Notícias
Festa consolida cidade no turismo religioso do país
ORGANIZAÇÃO ESTIMA QUE PASSARAM PELO ROCIO 150 MIL PESSOAS
Agora Litoral
A festa em louvor a Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, conhecida popularmente como Festa do Rocio, foi encerrada no último domingo, 19, com uma missa de ação de graças.
O apoio dos meios de comunicação, a divulgação e a participação popular marcaram a 204ª edição, que foi organizada pelos missionários redentoristas Joaquim Parron e Jorge Tarachuque e pelo empresário Milton Costa.
Todos os anos o evento é realizado pela Mitra Diocesana de Paranaguá e a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A edição de 2017 teve pontos importantes como a revitalização do Santuário e o apoio da Prefeitura e Câmara para a proteção da festa como patrimônio da cidade.
A organização estima que passaram pela festa em torno de 150 mil pessoas – considerando a parte religiosa com novenas, missas e procissões e a parte cultural nos shows, feira e parque.
Em 2017, os redentoristas, responsáveis pela administração do Santuário, consideraram como um ponto importante a maior participação da população local que correspondeu ao pedido das equipes de organização.
Exemplo disso foi quando os devotos acenderam seus celulares na procissão do retorno, dia 16, formando um caminho de luz até a igreja, um dos momentos mais comentados da festa.
FESTA CONSOLIDADA
Os registros históricos e a tradição local tornaram conhecida a imagem que apareceu nas redes do pescador Berê, na Baía de Paranaguá, em meados do século 17. Depois, quando vinham ao porto, os marinheiros e viajantes levaram a história para os mais diversos lugares do mundo.
Agora são os comentários dos turistas, os testemunhos dos romeiros e a divulgação nas redes sociais que aumentam a festa a cada ano. A Festa do Rocio, preservada e organizada, coloca Paranaguá na lista dos mais conhecidos centros de turismo religioso do país.
NOTÍCIA RELACIONADA
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.