Ligue-se a nós

Notícias

Estado amplia programa de capacitação profissional em Matinhos

Serão mais 90 vagas em quatro novos cursos

Publicado

no

IAT-PR

O Governo do Estado ampliou a oferta de qualificação profissional para a comunidade de Matinhos. Serão mais 90 vagas em quatro novos cursos.

A medida é uma contrapartida social à obra de revitalização da orla do município e integra o Programa de Capacitação Profissional desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela obra, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Os novos cursos ofertados são:

– Preparo de Massas e Pizzas, 

– Serviços Básicos de Açougue, 

Anúncio

– Básico de Linguagem de Programação para Adolescentes, 

– Inglês Básico I.

INÍCIO
Nesta segunda-feira (22/5), a partir das 19 horas, tem início o curso de Preparo de Massas e Pizzas. Todas as 15 vagas já foram preenchidas, mas há lista de espera. Em junho, também para 15 pessoas, está previsto o de Serviços Básicos de Açougue e o Básico de Linguagem de Programação para Adolescentes, esse para até 30 inscritos. Já em julho começa o Inglês Básico I, com vagas disponíveis.

As inscrições são gratuitas e precisam ser feitas presencialmente na sede do Senac em Matinhos (Rua Doutor José Pinto Rebelo Junior, nº 91, bairro Caiobá) até a data de início das aulas. Haverá lista de espera, caso todas as inscrições sejam preenchidas. As aulas também serão ministradas no Senac.

“As obras na praia mudaram a cidade em diversos aspectos, e nós estamos preparados para oferecer cursos gratuitos com qualidade e infraestrutura ideal para quem aproveitar a chance de se profissionalizar”, destacou o coordenador dos cursos do Senac de Matinhos, Alexandre Monteiro.

Anúncio

INICIADOS
Em andamento, o curso Espanhol Básico I começou em abril e vai até junho, também com todas as matrículas preenchidas. Já as aulas de Técnicas Básicas de Jardinagem e Tratamento de Piscinas terminaram no dia 10 deste mês.

Outros cursos estão previstos para ocorrer até outubro de 2024, de acordo com a programação do IAT. Alguns deles com foco mais técnico, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A previsão é que 16 áreas de atuação profissional sejam contempladas, envolvendo serviços como marcenaria, obras civis, atendimento ao turista, informática, hotelaria, gastronomia, entre outros. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3452-8050.

OPORTUNIDADE
A técnica-administrativa Loriene Marjorie, de 24 anos, é uma das alunas matriculadas no curso de Espanhol Básico I. Ela optou pela formação para se preparar para o novo cenário econômico da cidade, após a conclusão da orla, e a expectativa de mais oportunidades de trabalho e melhores salários. “Essa oportunidade é excelente, especialmente pelo curso ser gratuito. Poder aprender e evoluir cada vez mais está sendo uma grande experiência”, afirmou.

A auxiliar de serviços gerais Cristiane de Faria Matoso, 43 anos, não perdeu tempo e se inscreveu tanto no curso de Técnicas de Jardinagem e Tratamento de Piscina quanto no Espanhol Básico I. “Qualquer curso gratuito eu aproveito porque pretendo sempre buscar novas oportunidades”, disse.

Anúncio

Com linguagem simples e didática moderna, com recursos audiovisuais, o curso de Técnicas Básicas de Jardinagem e Tratamento de Piscinas foi uma oportunidade positiva tanto para alunos experientes quanto para quem nunca atuou na área.

Leonardo Pereira dos Santos, de 20 anos, por exemplo, tem experiência em limpeza de piscina. Já teve de cuidar de 30 espaços ao mesmo tempo, e ainda assim buscou se aprimorar. “Tive interesse porque já trabalho com isso e busquei ampliar os meus conhecimentos”, comentou.

Já o pintor automotivo Rubens Kramar, 38 anos, buscou as técnicas de paisagismo pensando no futuro, e agregou aos novos conhecimentos as técnicas de limpeza de piscina. “O paisagismo vai ser uma das profissões mais interessantes. Parti para esse lado pensando no futuro”, afirmou.

OBRA
A recuperação do trecho de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida é a principal intervenção ambiental e urbanística da história do Litoral do Paraná, com investimento de R$ 314,9 milhões, e finalização prevista para o segundo semestre de 2024.

Da AEN

Anúncio
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.