Ligue-se a nós

Notícias

Educação abre inscrições para o programa Formadores em Ação

Prazo encerra em 22 de fevereiro

Publicado

no

Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-Pr) abriu nesta sexta-feira (10/2) as inscrições para a primeira edição do ano do “Formadores em Ação”, programa de formação continuada para professores. O prazo vai até 22 de fevereiro e a inscrição pode ser feita pelo site www.rhseed.pr.gov.br.

Iniciado em julho de 2020, o programa Formadores em Ação é uma proposta de formação entre pares, em que professores da rede estadual lideram grupos de estudo voltados a professores da mesma disciplina ou área do conhecimento. Durante os encontros, são abordadas questões como uso de tecnologias, metodologias ativas e experiência em sala de aula.

Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, com base no conteúdo do roteiro proposto pela Seed-PR. Cada jornada feita pelos cursistas garante certificação de 40h e pontuação para a distribuição de aulas de 2024, enquanto os professores formadores também ganham bolsas.

Para as turmas deste 1º trimestre são cerca de 30 mil vagas para professores cursistas, com um número recorde de temas. Além de abranger todas as disciplinas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e as novas disciplinas do novo ensino médio paranaense, há uma ampla oferta de temas transversais – como avaliação da aprendizagem, observação de sala de aula e gestão de sala de aula – e outros temas voltados às plataformas educacionais (como o Redação Paraná), uma das novidades para este ano.

“Temos para esta primeira jornada de 2023 uma oferta de 58 temas direcionados à formação e atuação específica de cada professor. Também temos temas novos direcionados à modalidade de atuação, como educação profissional, educação em tempo integral, educação do campo, além de temas transversais”, explica o diretor de Educação da Secretaria, Anderfabio Oliveira dos Santos. 

Ao todo são 13  temáticas a mais do que no fim de 2022. O número ainda deve crescer para as turmas do 2º e 3º trimestres.

FORMADORES EM AÇÃO
O programa foi citado como exemplo de desenvolvimento de professores durante a pandemia em uma publicação editada por Fernando M. Reimers, da Universidade de Harvard, e Renato Opertti, do Bureau Internacional de Educação (BIE), da Unesco.

A obra lançada em novembro de 2021 é intitulada “Learning to build back better futures for education: Lessons from educational innovation during the covid-19 pandemic” – em tradução livre, “Aprendendo a reconstruir futuros melhores para a educação: Lições de inovação educacional durante a pandemia de Covid-19”.

Um dos capítulos é dedicado às competências digitais de professores, trazendo exemplos de programas de desenvolvimento profissional no Brasil – incluindo o Formadores em Ação. Com o título “Competência digital como um facilitador para o desenvolvimento profissional de professores”, o capítulo foi escrito por Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

Da AEN

Notícias

VÍDEO: Rapaz leva facada na cabeça em briga dentro de ônibus em Curitiba

Confusão entre jovens foi na linha Santa Cândida – Capão Raso

Publicado

no

Por

Foto: Reprodução

Uma briga entre jovens dentro de um ônibus biarticulado da linha Santa Cândida – Capão Raso, do transporte municipal de Curitiba, no início da tarde de terça-feira (15), deixou uma pessoa ferida por arma branca. Um dos envolvidos estava com uma faca e acertou outro homem na região da cabeça.

Imagens gravadas por passageiros mostram um dos rapazes portando um faca e deferindo golpes contra outros jovens dentro do utilitário. Também é possível ver que passageiros ficam assustados e saem do veículo. As imagens são fortes.

De acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs), o veículo saiu do Terminal Boa Vista e parou em frente à garagem da empresa, que fica perto do terminal onde a Guarda Municipal (GM) foi acionada e conseguiu deter o jovem e apreender a faca usada na briga.

Ninguém soube repassar informações sobre o motivo da agressão.

Continuar Lendo

Notícias

Paranaguá Saneamento reforça compromisso com o meio ambiente em ações sustentáveis

Em setembro, concessionária realizou ações com a comunidade com o objetivo de conscientizar a preservação ambiental.

Publicado

no

Por

A Paranaguá Saneamento, empresa do grupo Iguá, segue atuando em prol da sustentabilidade e preservação ambiental. Recentemente, a concessionária promoveu duas importantes ações no município de Paranaguá, reforçando o compromisso de contribuir com o desenvolvimento sustentável da região.

No dia 19 de setembro, a companhia organizou um mutirão de limpeza nas praias da Ilha do Mel, uma das principais áreas turísticas e de preservação ambiental do litoral paranaense. A ação contou com a participação de voluntários da Paranaguá Saneamento e de outras instituições, resultando na coleta de aproximadamente 3 toneladas de resíduos, incluindo plásticos, isopor, sucatas e metais.Além disso, em 26 de setembro, a empresa realizou o plantio de árvores na Praça Alfredo Budant, em Paranaguá. Essa iniciativa tem como objetivo não apenas aumentar as áreas verdes da cidade, mas promover a conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente. A ação também é uma medida de compensação devido aos transtornos que possam ser ocasionados pelas obras da concessionária na região, obras estas que trazem benefícios ao meio ambiente e para a população, através da universalização da coleta e tratamento de esgoto em toda a área urbana regular do município.“Essas iniciativas reforçam nosso compromisso com o meio ambiente e com a comunidade de Paranaguá. Sabemos que ações como o plantio de árvores e a limpeza das praias são essenciais para garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, afirmou Eric W. Maffazzioli, diretor operacional da Paranaguá Saneamento.

Com essas atitudes, a concessionária reafirma sua missão de preservar o meio ambiente e contribuir para a qualidade de vida da população local, trabalhando em parceria com a comunidade e outras instituições na promoção de práticas sustentáveis.

Continuar Lendo

Notícias

Paraná registra 239 novos casos de dengue em uma semana

Já são 2.699 casos confirmados neste período epidemiológico; nenhum óbito

Publicado

no

Por

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou nesta terça-feira (15) o informe semanal da dengue. De acordo com o novo boletim da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, foram registradas mais 2.355 notificações da doença, com 239 novos casos, sem óbitos na última semana.

Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 21.941 notificações, 2.699 casos confirmados e nenhuma morte em decorrência da dengue.

Ao todo, 343 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 220 possuem casos confirmados.

OUTRAS ARBOVIROSES
Informações sobre chikungunya e zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, constam nesse mesmo documento. Neste período foram confirmados sete casos de chikungunya, sendo registradas 159 notificações da doença no Estado. Com relação ao zika vírus, até o momento ocorreram sete notificações, sem casos confirmados.

A Sesa reforça a importância da remoção de criadouros para a eliminação de qualquer local ou recipiente que possa acumular água.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Da AEN

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.