Notícias
Guaratuba firma parceria com Sebrae para formatação de produtos turísticos
Objetivo é orientar empreendedores para que tenham condições de apresentar produtos diferenciados no roteiro turístico da cidade
A Prefeitura de Guaratuba e o Sebrae Paraná firmaram um contrato para a formatação de produtos turísticos. Com milhares de visitantes todos os anos, Guaratuba está entre os principais destinos paranaenses para quem está em busca de areia, mar, sol e lazer.
Além de 23 quilômetros de praias, o município tem mais a oferecer para os visitantes, como o turismo náutico na Baía de Guaratuba e, fora da temporada de verão, a atração cultural e religiosa, a Festa do Divino, realizada tradicionalmente no mês de julho.
De acordo com o consultor do Sebrae Paraná, Bruno Gonçalves Valentim de Souza, o trabalho de formatação dos produtos turísticos em Guaratuba já começou. A primeira etapa do projeto foi o alinhamento dos técnicos que vão atuar no estudo.
A segunda fase terá uma Jornada de Experiência no Turismo para o Destino Guaratuba, onde serão realizadas atividades práticas, tomando por base os estudos específicos para o município.
A jornada orientará empreendedores do setor quanto à formatação dos produtos turísticos. Até 40 empresários do segmento serão contemplados pelo projeto. A expectativa é que tenham condições de apresentar produtos diferenciados no roteiro turístico da cidade.
“Ter um produto turístico formatado é fundamental para tornar o destino ainda mais atrativo a ponto de despertar o desejo do consumidor. Organizar a oferta turística por meio da formatação de seus atrativos em produtos é estratégico para o desenvolvimento do destino”, afirma Bruno.
O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, acrescenta que além do mapeamento necessário dos mercados turísticos existentes e potenciais, a parceria pretende sensibilizar os atores locais sobre a importância econômica da atividade.
“Com base técnica forte, com estudos de mercado customizados à realidade do município e oportunidades de investimentos, mostrando o papel da iniciativa privada como alavanca do desenvolvimento do turismo local, temos pacote robusto para implementar no setor”, completou.
Workshops e missão
O projeto de formatação de produtos turísticos também vai contar com dois workshops e uma missão técnica. O primeiro vai abordar a distribuição e comercialização dos produtos turísticos de Guaratuba e o segundo terá como tema principal a sensibilização para o desenvolvimento do turismo no destino Guaratuba.
Já a missão técnica, que terá âmbito regional (num raio de 200km), será organizada com base na metodologia de benchmarking, para busca de melhores práticas de destino similar que solucionou problemas de forma criativa e inovadora.
Mais benefícios
Além do contrato de formatação de produtos turísticos, o Sebrae e a Prefeitura de Guaratuba também têm um acordo para o processo de estruturação da Indicação Geográfica (IG) da Ostra, e a estruturação da Política Pública de Simplificação e Desburocratização, com foco nas competências interpessoais dos servidores que desenvolvem papel de liderança nas secretarias da Prefeitura de Guaratuba.
251 anos
Neste ano, o município de Guaratuba está comemorando 251 anos de emancipação política e administrativa. E como demonstração da diversidade cultural e potencial turístico da região, foi publicada uma lei estadual tornando a Festa do Divino patrimônio Cultural Imaterial do Paraná.
A Festa do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade, de origem açoriana, teve início ainda no período de colonização do Brasil. Em Guaratuba, segundo o que se tem de registro, ela acontece de maneira ininterrupta, desde 1910. Nos últimos 10 anos a manifestação cultural e religiosa local tomou dimensões maiores, atraindo milhares de turistas à cidade litorânea na baixa temporada.
Da Agência Sebrae de Notícias do Paraná
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.