Notícias
Estudantes são transportados em ônibus em condições precárias
SITUAÇÃO É PREOCUPANTE EM MORRETES
Agora Litoral
Um ônibus escolar de Morretes, no litoral do Paraná, transporta diariamente os alunos de uma comunidade rural até escolas da cidade com janelas quebradas, farol estragado e sem assento em vários bancos.
Segundo os pais, a condição precária do ônibus preocupa. Para os professores, a situação atrapalha os estudos e o rendimento escolar das crianças e adolescentes que usam o transporte em más condições.
“Já teve caso de criança que teve que empurrar ônibus no meio da rua, ônibus quebrado, ônibus que é difícil de abrir a porta”, afirmou a mãe de um aluno, Adriana Passos Lemes.
De acordo com ela, os pais dos alunos têm medo de que o ônibus quebre ao longo do trajeto, de mais de 10 quilômetros. “É arriscado as crianças estarem em um lugar mais afastado, não ter como vir embora, não ter como entrar em contato, a gente fica com medo mesmo”, disse.
A pedagoga de uma das escolas, Leila Bonatto, afirma que, por causa das condições do ônibus e da estrada onde ele trafega, as crianças chegam atrasadas diariamente para as aulas.
“Além do cansaço, tem a preocupação dos alunos, que chegam quando a aula já começou. Perdem conteúdo, perdem explicações e isso é muito prejudicial”, afirmou a pedagoga.
Condições precárias
Os problemas enfrentados pelos cerca de 30 estudantes são vários. O sistema elétrico está estragado, e o farol só acende quando o motorista freia o veículo. O para-brisa está trincado. Algumas janelas estão quebradas e, quando chove, as crianças chegam molhadas na escola. “Nos dias de chuva, não tem como fechar, não tem vidro, daí fica chovendo na gente”, contou Gabriel Ferreira Meneguete, de 10 anos.
Muitos assentos estão quebrados, e as crianças precisam ir em pé ou sentadas onde fica o motor do ônibus.
“O banco está sem capa, cheio de parafuso. Se a gente senta, machuca as costas. A gente tem que por a blusa ou a mochila pra sentar”, disse o aluno Tiago Passos Leme Fernandes.
O que diz a prefeitura
A Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Morretes informou que providências para trocar o ônibus da linha Ponte Molhada-Fortaleza estão sendo tomadas e que a substituição deve acontecer em até dez dias úteis.
A prefeitura informou que, em março, fez uma reunião com os motoristas da rede de transporte escolar do município para falar de problemas nos ônibus e as empresas foram cobradas sobre a manutenção adequada dos veículos.
Sobre a estrada, a prefeitura informou que faz a manutenção da via com frequência.
Do G1 Paraná
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.