Ligue-se a nós

Notícias

Governo não descarta fechar praias caso o contágio pela Covid-19 saia de controle

Verão da pandemia terá regras rígidas para evitar aglomerações

Publicado

no

Praia Mansa, Caiobá (Arquivo AEN)

O governo do Paraná não descarta fechar as praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná caso o contágio pela Covid-19 saia do controle na temporada de verão. As forças de segurança prometem agir com a energia necessária com quem insistir em infringir os cuidados necessários.

O alerta foi feito na sexta-feira (18), durante o lançamento da operação verão, que começa neste sábado e vai até o primeiro fim de semana após o carnaval.

O governo do estado não quer que as pessoas promovam aglomerações nas praias, principalmente porque a ocupação de leitos no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, está no limite – chegou a bater em 100% na terça-feira (15).

“Primeiramente, vamos pedir às pessoas bom senso. Agora, se insistirem em fazer coisas inadequadas, investiremos nossas energias para o cumprimento das regras sanitárias. A Segurança Pública está preparada para dar pronta resposta à Saúde nas praias”, disse o secretário estadual de Segurança Púbica, coronel Romulo Soares Marinho. “Quem insistir em desobedecer as medidas preventivas será enquadrado nos crimes de propagação de doença contagiosa e desobediência”, reforçou.

O coronel Marinho afirmou ainda que, para fazer o trabalho orientativo nas praias, a PMPR terá o reforço dos fiscais municipais, dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, além de todos os 200 recreadores da Paraná Esporte, que neste verão atuarão exclusivamente no trabalho preventivo, já que não haverá nenhum tipo de recreação ou show na praia.

Anúncio

MEDIDA DRACONIANA

Já o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, não descarta a possibilidade de as praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná serem fechadas caso o contágio saia de controle.

“É muito draconiano [excessivamente severo] ter que fechar praias”, admitiu o secretário de Saúde. “Vamos manter as praias abertas, desde que se tenha distanciamento social. Senão, teremos que tomar medidas”, avisou Beto Preto.

Ainda segundo ele, se não houver conscientização da população, haverá explosão de casos de Covid-19 e pode não ter leitos para todos. “Não queremos a repressão, precisamos da conscientização”, completou Beto Preto.

O secretário de Saúde considerou que todas as medidas tomadas na operação verão serão para diminuir danos. E que para isso toda a população precisa ajudar.

Anúncio

“O momento é muito crítico e estamos tentando manter todas as atividades econômicas. Mas, se não houver conscientização da população, teremos explosão de casos e aí pode não ter leitos para todos. Não queremos a repressão, precisamos da conscientização”, completou Beto Preto.

Anúncio

Notícias

PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana

Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura

Publicado

no

Por

Foto: Gabrielle Sversut/PCPR

De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.

O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.

PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.

Com informações da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná

Fatalidade ocorreu no final de semana

Publicado

no

Por

Emanuel Santos de Antoni - Foto: Redes sociais

Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.

A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.

A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.

Continuar Lendo

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.