Notícias
Governo do Estado doa dois caminhões-pipa para Paranaguá
Ao todo, 14 veículos foram entregues essa semana pelo Governador.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou na quarta-feira (7) mais 14 caminhões-pipa para municípios do Interior e do Litoral do Paraná. Eles são parte de um pacote de investimentos em 100 unidades desse mesmo modelo.
O aporte total é de aproximadamente R$ 21,3 milhões, feito pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
Os caminhões-pipa são versáteis e podem ser utilizados no abastecimento de água, combate a incêndios, na agricultura e pecuária, na higienização de calçadas e ruas urbanas, e para ajudar na trafegabilidade das estradas rurais.
“É um investimento muito importante para o Paraná. São 100 caminhões que podem ser utilizados em combate a incêndio, entregues aos municípios. É a maior compra do Brasil”, afirmou o governador. “Eles ajudarão a combater os efeitos da seca e focos de incêndio no Paraná e podem colaborar com outros estados, dentro das necessidades. Um equipamento para auxiliar o trabalho de prevenção e proteção do meio ambiente”.
O veículo tem um jato de água na frente, um atrás, uma bomba para abastecimento de reservatório e caixa d’água com capacidade de seis mil litros. Na parte superior ainda há outra bomba com jato d’água de longo alcance para auxiliar o combate emergencial a pequenos incêndios.
Com esses 14 veículos, chega a 62 o número de caminhões-pipa já entregues desde o começo do ano. Sete estão ajudando nos combates aos incêndios do Pantanal, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.
“Estamos ajudando nossos estados irmãos com equipes de bombeiros e uma frota desses caminhões para oferecer disponibilidade rápida de água”, acrescentou o governador.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, destacou que esse pacote é parte de um planejamento iniciado em 2019.
“Estamos planejando essa aquisição desde o ano passado, com a inclusão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) na secretaria. Nosso monitoramento do clima já mostrava a dificuldade nesse período mais seco”, disse. “Nos antecipamos”.
Nunes destacou que os caminhões-pipa são versáteis, podendo ser utilizados para vários fins nos municípios.
“É um momento de crise climática, de falta de água, o País em situação muito delicada. Há algum tempo adquirimos esses veículos e agora estão sendo entregues. Temos que preservar, recuperar e não permitir que o meio ambiente seja degradado. Esses caminhões-pipa são condicionantes para esse combate. Para ter rapidez e perder o mínimo possível nesse momento de crise”, acrescentou.
MUNICÍPIOS – Os caminhões entregues nessa semana serão destinados para São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Mallet, Antônio Olinto, Terra Rica, Ubiratã, Araruna, Janiópolis, Ourizona, Cascavel (2), Paranaguá (2) e Campo Mourão.
Dos outros 48 já entregues, sete estão no Pantanal e os 41 restantes foram entregues para Indianópolis, Altônia, Arapongas, Terra Boa, Campina da Lagoa, Inácio Martins, São Pedro do Ivaí, Mamborê, Engenheiro Beltrão, Paiçandu, Cambira, Palotina, Rancho Alegre, Nova América da Colina, Sarandi, Capanema, Maringá, Rebouças, Nova Tebas, Campina Grande do Sul, Rosário do Ivaí, Porecatu, Diamante do Sul, Primeiro de Maio, Iguaraçu, Doutor Camargo, Novo Itacolomi, Salto do Lontra, Corumbataí do Sul, São João do Caiuá, Santa Fé, Mandaguaçu, Mandaguari, Quinta do Sol, Tapira, Luiziana, Brasilândia do Sul, Andirá, Alto Piquiri, Imbaú e São Jorge do Patrocínio.
O secretário Márcio Nunes destacou que esse programa é focado a auxiliar todas as regiões do Estado, e principalmente os municípios que não têm capacidade financeira para esse tipo de equipamento.
“No caso de um incêndio, esse é um caminhão para dar agilidade, rapidez, para o primeiro atendimento, já que as unidades do Corpo de Bombeiros ficam em cidades maiores”, complementou.
Da AEN / Fotos: Jonathan Campos
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.