Notícias
Escolas do Litoral recebem programação especial
ESPETÁCULOS ACONTECEM EM PARANAGUÁ, GUARAQUEÇABA E PONTAL
Agora Litoral
Crianças dos municípios de Paranaguá, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná receberão, nesta semana, em suas escolas a peça teatral “A Terra do Povo da Graça”, com a Cia Tripé Trip Trupe de Muitas Possibilidades.
A peça é uma livre adaptação do livro homônimo de Sergio Serrano e retrata um mundo em transformação abordando temas atuais, como a exploração dos recursos naturais, consumismo e sustentabilidade. Traz também profundos questionamentos sobre os valores das relações humanas.
A Cia Tripé Trip Trupe de Muitas Possibilidades – criada pelas atrizes Laís e Yara Rossatto e pelo músico Gabriel Teixeira – desenvolveu o projeto “Tripé Mar Adentro” com o objetivo de promover o acesso à cultura em nosso litoral, que carece de novas iniciativas culturais.
“Por termos crescido em Pontal do Paraná, conhecemos de perto a realidade do litoral, e também sabemos o quão escassas são as iniciativas culturais voltadas para estas localidades. As ilhas que iremos visitar são locais de difícil acesso, muitas são pequenas vilas de pescadores… locais de muita simplicidade, e ainda assim fascinantes.” Yara Rossatto.
O projeto “Tripé Mar Adentro”’ é realizado pela Semente Produções Culturais e Trento Edições Culturais, e viabilizado através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura com patrocínio das empresas BRDE e Fertipar, tendo o apoio da Unicultura – Universidade Livre da Cultura – partindo do desejo da Cia Tripé Trip Trupe de Muitas Possibilidades em promover o acesso à cultura para as comunidades litorâneas.
PROGRAMAÇÃO
Nesta segunda-feira houve apresentação na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. Nesta terça-feira será a vez da Ilha de Superagui e Ilha das Peças, em Guaraqueçaba; na quarta (13) as crianças beneficiadas serão as da Ilha do Amparo e da Ilha de Eufrasina, em Paranaguá. Na quinta-feira (14), o espetáculo será para os alunos do Balneário Primavera, em Pontal do Paraná; e na sexta-feira (15), as apresentações acontecerão em Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel.
FICHA TÉCNICA
A Terra do Povo da Graça – Livre adaptação da obra de Sérgio Serrano
Elenco: Gabriel Teixeira, Laís Rossatto e Yara Rossatto
Direção Geral: Tripé Trip Trupe de Muitas Possibilidades
Direção Musical: Gabriel Teixeira
Direção de Produção: Laís Rossatto
Coordenação Geral: Yara Rossatto
Produção: Camila Bernini Scotão
Fotografia: Robson Reginato
Realização: Semente Produções Culturais
Design Gráfico: Trento Edições Culturais
Assessoria de Imprensa: Trento Edições Culturais
OS ARTISTAS
Yara Rossatto é atriz, arte-educadora e contadora de histórias. Durante cinco anos viajou por países da Europa, Ásia e África trabalhando com moda. Fez parte do projeto Arranjo Educativo Local (SESI/FIEP), atuando como facilitadora, e do projeto Caravana da Poesia – Helena Kolody e Paulo Leminski (SEED – PR), como artista e oficineira. Dedica-se à elaboração de projetos culturais e à criação de espetáculos teatrais, além de intervenções e oficinas que visam as relações interpessoais. É palhaça da Trupe da Saúde, projeto que realiza visitas semanais a hospitais de Curitiba e palhaça do grupo itinerante Tripé Trip Trupe de Muitas Possibilidades. Em seus trabalhos com arte, educação e cultura, são presentes questões como sustentabilidade, consciência planetária e espiritualidade.
Gabriel Teixeira é músico com quase 30 anos de estrada e arte-educador. Nascido em uma família de artistas, viajou pelo mundo fazendo shows e experimentando diferentes culturas. Dedica-se à criação de trilhas sonoras para teatro, cinema e TV, e à produção de bandas e artistas independentes. Fez parte do projeto Arranjo Educativo Local (SESI-FIEP) como facilitador e educador ambiental, e do projeto Caravana da Poesia – Helena Kolody e Paulo Leminsk (SEED – PR). Integra inúmeras bandas e projetos artísticos, realizando e produzindo trabalhos de variados estilos e buscando uma abordagem consciente em tudo o que realiza. É parte fundamental do grupo itinerante Tripé Trip Trupe de Muitas Possibilidades, desenvolvendo-se como palhaço e músico.
Laís Rossatto é arte-educadora e estudante de agroecologia. Dedica-se à pesquisa da cultura popular, música, teatro, fotografia e dança. Amante da vida, da arte e dos movimentos, busca através da vivência o conhecimento. Estudou dança na FUNCEB em Salvador e pesquisou a cultura e agricultura das comunidades litorâneas da Bahia. Foi integrante da Caravana da Poesia – Helena Kolody (SEED – PR), como artista e oficineira. Durante dois anos atuou como eco-arte-educadora junto a uma organização humanitária no sul de Minas Gerais, atendendo crianças e famílias carentes através de um projeto que levava arte, agroecologia e educação para o dia-a-dia das comunidades. Atualmente realiza formação acadêmica em agroecologia pelo IFPR e segue na incessante pesquisa e desenvolvimento humano, artístico e cultural.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.