Ligue-se a nós

Notícias

Encontrados corpos dos primos que se afogaram sexta-feira em Guaratuba

Um pela manhã; o outro, na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Foto da família antes da tragédia em Guaratuba

O Corpo de Bombeiros localizou, na tarde desta segunda-feira (18), o corpo do menino de sete anos que desapareceu no mar em Guaratuba, no Litoral do Paraná, na última sexta-feira (15), enquanto se banhava com a família na Praia de Caieiras.

A mãe do garoto, Raquel de Godoy, disse, em entrevista à Banda B, que precisa ter forças para seguir em frente.

“Acabaram de encontrar o corpo dele. Meu marido me confirmou. O corpinho já foi reconhecido. Não consigo explicar, mas Deus quis assim. Agora é ter força, porque tenho uma menina de cinco anos que precisa de mim”, disse a mãe do garoto, chorando muito e confirmando que o corpo do sobrinho, de 16, também acabou localizado na manhã de hoje.

O AFOGAMENTO
A família, moradora na Vila Liberdade, em Colombo, foi ao Litoral para passar o feriado, quando Raquel percebeu que o marido, o filho pequeno e dois sobrinhos, de 16 e 13 anos, estavam se afogando. Ela pediu então ajuda ao policial militar Pedro Leone Barão, soldado lotado no 22.º Batalhão da Polícia Militar, que estava de folga. Ele e outro policial pularam na água para tentar ajudar.

“A esposa nos sinalizou que percebeu a família se afogando. De pronto, entramos na água e resgatamos o Edson, marido dela, e a sobrinha. Infelizmente, a corrente levou cada um para um lado e foi difícil o resgate. Fui diretamente na adolescente, que estava de bruços, enquanto meu amigo policial tentou pegar o outro rapaz, mas ele já tinha engolido muita água e estava pesado, não sendo possível”, descreveu o PM.

Anúncio

O soldado disse que o sentimento por salvar duas vidas é de gratidão. “Na hora, não pensamos duas vezes. Ao mesmo tempo, fica a tristeza por não conseguir salvar a todos. Foi uma cena triste e chocante”, concluiu.

RESGATADOS
O marido de Raquel, que foi resgatado do mar, está bem e de alta hospitalar. A adolescente, de 13 anos, retirada já inconsciente do mar, permanece internada e se recupera bem.

Na foto a família antes de entrar no mar: Raquel (à esquerda), a sobrinha, que sobreviveu, o adolescente que não resistiu (ao centro), o menino que também morreu e o marido de Raquel, Edson (à direita), que foi resgatado.

Com informações da Banda B
Anúncio

Notícias

Movimentação nos portos do Paraná cresce 8% no acumulado de janeiro a outubro

Portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 57.633.026 toneladas em mercadorias nos dez primeiros meses do ano

Publicado

no

Por

Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 57.633.026 toneladas em mercadorias, representando um crescimento de 8% em comparação com o mesmo período do ano passado, que foi de 53.360.117 toneladas.

“Estamos continuamente aperfeiçoando nossa infraestrutura, investindo na expansão de nossa capacidade e na administração. O resultado disso é o crescimento constante da produtividade. Atualmente, somos os portos com a melhor gestão portuária do país e trabalhamos duro para manter o alto nível de qualidade exigido pelo mercado”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

A commodity com maior volume no período foi soja, com 12.851.300 toneladas exportadas em 2024, valor 4% maior que no mesmo período de 2023 (12.401.832). A soja em grão é utilizada como matéria-prima para indústrias de diversos segmentos, que vão desde o alimentício até os setores de cosméticos e plásticos.

A segunda commodity com maior volume foi de fertilizantes, com 8.960.380 toneladas importadas este ano. No ano passado, foram 7.908.320 toneladas movimentadas entre janeiro e outubro, um crescimento de 13%. Os portos paranaenses são o principal caminho para a entrada dessa commodity no país, representando 24% da movimentação nacional.

O terceiro segmento com maior operação foi a de contêineres, com 1.306.395 TEUs (unidade equivalente a contêineres de 20 pés de comprimento) movimentados tanto em importação quanto em exportação, representando um crescimento de 31% em comparação com 2023 (1.000.343 TEUs). Os contêineres com controle de temperatura lideram a movimentação, impulsionados pela grande demanda de carne congelada do Oriente Médio.

Anúncio

“Temos que considerar também o incremento da demanda por cargas conteinerizadas em nosso terminal de contêineres, que é o mais qualificado da América do Sul em relação à capacidade de movimentação. Tivemos mais de 1,3 milhão de TEUs movimentados até o final de outubro, um resultado excelente até o momento”, afirmou o diretor de Operações, Gabriel Vieira.

EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES – As importações pelos portos do Paraná foram o destaque do período. Ao todo, foram movimentadas 22.095.672 toneladas entre janeiro e outubro de 2024, em comparação com as 18.161.339 toneladas registradas no ano passado, o que representa um crescimento de 22%. As exportações apresentaram crescimento de 1% no período, passando de 35.198.778 toneladas em 2023 para 35.537.354 toneladas em 2024.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos

De acordo com MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.

Publicado

no

Por

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (25) maioria de votos para permitir a continuidade do uso de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo o país.

Até o momento, a Corte tem seis dos 11 votos do plenário para rejeitar um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pede a proibição da utilização de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos.

Para o MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.

Prevalece no julgamento virtual o voto do relator, ministro Cristiano Zanin. O ministro ressaltou que o cristianismo faz parte da formação da sociedade brasileira e que os feriados alusivos à religião, os nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do Brasil. Dessa forma, segundo o ministro, a manutenção dos símbolos nas repartições não é inconstitucional.

“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu Zanin.

O voto do relator foi seguido pelos ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin.

Anúncio

O julgamento virtual será finalizado nesta terça-feira (26).

Da Agência Brasil

Continuar Lendo

Notícias

PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana

Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura

Publicado

no

Por

Foto: Gabrielle Sversut/PCPR

De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.

O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.

PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.

Com informações da AEN

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.