Notícias
Equipes especiais da Polícia Civil devem aumentar a segurança nas praias
Equipamentos de reconhecimento facial e de iluminação potente nos helicópteros também serão utilizados
As forças de segurança pública estadual planejaram um pacote de ações para aumentar a segurança no litoral durante este Carnaval. Além do aumento de efetivo das polícias civil e militar, a região terá reforço de viaturas, câmeras de alta resolução e aeronaves com dispositivos especiais serão usadas pelas equipes em terra e mar.
O Corpo de Bombeiros, o Departamento Penitenciário e a Polícia Científica também atuarão em conjunto durante o feriado prolongado.
A Secretaria de Segurança Pública, por meio de suas forças policiais, promete utilizar os melhores recursos tecnológicos disponíveis para levar mais segurança aos foliões, veranistas e moradores nas cidades litorâneas do Paraná.
A estratégia de atuação, que foi apresentada na quinta-feira (20), em Caiobá, prevê o emprego de viaturas, câmeras de alta resolução e aeronaves com dispositivos especiais.
Durante todo o feriado, as ações ostensivas e preventivas, também de caráter educativo, serão intensificadas pela Polícia Militar.
O efetivo que já atua no Verão Maior 2019/2020 será reforçado com equipes de unidades especializadas da Curitiba e Região Metropolitana, além de outros profissionais do setor administrativo. As delegacias da Polícia Civil estarão com reforços para atendimento ao público.
Haverá um ônibus equipado com câmeras e outros dispositivos para auxiliar no acompanhamento dos veranistas em Matinhos, além do policiamento regular. Uma das novidades, a Plataforma de Observação Elevada (POE), vai ajudar o policiamento em Guaratuba.
Trata-se de um caminhão equipado com câmeras de alta resolução e longo alcance, que fazem reconhecimento facial, ferramenta que identifica pessoas e auxilia as equipes policiais nas imediações e reforço de efetivos.
Haverá mais policiamento preventivo de unidades especializadas, principalmente nos balneários que terão festas de Carnaval em Pontal do Paraná.
Para Paranaguá, Antonina e Morretes também serão destacados efetivos e viaturas modernas para acompanhar os eventos, com aumento dos efetivos da PM e da Polícia Civil.
Segundo o comandante do 6° Comando Regional de Polícia Militar (6° CRPM), coronel Nivaldo Marcelo da Silva, a PM se articulou com as prefeituras e houve reuniões para definir o trabalho nos eventos programados para o Carnaval.
“Mapeamos todos os locais onde haverá comemorações de Carnaval. Vamos trabalhar com o máximo do nosso efetivo, durante o dia e a noite”, disse.
Os grupos especiais da Polícia Civil estarão a postos para dar suporte a operações, ao cumprimentos de mandados, e outras ações especiais, com equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e do Grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), além de profissionais do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) e do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride).
O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) também estará empenhado durante o feriado prolongado.
O coordenador do Verão Maior pela Polícia Civil, delegado Gil Tesserolli, assegura que a corporação fará a sua parte.
“A Polícia Civil está preparada para atender os foliões. Nós temos nossas equipes regulares que vão trabalhar em escala reforçada. Teremos grupos especiais atuando aqui no Litoral. Vamos trabalhar para que os veranistas tenham um Carnaval tranquilo”, disse.
Além da proteção do público em geral, o Corpo de Bombeiros atuará com foco no jovem que vai ao Litoral fazer festa, conscientizando a todos para que evitem consumir bebidas alcoólicas antes ou durante o banho de mar.
“Nós recomendamos que as pessoas sempre procurem utilizar uma área protegida por um dos 91 postos de guarda-vidas que temos no Litoral. Nossos postos ficarão abertos das 8h às 19h, e na Ilha do Mel das 9h às 19h”, explicou o major Jonas Emmanuel Benghi Pinto, coordenador do Verão Maior pelo Corpo de Bombeiros e comandante do 8° Grupamento de Bombeiros.
PATRULHA AÉREA
As atividades em terra serão complementadas pelos helicópteros das polícias Militar e Civil. O helicóptero da PM terá oportunidade de utilizar o Night Sun, um dispositivo luminoso de alta potência, que recebeu recentemente.
“Possibilitamos que os operadores por terra tenham ampla visão por meio dessa iluminação, o que mitiga os riscos e facilita nas buscas de foragidos, principalmente em áreas de mata, de difícil acesso, no período noturno”, disse o coordenador do GOA, delegado Renato Coelho de Jesus.
O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) trabalhará em missões de apoio ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar. A aeronave conta com equipamentos e medicamentos para suporte aeromédico, além de outros utilizados para resgate e remoção de vítimas com agilidade e a precisão necessárias para salvar vidas.
“Com o aumento de público e dos congestionamentos nas estradas, o deslocamento terrestre fica prejudicado, e com a aeronave a locomoção é mais rápida e garante a sobrevida das pessoas”, explicou o comandante do BPMOA, tenente-coronel Pucci.
DEPEN E POLÍCIA CIENTÍFICA
Equipes do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) serão reforçadas no Litoral para fazer remoções de custodiados, se for preciso.
Desde a semana passada, a Polícia Científica está com o museu itinerante de ciências forenses e palestras sobre assuntos variados ligados à área de atuação da instituição.
Além disso, as unidades do Litoral terão reforço nos atendimentos para que os exames periciais sejam concluídos até o término do feriado.
Em casos emergenciais, poderão ser acionadas equipes de Paranaguá, tanto do Instituto de Criminalística quanto do Instituto Médico-Legal.
Fotos: Soldado Adilson Voinaski Afonso / SESP
Notícias
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
De acordo com MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (25) maioria de votos para permitir a continuidade do uso de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo o país.
Até o momento, a Corte tem seis dos 11 votos do plenário para rejeitar um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pede a proibição da utilização de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos.
Para o MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
Prevalece no julgamento virtual o voto do relator, ministro Cristiano Zanin. O ministro ressaltou que o cristianismo faz parte da formação da sociedade brasileira e que os feriados alusivos à religião, os nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do Brasil. Dessa forma, segundo o ministro, a manutenção dos símbolos nas repartições não é inconstitucional.
“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu Zanin.
O voto do relator foi seguido pelos ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin.
O julgamento virtual será finalizado nesta terça-feira (26).
Notícias
PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana
Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura
De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.
O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.
Com informações da AEN
Notícias
Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná
Fatalidade ocorreu no final de semana
Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.
A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.
A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.