Ligue-se a nós

Notícias

Governo do Estado entrega van para Saúde de Morretes

Outros 44 municípios paranaenses também receberam veículos novos.

Publicado

no

Fotos: Jonathan Campos e Geraldo Bubniak

Dando prosseguimento ao processo de modernização da frota de veículos que atende o sistema público de saúde do Paraná, o Governo do Estado entregou para a 1ª Regional de Saúde, na terça-feira (23/02), um veículo van para agilizar o transporte de pacientes do município de Morretes.

No total foram entregues pelo Governador Ratinho Junior, 46 vans que vão auxiliar no transporte de pacientes em 45 municípios paranaenses, indicados por meio de emendas parlamentares da bancada estadual. O investimento com recursos próprios da Secretaria de Estado da Saúde foi de R$ 7,82 milhões.

“O objetivo do Estado é atender a população, fortalecer a saúde nos municípios com bons equipamentos. Um investimento de quase R$ 8 milhões na descentralização da saúde, garantindo mais segurança para aquele paciente que precisa viajar em busca de atendimento médico”, destacou. “Trabalhamos em parceria com os municípios para garantir todo o suporte necessário”, completou o governador.

Saúde da Família – Ratinho Junior ressaltou que a cessão das vans é a primeira ação de um grande pacote de investimento na área da saúde programado pelo Estado para 2021. Lembrou que nos próximos meses serão entregues outros 1.500 automóveis de passeio para reforçar o programa de assistência de saúde da família.

“Será o maior repasse de veículos para a saúde da história do Paraná”, disse.

Anúncio

Outro ponto destacado pelo governador é o início do projeto de construção de nove centros de especialidades médicas em diferentes regiões do Paraná. A intenção, reforçou, é dar início às obras ainda neste ano.

“Será um novo processo no planejamento de regionalização do atendimento médico no Estado. É inconcebível a pessoa ter de esperar para receber uma consulta especializada. Esses centros médicos vão diminuir as filas e ampliar a oferta de serviços da saúde”, afirmou Ratinho Junior.

Poderes – O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto destacou a sintonia entre os Poderes, com a Assembleia Legislativa participando diretamente da escolha dos municípios contemplados através de emendas parlamentares.

Ele lembrou, inclusive, que as cidades de Floraí, Ângulo, Jussara, Japurá, Assaí e Ampére já haviam retirado os veículos e estavam usando os utilitários nas necessidades do dia a dia.

“Somos uma administração municipalista por orientação direta do governador Ratinho Junior. Fui prefeito de Apucarana e sei bem como vans como essas que estão sendo entregues facilitam a vida da população”, disse.

Anúncio

Confira a lista dos municípios contemplados pela Secretaria de Estado da Saúde:

  • 1ª Regional de Saúde (RS)

Morretes

  • 2ª RS

Quatro Barras

  • 3ª RS

Castro

  • 4ª RS

Teixeira Soares

  • 5ª RS

Reserva do Iguaçu

Rio Bonito do Iguaçu

  • 6ª RS

São Mateus do Sul

  • 7ª RS

Honório Serpa

Pato Branco (2)

  • 8ª RS

Ampére

Barracão

Boa Esperança do Iguaçu

Anúncio

Nova Prata do Iguaçu

Verê

  • 9ª RS

Missal

  • 10ª RS

Três Barras do Paraná

  • 11ª RS

Araruna

Goioerê

Janiópolis

Luiziana

Anúncio
  • 12ª RS

Pérola

  • 13ª RS

Cidade Gaúcha

Guaporema

Japurá

Jussara

Rondon

  • 14ª RS

Guairaçá

Loanda

Anúncio

Marilena

  • 15ª RS

Ângulo

Floraí

Santa Fé

  • 16ª RS

Faxinal

Jandaia do Sul

  • 17ª RS

Assaí

Tamarana

Anúncio
  • 18ª RS

Itambaracá

Nova América da Colina

Santa Amélia

  • 19ª RS

Pinhalão

Siqueira Campos

Wenceslau Braz

  • 20ª RS

São José das Palmeiras

Terra Roxa

Anúncio
  • 22ª RS

Lunardelli

Da AEN
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.