Notícias
“Gatos” desviam mais de 2,5 bilhões de litros de água em Paranaguá
VOLUME DESVIADO ABASTECERIA CIDADE COM 35.000 HABITANTES POR UM ANO
Agora Litoral
A cidade de Paranaguá apresenta elevado número de fraudes de água, que afetam o abastecimento à população. A Paranaguá Saneamento identificou que, em 2018, os “gatos” representam a maior parte das perdas de água no sistema. Com um índice de 46% de perdas de água, as ligações irregulares e as fontes alternativas correspondem a 26 pontos percentuais desse total.
Os dados são alarmantes: o volume de água desviado equivale a três meses de produção da Estação de Tratamento de Água de Paranaguá. Anualmente, 2,5 bilhões de litros de água são roubados, quantidade suficiente para abastecer um município com mais de 35 mil habitantes durante um ano.
O município convive também com fontes alternativas de abastecimento, que são as ponteiras e os poços. Muitas vezes, de acordo com a empresa, não há autorização para perfuração e nem controle de qualidade da água captada. A prática pode levar até a casa do usuário uma infinidade de agentes contaminantes, vetores de doenças e elementos químicos presentes no solo.
Além disso, as ligações com fontes alternativas de abastecimento são ilegais, conforme a Lei 2000/97, que dita regras para a prestação do serviço de abastecimento. Já a água distribuída pela concessionária atende aos padrões de potabilidade, conforme determina portaria do Ministério da Saúde, o que atesta que a água que chega aos imóveis possa ser consumida sem riscos.
Nos últimos anos, a Paranaguá Saneamento executou investimentos e hoje tem um dos melhores sistemas de controle de abastecimento do Brasil. Com isso, iniciou uma nova etapa de trabalho, focada em ações para o controle de perdas não físicas (volume de água consumido, mas não contabilizado pela empresa).
A empresa realiza treinamentos e aumentou as equipes especializadas no controle de perdas. Até fevereiro, oito colaboradores prestavam esse serviço e hoje o time conta com 25 pessoas.
TECNOLOGIA
Segundo o Diretor-geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo, a empresa está adquirindo uma tecnologia baseada em imagem de satélite, que foi desenvolvida para achar água em Marte. “O satélite vai mapear toda a superfície do município e apontar onde há fluxo de água no subsolo. A informação será cruzada com nossa base de dados, possibilitando a identificação de possíveis vazamentos, ligações clandestinas e poços”, explica.
Outro investimento da concessionária será o equipamento georeferenciado, que vai fazer um raio-X das ruas e identificar tubulações não cadastradas nos sistemas. Dessa forma, a tecnologia permitirá a identificação das ligações irregulares. A empresa também iniciou um programa de substituições de tubulações. Luis Afonso Bazzo adianta ainda que os “gatos”, identificados ao longo do trecho de rede substituído, serão eliminados.
O Diretor-geral da Paranaguá Saneamento informa também que, além desses investimentos, a empresa realiza um trabalho de inteligência a partir da análise de consumo. “Localizamos imóveis que possuem ligações ativas, mas registram consumo mínimo ou nenhum consumo, levando em conta o tamanho do imóvel. As ligações que estão suprimidas ou canceladas há mais de seis meses também serão fiscalizadas”, alerta. O objetivo da concessionária é “varrer” toda a cidade ao longo de 2018. “Nossas primeiras ações têm se mostrado eficientes”, diz Bazzo.
CRIME
A Paranaguá Saneamento alerta que fraudar o sistema de abastecimento é crime, previsto no código penal, no artigo 155, com previsão de reclusão de dois a oito anos. Quem frauda também paga multa e o valor de 12 meses retroativos, após a regularização da ligação.
Além do crime, as fraudes são pontos de contaminação do sistema de abastecimento. Quem executa uma fraude, normalmente não usa equipamentos e materiais adequados. O ponto de fraude geralmente se torna entrada para diversos contaminantes. Se a fraude for executada perto de uma fossa, provavelmente a água que passa por essa rede poderá estar contaminada por coliformes fecais e outros agentes. A fraude torna-se um propulsor de doenças de veiculação hídrica, como diarreias e rotavírus.
Toda a população é prejudicada e colocada em risco. “Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima de fraude ou fonte alternativa de abastecimento pelo 0800-6058115. A Paranaguá Saneamento conta com o apoio dos usuários para garantir a qualidade de água na nossa cidade”, encerra Luis Afonso Bazzo.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.