Notícias
Empresa Portos do Paraná divulga regulamento para concurso de desenho
Para alunos do 5º ano de Paranaguá e Antonina
Já está no site da empresa pública Portos do Paraná o regulamento do concurso de desenho, acompanhado de uma frase, do Projeto Porto Escola, do 2º semestre de 2019. Participam alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 21 escolas de Paranaguá e 10 de Antonina.
A iniciativa é uma promoção da Portos do Paraná em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral, e da Prefeitura de Antonina, via Secretaria Municipal de Educação e Esportes.
O objetivo da ação é ensinar, de forma lúdica, a importância da atividade portuária para as economias local e nacional. Segundo a bióloga Jaqueline Dittrich, da Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná, o concurso é a segunda etapa do Projeto Porto Escola.
“Aliando o desenho à frase conseguimos analisar o envolvimento e o aproveitamento dos alunos diante das atividades desenvolvidas, assim como das informações apresentadas e da aplicação de materiais audiovisuais na palestra, além de avaliar o aproveitamento dos alunos na visitação à área de cais dos portos”, explicou Jaqueline.
CONCURSO
O desenho com frase deve ser inédito e elaborado pelos alunos, em papel A4, em uma única via. No verso devem constar a frase, o nome da instituição de ensino, nome do aluno e do professor.
Os desenhos devem ter sido criados em sala de aula, sob a supervisão dos professores que acompanharam as atividades no porto. As técnicas de criação e arte são livres. Os desenhos devem individuais e coloridos com lápis de cor ou canetas hidrográficas.
Os trabalhos serão julgados por uma comissão avaliadora composta de servidores representantes da empresa Portos do Paraná (Diretoria Ambiental e Comunicação), da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá e da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Antonina. Os critérios avaliados serão criatividade, originalidade e temática.
ENTREGA
Em Paranaguá, cabe a cada instituição de ensino participante reunir e entregar todos os trabalhos até às 17 horas do dia 25 de novembro, na secretaria municipal, em envelope lacrado. No dia seguinte, os mesmos serão repassados à Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná para análise e seleção de 12 trabalhos.
Em Antonina, os desenhos devem ser entregues até 14 de novembro, na secretaria municipal, também em envelope lacrado. O material será encaminhado à sede da Portos do Paraná, no edifício Barão de Teffé, em Antonina, no dia 20 de novembro, para análise e seleção de cinco trabalhos.
RESULTADO
O resultado será divulgado em 2 de dezembro no site da Portos do Paraná. No dia 6, no auditório Emir Roth, no Palácio Taguaré, sede da administração dos portos, haverá uma solenidade de premiação dos alunos vencedores.
Os 12 primeiros colocados de Paranaguá e os cinco de Antonina serão premiados com passeio de barco proporcionado pela praticagem, pela Baía de Paranaguá. O passeio será acompanhado das professoras. É necessário autorização expressa assinada pelos pais ou responsáveis e por um representante da secretaria municipal.
Da AEN
Notícias
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
De acordo com MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (25) maioria de votos para permitir a continuidade do uso de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo o país.
Até o momento, a Corte tem seis dos 11 votos do plenário para rejeitar um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pede a proibição da utilização de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos.
Para o MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
Prevalece no julgamento virtual o voto do relator, ministro Cristiano Zanin. O ministro ressaltou que o cristianismo faz parte da formação da sociedade brasileira e que os feriados alusivos à religião, os nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do Brasil. Dessa forma, segundo o ministro, a manutenção dos símbolos nas repartições não é inconstitucional.
“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu Zanin.
O voto do relator foi seguido pelos ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin.
O julgamento virtual será finalizado nesta terça-feira (26).
Notícias
PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana
Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura
De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.
O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.
Com informações da AEN
Notícias
Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná
Fatalidade ocorreu no final de semana
Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.
A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.
A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.