Notícias
Formatura marca cinquentenário da Academia Policial Militar do Guatupê
O primeiro colocado do Curso atuará no 9⁰ Batalhão da PM, no Litoral.
A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) completou 50 anos de criação e a festa ficou marcada com a formatura de novos 42 aspirantes a oficial, na noite desta sexta-feira (06/08). Os oficiais recém-formados serão distribuídos para comporem os efetivos das unidades do interior do Estado.
A medalha Coronel Antônio Michaliszyn, comemorativa ao cinquentenário da Academia, foi entregue a autoridades policiais e civis que contribuíram para o fortalecimento da APMG. O vice-governador do Paraná, Darci Piana, participou da solenidade.
Após três anos de intensas atividades, aulas teóricas e práticas, além do estágio operacional, os alunos tiveram contato com todas as ramificações de policiamento ostensivo, as doutrinas policiais militares e tudo o que envolve a missão constitucional da PM.
De acordo com o Vice-governador do Paraná, Darci Piana, o trabalho desenvolvido pela APMG na formação de novos policiais é um exemplo para o país.
“Vocês estão assumindo um compromisso extraordinariamente grande, mas sei que todos escolheram essa profissão e o povo do Paraná espera de vocês tudo aquilo que aprenderam nessa escola, a respeitar o próximo e a cumprir a sua missão, proporcionando mais segurança ao povo paranaense”, disse aos aspirantes.
Para o Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, poder entregar para a sociedade esses novos oficiais que vão compor a segurança pública do estado é uma emoção muito grande. “Mesmo com a pandemia, tem sido um esforço para não deixar nada para trás e a Polícia Militar continua formando e capacitando, das praças a oficiais, para que esses possam trabalhar em todo o estado em prol da nossa população”, disse.Coronel Romulo Marinho Soares
DESTINO – Ao visitar as unidades do Interior do estado e verificar as demandas existentes, o Comandante-Geral, coronel Hudson Leôncio Teixeira, em conjunto com os Comandos Regionais da PM, definiu que os novos aspirantes ficarão em unidades operacionais fora do eixo Capital/Região Metropolitana, para dar novo fôlego às equipes policiais que já atuam no Interior.
“Eles ficarão no interior do estado, em reforço aos oficiais que estão na região e em apoio às unidades. Para nós é um momento de felicidade, de renascimento e de alegria toda vez que temos a formatura de novos aspirantes, pois isso significa a renovação e a expectativa é muito grande em relação a esses novos oficiais” disse.
ESPADA – Um dos momentos mais esperados pelos formandos foi a entrega da espada a eles, símbolo do oficialato e do compromisso do militar estadual com a liderança, a responsabilidade e equidade na gestão do efetivo. As armas foram entregues pelas madrinhas e padrinhos dos aspirantes, num gesto de carinho e apoio familiar que receberam ao longo do período de formação na APMG e à nova etapa de vida
“São três anos de muito aprendizado e essa turma, especificamente, ficou quase quatro anos por causa da pandemia. Então é uma turma muito bem formada e muito bem preparada para os novos desafios que vão enfrentar na vida profissional daqui pra frente”, disse o comandante da APMG, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garrett.
CINQUENTENÁRIO – Tradição do ensino policial militar, a Academia evoluiu e conquistou a devida valorização acadêmica ao longo das décadas de formação, especialização e aperfeiçoamento de militares estaduais do Paraná e de outros estados. A Academia conta com salas de aula, campos para exercício prático, quadra e piscina olímpica para prática de esportes, espaços para estudos e biblioteca, além dos dormitórios para os que passam pelos cursos em regime de internato.
Para o primeiro colocado na classificação geral do Curso, o aspirante a oficial Jean Carlos Teixeira de Lima, que atuará no 9⁰ Batalhão da PM no Litoral do estado, a pandemia afetou a formação, mas com o esforço de todos foi possível concluir com êxito esse período.
“Hoje nós saímos com a cabeça erguida por saber que a gente pôde se preparar mais para agora servir à sociedade. Essa colocação é fruto da dedicação, pois estudamos bastante e fico muito feliz de entrar oficialmente na Polícia Militar como o primeiro colocado da minha turma”, disse.
“É uma emoção muito forte, um sentimento de conquista por ter passado quase quatro anos e ter vencido mais essa etapa na minha carreira”, disse a aspirante a oficial Amanda Marques Alves.
Ela também falou sobre a importância de ter alcançado o segundo lugar na classificação geral da turma. “Com todas as dificuldades que passamos ao longo desses anos, todos nós tivemos o sentimento de incerteza, e para mim significa muito, pois é o resultado de todo esforço e agradeço a ajuda daqueles que me ajudaram a conquistar esse feito”, complementou.
Dos 42 aspirantes a oficial que se formaram nesta sexta-feira, 15 são do Corpo de Bombeiros do Paraná, que ao longo do curso têm atividades voltadas especificamente para o serviço que desenvolverão naquela Corporação. Um dos novos aspirantes dos bombeiros é Lucas da Silva Delai, que se classificou em primeiro na sua turma (Corpo de Bombeiros) e que agora retorna para a cidade de Cascavel, no Oeste do estado.
“A parte mais complicada para quem mora no interior é ficar longe da família, às vezes ficamos meses sem ver eles e quando vemos é tudo muito rápido, mas agora vou poder voltar para o 4⁰ GB, onde eu já trabalhava antes de entrar para o CFO como soldado. Agora retorno para casa e estou muito ansioso para trabalhar com os meus companheiros”, disse o aspirante a oficial Delai.
MEDALHA – O comando da APMG criou neste ano a medalha Coronel Antônio Michaliszyn em comemoração ao cinquentenário da instituição de ensino. A escolha do nome da honraria foi em homenagem ao legado do coronel Michaliszyn, que perpetua até hoje na Polícia Militar. Ingressou como soldado em 1942 e subiu para as graduações de cabo e sargento, até que em 1948 foi declarado aspirante a oficial.
Após passar por diversas unidades do Interior do estado, o coronel Michaliszyn chegou ao posto máximo e comandou a Corporação entre 1966 e 1970. Neste período promoveu a criação de nove unidades policiais, entre as mais importantes estão a própria Academia do Guatupê e o Hospital da Polícia Militar (HPM). Ele faleceu aos 96 anos em agosto de 2020.
Além de diversas autoridades civis e militares, a família do coronel Michaliszyn também foi homenageada e agraciada com a medalha comemorativa aos 50 anos da APMG.
“É um sentimento de gratidão pelo reconhecimento que a Polícia Militar faz pela história que ele construiu na Corporação. Costumo dizer que ele pertencia à família até o momento em que partiu; daquele momento em diante, até em razão desta homenagem que a PM faz por ele, tendo eternizado o nome da APMG, ele pertence à Polícia Militar”, disse Vicente Lucio Michaliszyn, o filho caçula do coronel.
PARTICIPAÇÕES – Além das autoridades já citadas, também estiveram presentes a Prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; o Deputado Estadual, coronel Washington Lee Abe; o Deputado Estadual Alexandre Amaro; o Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Rui Noé Barroso Torres; o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; o Diretor de Ensino e Pesquisa da APMG, coronel Vanderley Rothenburg; o Comandante do Colégio Militar de Curitiba, coronel do Exército Brasileiro Acélio Ferreira da Silva Júnior; o Comandante do 6⁰ CRPM, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho; o Assessor Militar da SESP, coronel Adilson Luiz Correa dos Santos e o Coordenador Estadual dos Consegs, coronel Chehade Elias Geha.
Da AEN
Notícias
PM recupera carro furtado e prende suspeito de roubo em Paranaguá
Homem estaria envolvido em crime ocorrido no Centro Histórico
A Polícia Militar recuperou um veículo com registro de furto em Paranaguá e prendeu um homem suspeito de roubo, no qual o mesmo carro foi utilizado para a fuga.De acordo com a ocorrência, por volta das 13h de sexta-feira (22), uma equipe da Rádio Patrulha da PM realizava policiamento ostensivo no bairro Bockmann quando avistou um automóvel GM Corsa preto, que constava como furtado.
Ao verificarem a situação, os policiais encontraram o carro estacionado, destrancado, sem chaves e sem bateria. O motor ainda estava quente, indicando que o veículo havia sido abandonado recentemente.
Enquanto estavam no local, os militares receberam informações de um policial de folga que informou que indivíduos haviam utilizado o carro para cometer um roubo durante a madrugada. Na ocasião, um homem ameaçou uma mulher com uma faca de cozinha e subtraiu seu celular e dinheiro no Centro Histórico.
Dando sequência às diligências, os policiais foram informados sobre a presença de um dos suspeitos nas proximidades do local onde o veículo foi encontrado. Logo após, conseguiram abordar dois homens, mas nada ilícito foi encontrado com eles.
No entanto, fotos dos abordados foram enviadas via WhatsApp para a vítima do roubo, que reconheceu um dos abordados como autor do crime.
Welington Cardoso, de 36 anos, foi identificado como sendo o homem que estava com a faca encontrada no veículo utilizado no assalto. Ao ser questionado, Welington negou envolvimento, mas afirmou que quem estava com a faca era outro indivíduo e forneceu o nome do suposto autor.
Porém, diante dos fatos, o outro homem abordado foi liberado no local e Welington foi encaminhado à Delegacia Cidadã junto com o veículo recuperado, a faca utilizada no crime e a vítima orientada para os procedimentos legais cabíveis.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estão