SITE VERDADEIRO: Na maioria das vezes o nome do site é o mesmo do leiloeiro oficial registrado na Junta Comercial; alguns usam um nome fantasia, mas todos informam sobre suas credenciais de leiloeiro oficial responsável
SITE FALSO: Todos têm um nome fantasia, não tem o nome do responsável e só atendem via celular ou WhatsApp
e em destaque na página principal você ler: ENTREGA GARANTIDA – CADASTRE-SE – DÊ SEU LANCE todos têm anúncio pago no Google que se estendem para o site OLX e outros.
SITE VERDADEIRO: Cada leiloeiro oficial tem o layout (formato) do seu site diferenciado e personalizado com o nome completo e número de matrícula na Junta Comercial do Estado, tem telefone fixo e outros meios de comunicação.
SITE FALSO: Sempre o mesmo formato e conteúdo. Toda comunicação é via WhatsApp, inclusive solicitam o envio de cópias dos documentos das vítimas para se cadastrar, mudam de nome e celular logo após enganarem a vítima. Alguns, quando perguntados, informam o nome de um leiloeiro registrado sem o conhecimento do mesmo.
SITE VERDADEIRO: Não exige cadastro prévio para visitação dos bens ou veículos. O local, dia e hora constam no site, fornecem a relação dos veículos por escrito com as condições de venda impressa para qualquer interessado visitante.
SITE FALSO: Obriga você a se cadastrar previamente, enviar cópias dos seus documentos pessoais via WhatsApp. As fotos dos veículos são falsas, o endereço é falso, inexistente ou de difícil localização. De posse dos seus dados pessoais cadastrados fazem ameaças, cobram uma multa caso você cancele a compra e poderão usar os seus dados para fins criminosos quando quiserem.
SITE VERDADEIRO: O menu é completo e varia conforme o leiloeiro. As informações são precisas e confiáveis.
SITE FALSO: O menu é sempre o mesmo e todas informações são falsas. Os textos não condizem com o título e são sempre estes: Home, Sobre nós, o Leiloeiro, Contato, Cadastro e Login. Ao acessar o menu, nada informa. Conforme o assunto pesquisado, contém mensagem completamente diferente e sem nexo. No FALE CONOSCO ao enviar um e-mail ocorre sempre um “erro” e não envia.
SITE VERDADEIRO: A terminação do site é sempre .com.br (ponto com ponto br) e é registrado no Brasil (registroBR).
SITE FALSO: A terminação é sempre .com (ponto com). O site é registrado fora do Brasil para não identificar os responsáveis.
SITE VERDADEIRO: Nunca pede para você fazer o cadastro para poder visitar os bens no pátio do leiloeiro, informa o local onde você vai e tem acesso aos veículos, sem precisar fazer cadastro para visitação o horário é diário sem nenhuma restrição ou exigência.
SITE FALSO: Exige que você faça o cadastro antes, limita (dificulta)o dia e horário para ver os bens que não existem. O local indicado é falso. Geralmente usam uma foto da localização do Google Maps, e sempre situado na periferia de São Paulo, de difícil localização.
SITE VERDADEIRO: O Pagamento do veículo ou bem arrematado é feito somente no nome do leiloeiro oficial e nunca em dinheiro.
SITE FALSO: A sua oferta (ou lance) sempre será a vencedora. Em seguida pedem que você deposite o valor do seu lance na conta bancária de um “representante financeiro”membro da quadrilha. Este representante não existe no leilão oficial verdadeiro e em lugar nenhum.
SITE VERDADEIRO: As modalidades de leilão são também presenciais, onde você vê os veículos e faz a sua oferta, e o leilão online via site do leiloeiro com todas informações sobre dia, local e hora para realização do leilão e visitação dos bens.
SITE FALSO: Informa que o leilão é presencial e online, mas só existe o falso leilão online. Se perguntado dão o nome de um leiloeiro oficial registrado. Você pesquisa e realmente encontra, só que estão usando o nome do leiloeiro oficial ilegalmente, para enganar você.
SEJA PRUDENTE PARA NÃO SER ENGANADO:
Nunca faça o seu cadastro sem antes ver e examinar os bens pessoalmente.
Não pague nada adiantado em nome de quem você não conhece (o tal “representante financeiro”).
Evite comprar em leilão online (via internet), compre somente no leilão presencial com a presença do leiloeiro, sua equipe e demais interessados.
Pesquisando alguns sites de leilão online percebe-se, pelo ordenamento das fotos dos veículos, pelo formato (layout), pelo texto interno do menu principal do site falso, que o idealizador e o web designer são os mesmos, com o conteúdo igual em todos sites, o que leva a crer tratar-se de uma única quadrilha de estelionatários. Alguns já foram presos pelo mesmo crime.