemente, a possibilidade de transmissão da Covid-19 dentro das unidades de saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde fica autorizada a requisitar pessoal, veículos para transporte e equipamentos das diversas secretarias e setores da Prefeitura, na organização de força tarefa para atendimento do decreto.

Anúncio

SUSPEITA DE CORONAVÍRUS
A Prefeitura de Guaratuba informou, na manhã desta quarta-feira (18), ter encaminhado para o Hospital Regional em Paranaguá um paciente de 67 anos que foi atendido no PS da cidade com sintomas de infecção com o novo Coronavírus.

Segundo a nota oficial divulgada, o idoso informou ter tido contato com pessoas vindas do exterior.

Ainda de acordo com o comunicado, o paciente passa bem, segue internado com todo suporte no Hospital Regional e a família e pessoas que tiveram contato com ele foram colocados em quarentena – deverão se manter em isolamento social até que saia o resultado. Caso seja confirmada a suspeita essas pessoas deverão ficar em isolamento por 14 dias.

A Prefeitura de Guaratuba informou também “que manterá total transparência e não omitirá informações em relação ao Coronavírus e quaisquer outros assuntos relacionados à saúde pública” e que emitirá boletins diários atualizando as notícias para evitar as fake news (notícias falsas).

Anúncio
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.