Ligue-se a nós

Notícias

Equipe do Hospital Erasto Gaertner vistoria andamento de obra em Paranaguá

UNIDADE AVANÇADA DEVE SER ENTREGUE ATÉ DEZEMBRO

Publicado

no

Agora Litoral
O prefeito Marcelo Roque recebeu na tarde desta terça-feira (3) o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, e o assessor de Novos Negócios, Renato Galvão de Oliveira, para uma vistoria na obra que está sendo realizada pela Prefeitura de Paranaguá para adequações da unidade avançada, que fica ao lado da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O andamento está dentro do esperado, conforme informações da empresa responsável pelo serviço. A expectativa é que o espaço seja entregue até dezembro e que, a partir de janeiro, pacientes que lutam contra o câncer não só da cidade, mas de todo o litoral, tenham a possibilidade de realizar quimioterapia e consultas com especialistas neste novo espaço.

Prédio passa por adequações para funcionamento da unidade avançada

VISTORIA
O superintendente do Erasto Gaertner gostou do que viu. Informou que está planejado para novembro o início de um processo seletivo para escolha dos profissionais que atuarão no espaço.

“Vamos verificar entre nossos servidores que possam trabalhar aqui e aproveitar a mão-de-obra especializada que já temos. Para outras vagas vamos realizar processo seletivo que deve ser estartado em novembro”, revelou Adriano Lago. O treinamento será feito todo no hospital, em Curitiba. Serão necessários entre 12 e 15 servidores para atuar no espaço, fora a equipe médica.

Adriano Lago, prefeito Marcelo e secretária Lígia durante vistoria

“Está tudo dentro do que planejamos. Viemos hoje vistoriar se a empresa está cumprindo o cronograma da obra e pelo que vimos está a contento. Esperamos entregar essa unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em janeiro do próximo ano, o que vai representar um ganho enorme para a saúde de quem está em tratamento contra o câncer. É um sonho que está sendo realizado”, declarou o prefeito Marcelo Roque durante a visita, que foi acompanhada também pelos vereadores Nilo Ribeiro Monteiro e Fábio Santos.

MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS
A equipe da Semsa também corre contra o tempo para conseguir concluir as aquisições dos mobiliários e equipamentos necessários para o funcionamento da unidade avançada. Conforme a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, 90% das compras necessárias já foram licitadas.

“Apresentamos algumas especificações para a equipe do Erasto e tudo deve ser concluído até dezembro, para que possamos assim deixar pronta a estrutura para funcionamento já a partir de janeiro. É o que esperamos”, afirmou a secretária.

Anúncio

Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva da Silva, disse estar satisfeito com os investimentos que a administração do prefeito Marcelo Roque está fazendo.

“Enquanto órgão fiscalizador estamos vendo que a aplicação dos recursos está sendo feita da melhor forma possível. Essa unidade avançada será de extrema importância para as pessoas que estão lutando contra essa terrível doença, que é o câncer”, declarou o dirigente, que fez questão de acompanhar a vistoria realizada na obra.

Adriano Lago, Renato Galvão, prefeito Marcelo Roque, secretária Lígia e José Dougiva

DIMINUIÇÃO DO SOFRIMENTO 
Com a unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em funcionamento “vai diminuir o sofrimento dos pacientes, que não precisarão mais viajar para se tratar em Curitiba”, de acordo com o prefeito, que lembrou do irmão de 18 anos que passou pelo tratamento, na década de 1990.

“Foram meses tendo que subir a serra todo dia. O paciente volta muito debilitado depois da quimioterapia. (…) Será muito importante ter essa unidade avançada no quintal de casa, praticamente. Isso representa mais qualidade de vida a essas pessoas e seus familiares, que também sofrem junto”, observou Marcelo Roque.

Com informações da PMP
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.