Ligue-se a nós

Notícias

Governo define que Operação Verão terá 80 dias de atividades

SERÁ DE 21 DE DEZEMBRO A 10 DE MARÇO

Publicado

no

Reunião geral ocorreu na quinta-feira. (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

Agora Litoral
O Governo do Estado definiu que a Operação Verão 2018/2019 começará no dia 21 de dezembro e terminará em 10 de março, após o carnaval. Serão 80 dias de atividades, 24 a mais do que no ano passado. As datas foram anunciadas na quinta-feira (18), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, durante reunião com a governadora Cida Borghetti e representantes de órgãos estaduais que terão oferta de serviços e farão o atendimento à população naquele período. A coordenação ficou a cargo do chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato.

A governadora destacou que esta ação do Estado é a mais importante no início do ano, pois atende um grande volume de pessoas. “O primeiro encontro serviu para iniciar as tratativas e definir as estratégias que serão implantadas durante a temporada. Precisamos unir esforços para ações nas áreas da segurança pública, saúde, esporte, meio ambiente, entre outras, sempre com foco na dignidade e na proteção de quem vive no Estado”, afirmou a governadora.

Cida Borghetti anunciou que os servidores públicos envolvidos nas atividades da Operação Verão receberão diárias cheias e terão liberdade para escolher o tipo de alojamento. Nos últimos anos, a diária havia sido reduzida e a responsabilidade por alojar o efetivo de segurança e bombeiros, por exemplo, ficava a cargo da coordenação, que alugava pousadas no Litoral e em outras regiões.

“Com essa mudança, cada um vai poder escolher onde quer ficar. Acreditamos que, apesar do impacto no orçamento do Estado, nossa atitude é responsável e humanizada, já que esses profissionais exercem um papel importantíssimo e precisam descansar em seus momentos de folga”, salientou.

TRANSIÇÃO – A governadora salientou, ainda, que a transição do governo estadual, que começará no dia 3 de dezembro, não afetará a Operação Verão. “Estamos fazendo uma transição tranquila e harmônica, que não vai abalar os serviços às comunidades”, disse ela.

Na reunião, Cida também anunciou a aquisição de 70 novas caminhonetes Hilux para a Polícia Rodoviária Estadual. Parte dos veículos poderá reforçar os trabalhos durante a Operação.

Anúncio

PLANEJAMENTO – A Operação envolve mais de 10 órgãos e secretarias de Estado. Até o dia 26 de outubro, todos os envolvidos devem enviar seus planejamentos à coordenação. “Com esses documentos, vamos consolidar as informações, verificar quais foram as experiências exitosas do passado, definir efetivo de segurança pública e fazer aperfeiçoamentos, sempre buscando a excelência nos serviços prestados à população paranaense”, disse o coronel Tortato.

Coronel Tortato será o coordenador da Operação Verão

Na reunião, alguns representantes deram detalhes preliminares sobre o trabalho na temporada. A pasta da saúde, por exemplo, vai reforçar as equipes de assistência médica e de enfermagem nos hospitais dos municípios do Litoral, em unidades de pronto atendimento e do SAMU. Além disso, vai repassar recursos para as prefeituras para a contratação de pessoal e de aquisição de materiais. “Faremos um trabalho em conjunto com os órgãos municipais”, disse o secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), vai manter a análise da qualidade das águas, como ocorreu nas temporadas anteriores. O órgão também vai manter atividades educativas e de conscientização em quatro eixos: resgate de animais marinhos, conservação da flora, combate ao tráfico de animais e abandono de animais domésticos. “Também vamos fazer projetos de educação ambiental, principalmente com foco em crianças. Queremos que elas saiam daqui com mais consciência ambiental”, disse o secretário da pasta, Antônio Carlos Bonetti.

A Sanepar e Copel começam a fazer o reforço da estrutura para atender moradores e turistas. A empresa de saneamento também focará na limpeza das praias e em ações de educação ambiental, enquanto a Copel manterá o serviço de acesso à internet na orla.

DRONES – O Corpo de Bombeiros do Paraná está contratando 40 novos guarda-vidas para a Operação Verão. “Nossa intenção é ter 800 profissionais trabalhando em todo o Paraná, buscando preservar a vida não só dos paranaenses, mas também dos turistas que vêm para cá”, disse o comandante da cooperação, coronel Fábio Mariano de Oliveira.

A novidade deste ano, segundo ele, é que a corporação vai implementar a utilização de drones. “Com isso, vamos conseguir visualizar de uma plataforma elevada onde está a maior concentração de publico, e também proteger aqueles banhistas menos desapercebidos que acabam sendo levados pela arrebentação”, afirmou.

Anúncio
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.