Notícias
Dia do Cliente: Iguá foca na excelência do atendimento para mais de 7 milhões de brasileiros
Companhia reforça a cultura em inspirar colaboradores por meio do Projeto de Encantamento
Prestes a comemorar o Dia do Cliente, no dia 15 de setembro, a Iguá, umas das principais empresas do setor no Brasil, trabalha diariamente para fazer da área de infraestrutura um setor de excelência na prestação de serviço. Desde sua criação, há cinco anos, a companhia busca eficiência no atendimento ao consumidor, tanto nas lojas, como nos canais digitais e nos serviços de campo.
Para inspirar colaboradores a executarem todas as atividades com o objetivo de perceber e atender com excelência, a companhia criou o Projeto de Encantamento. “Mais do que atender, é preciso entender quem está do outro lado, sentir suas necessidades e estabelecer um diálogo para que se consiga solucionar os problemas identificados”, explica João Paulo Grunert Serra, diretor de clientes da Iguá Saneamento.
Com esse propósito, a Iguá Saneamento foi a 1ª empresa do setor no país a utilizar o NPS (Net Promoter Score) para medir a satisfação de seus clientes, com avaliações realizadas semanalmente para identificar oportunidades de melhoria em seus processos e mitigar problemas com rapidez.
Na busca pela satisfação do cliente, a empresa também criou o Digi Iguá, plataforma on-line onde o cliente encontra diversos serviços e soluções rápidas para facilitar o seu dia a dia, como o pagamento de contas via PIX ou cartão de crédito, emissão de 2ª via e acompanhamento do seu consumo.
Ainda na esteira de levar facilidades e bem-estar à população, a Iguá destaca algumas das ações que asseguram uma prestação adequada dos serviços de água e esgoto, como por exemplo, um detalhado estudo referente ao plano de segurança hídrica, mapeando as condições dos mananciais de suas operações pelo Brasil. Baseado na avaliação de riscos, o plano prevê o equilíbrio entre a demanda do sistema e a disponibilidade das fontes atuais.
A partir disso, foi estabelecido um índice para representar o nível de segurança de cada manancial e as equipes de engenharia da concessionária atuam para que esse indicador se mantenha em patamares adequados.
Ações como estas estão relacionadas com as frentes do plano estratégico de sustentabilidade da Iguá, o SERR, criado para transformar a empresa em referência para as questões ESG no saneamento, no mundo. A sigla SERR representa os quatro pilares essenciais que orientam a atuação em todas as unidades operacionais da companhia: Segurança hídrica, Eficiência na produção e distribuição de água, Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto, e Respeito às pessoas.
Atualmente, o grupo dirige 20 operações, com atuação em 39 municípios e seis estados. Cerca de 7 milhões de pessoas são beneficiadas pelos serviços da Iguá. A companhia alcançou a cobertura de 98% da rede de água e um aumento de 30% da população atendida da rede de esgoto, com um total de 220 bilhões de litros tratados por ano.
Os dados acima traduzem o empenho, investimento e esforço da Iguá em alcançar seu principal objetivo: ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. “Queremos ser reconhecidos pelo valor que agregamos à comunidade e pelo nosso relacionamento de profundo respeito ao cliente e ao meio-ambiente”, conclui Serra.
Sobre a Iguá
Controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros, com 20 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas.
Sobre a Paranaguá Saneamento – Por meio de concessão plena com validade de 48 anos, a concessionária assumiu o gerenciamento e a operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade em 2001. A Paranaguá Saneamento atende a 155 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, companhia que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Notícias
PM recupera carro furtado e prende suspeito de roubo em Paranaguá
Homem estaria envolvido em crime ocorrido no Centro Histórico
A Polícia Militar recuperou um veículo com registro de furto em Paranaguá e prendeu um homem suspeito de roubo, no qual o mesmo carro foi utilizado para a fuga.De acordo com a ocorrência, por volta das 13h de sexta-feira (22), uma equipe da Rádio Patrulha da PM realizava policiamento ostensivo no bairro Bockmann quando avistou um automóvel GM Corsa preto, que constava como furtado.
Ao verificarem a situação, os policiais encontraram o carro estacionado, destrancado, sem chaves e sem bateria. O motor ainda estava quente, indicando que o veículo havia sido abandonado recentemente.
Enquanto estavam no local, os militares receberam informações de um policial de folga que informou que indivíduos haviam utilizado o carro para cometer um roubo durante a madrugada. Na ocasião, um homem ameaçou uma mulher com uma faca de cozinha e subtraiu seu celular e dinheiro no Centro Histórico.
Dando sequência às diligências, os policiais foram informados sobre a presença de um dos suspeitos nas proximidades do local onde o veículo foi encontrado. Logo após, conseguiram abordar dois homens, mas nada ilícito foi encontrado com eles.
No entanto, fotos dos abordados foram enviadas via WhatsApp para a vítima do roubo, que reconheceu um dos abordados como autor do crime.
Welington Cardoso, de 36 anos, foi identificado como sendo o homem que estava com a faca encontrada no veículo utilizado no assalto. Ao ser questionado, Welington negou envolvimento, mas afirmou que quem estava com a faca era outro indivíduo e forneceu o nome do suposto autor.
Porém, diante dos fatos, o outro homem abordado foi liberado no local e Welington foi encaminhado à Delegacia Cidadã junto com o veículo recuperado, a faca utilizada no crime e a vítima orientada para os procedimentos legais cabíveis.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estão