Notícias
Famílias de Paranaguá recebem as chaves da casa própria
COHAPAR RETOMOU INVESTIMENTOS
Agora Litoral
Dezessete famílias de Paranaguá receberam nesta quarta-feira (29) as chaves da casa própria. A partir de agora elas residem no Moradias Porto Seguro I, empreendimento que recebeu cerca de R$ 1,2 milhão de investimento, recursos financiados pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).
O conjunto habitacional é o primeiro concluído de uma série de empreendimentos previstos no projeto de retomada da carteira imobiliária própria da Cohapar. A iniciativa surgiu como uma alternativa aos programas federais, que sofreram com a redução de investimentos para o setor nos últimos anos, assim como para resgatar a autonomia financeira da empresa e, com isso, a sua capacidade de investimentos.
De acordo com o presidente da Cohapar, Jorge Lange, que participou da entrega das chaves, os projetos conseguem atender famílias em uma faixa de renda que atualmente não estão contempladas nos projetos federais.
“Este é o início de uma nova era para Cohapar, que volta a atuar na construção de empreendimentos financiados diretamente pela empresa, com recursos do Governo do Estado”, destaca Lange.
De acordo com ele, através da seleção feita pelos técnicos da companhia, é possível beneficiar pessoas que não conseguiam financiar um imóvel do Minha Casa Minha Vida, com prestações mais baixas e prazo de até 30 anos para pagamento.
O PROJETO – O residencial possui imóveis com modelos de 43, 47 e 51 metros quadrados, com dois ou três quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. As famílias que adquiriram as unidades têm renda mensal de dois a seis salários mínimos e, graças aos subsídios do Governo do Estado, pagarão prestações reduzidas de financiamento, dividido em até 360 meses, sem valor de entrada.
VIDA NOVA – A professora de Matemática Silvia Gonçalves, de 52 anos, foi uma das selecionadas para adquirir uma casa do novo conjunto, cuja aquisição só foi possível por causa das condições facilitadas do projeto. Para ela, a conquista da casa própria significa mais qualidade de vida.
Silvia conta que quando se mudou para Paranaguá com a irmã, que é deficiente visual, precisaram morar de favor porque o aluguel na cidade é caro para elas e a situação no imóvel ocupado anteriormente era precária.
“Agora eu vou ter um lar de qualidade, com esgoto, boa iluminação e perto de onde eu trabalho. Então, vou poder prestar mais assistência a minha irmã, que também vai ter mais mobilidade e segurança na casa nova”, comemora Silvia.
Da AEN
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.