Notícias
Guaratuba decreta estado de calamidade pelo colapso no transporte aquaviário
Problemas na travessia da baía de Guaratuba motivaram decisão
O prefeito Roberto Justus decretou, nesta quarta-feira (14/7), estado de calamidade pública no município “em razão do colapso no sistema de transporte aquaviário realizado para travessia da Baía de Guaratuba”.
O decreto 23.913 elenca uma série de motivos para a decisão, entre eles a de que o serviço público de transporte aquaviário sobre a Baía de Guaratuba prestado pela atual concessionária desde 07/04/2021 não vem atendendo satisfatoriamente às necessidades dos usuários, ocasionando morosidade excessiva (e diária), “seja pela lentidão extrema na execução do serviço ou ainda pela ocorrência (também constante) de problemas nas embarcações”.
No documento, Roberto Justus diz ter considerado também para a decretação do estado de calamidade pública as denúncias públicas de que as embarcações utilizadas para realização do transporte aquaviário (ferry boats) “estão sucateadas, evidenciando iminente risco aos seus usuários”.
A edição do decreto 23.913 levou em conta também os episódios recentes, em que embarcações com veículos permaneceram à deriva, “expondo de forma inaceitável a vida dos usuários do serviço público”.
O prefeito de Guaratuba afirmou ter considerado ainda para a sua decisão “a má prestação do serviço, a sua lentidão, e, sobretudo, as más condições técnicas das embarcações utilizadas na travessia, que denotam evidente colapso do serviço público de transporte aquaviário para travessia da Baía de Guaratuba”.
No decreto, Justus igualmente elenca o prejuízo causado ao transporte de pacientes do sistema único de saúde do município de Guaratuba, que possui como unidade de referência de tratamento de média/alta complexidade o Hospital Regional de Paranaguá. “Esses atrasos podem ser determinantes e fatais no tratamento dos pacientes”, declarou Roberto Justus.
Por último, o prefeito guaratubano ressaltou “o evidente risco de desastre e, especialmente, o iminente risco de morte para os usuários do serviço público”.
A decisão de Roberto Justus fará com que todos os órgãos municipais atuem para encontrar respostas ao iminente risco de desastre em razão do colapso do sistema de transporte aquaviário.
As secretarias municipais irão:
I – promover vistoria nas embarcações e expedir os atos necessários à empresa concessionária e/ou ao ente concedente, visando adotar providências destinadas a sanar eventuais irregularidades;
II – expedir os atos necessários, dentro dos limites de atuação dos órgãos municipais, destinados à regularização das atividades da empresa concessionária, inclusive interdição do serviço público de transporte aquaviário sobre a Baía de Guaratuba.
NOTÍCIA RELACIONADA
Balsa quebra de novo e provoca filas na travessia de Guaratuba
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.