Notícias
Estado vai convocar 275 acadêmicos para atuar no Verão Maior Paraná
Inscrições vão até às 17h do dia 29 de outubro; capacitação está prevista entre 27 de novembro e 1º de dezembro, em Pontal do Paraná
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), publicou nesta quinta-feira (5/10) o Edital de Chamamento Público nº 03/2023 de convocação de acadêmicos para participarem do processo de capacitação voltada ao Verão Maior Paraná 2023/2024.
São 275 vagas destinadas a estudante de quatro cursos:
– 180 para Educação Física (a partir do 2º ano);
– 20 para o curso de Enfermagem (a partir do 2º ano);
– 60 para Turismo (a partir do 1º ano);
– 15 destinadas à Comunicação Social (a partir do 2º ano).
Os interessados devem estar devidamente matriculados em instituições de ensino superior públicas ou privadas do Paraná. Todos os interessados em participar da capacitação deverão ter 18 anos completos na data de início da capacitação
INSCRIÇÃO
As inscrições vão até às 17h do dia 29 de outubro, por meio do preenchimento do formulário. Os candidatos devem apresentar fotocópia de RG e do CPF; Declaração de Matrícula; Histórico de Aproveitamento Curricular; e Currículo.
A divulgação dos selecionados para a capacitação será em 16 de novembro de 2023 pelo site www.esporte.pr.gov.br e Diário Oficial do Estado. Entre os critérios de desempate estão notas, cursos e outros estágios.
Para o diretor de Inovação e Desenvolvimento da SEES, Tiago Campos, o chamamento é uma oportunidade para acadêmicos atuarem ativamente em um dos maiores eventos do Estado. “A expectativa é que esse seja um dos maiores verões da história, com ampla programação, então precisamos de uma equipe bem treinada e qualificada para que possamos dar todo o conforto e segurança para os veranistas, além de todo o entretenimento e atividades esportivas, recreativas e culturais”, afirmou.
CAPACITAÇÃO
A capacitação é organizada pela Coordenação de Esporte e o Programa Escola do Esporte. O objetivo é a formação de acadêmicos para atuarem em programas, projetos e atividades esportivas durante a temporada de verão. Serão selecionados os melhores avaliados nesta primeira etapa de envio de documentação. Eles terão as despesas de hospedagem e alimentação custeadas pela Secretaria de Estado do Esporte durante o período da capacitação, ficando sob responsabilidade do participante as despesas com transporte.
A capacitação está prevista entre 27 de novembro e 1º de dezembro, em período integral, no município de Pontal do Paraná, em local a ser definido. Data e horários que podem ser alterados a critério da administração.
VERÃO MAIOR PARANÁ
A nova edição do Verão Maior Paraná está prevista para o período de 26 de dezembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024 e prevê ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. O projeto é uma ação integrada do Governo do Estado que visa aprimorar a infraestrutura das praias, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores.
ÚLTIMA EDIÇÃO
No Verão Maior Paraná 2022/2023, veranistas e moradores puderam participar de diversas atividades recreativas oferecidas nos oito postos fixos espalhados nos balneários de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-la, Porto Rico e São Pedro do Paraná. Cerca de 819 mil pessoas passaram pelas atividades esportivas e de lazer realizadas diariamente, como caminhada, alongamento, dança, ginástica, escalada, tirolesa, nas quadras esportivas e desafios infantis.
Além das atividades, cerca de 10 mil atletas profissionais e amadores de diversas categorias puderam mostrar as suas habilidades nas praias do Estado, ampliando as opções de lazer dos milhares de turistas e moradores. Entre as competições, estiveram as modalidades tradicionais de areia, como os jogos de exibição de vôlei e futebol com a participação de ídolos nacionais e internacionais, além dos campeonatos de futevôlei, surfe, beach tennis, corrida de rua e travessias a nado.
Da AEN
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.