Notícias
Covid-19: Litoral recebe mais 1.350 doses da vacina CoronaVac/Sinovac
Doses do imunizante devem chegar ainda nesta quinta-feira (4)
A 1ª Regional de Saúde, que atende os 7 municípios do Litoral do Paraná, deve receber nesta quinta-feira (04), 1.350 doses da vacina CoronaVac/Sinovac contra a Covid-19. A distribuição, feita pelo governo do Estado, começou na quarta-feira (03).
No total são 67.260 doses do imunizante produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.
A prioridade de vacinação é para idosos entre 80 e 84 anos, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI). O montante equivale a 45,8% da remessa de 146.800 encaminhadas pelo Ministério da Saúde.
Outras 73.400 aplicações seguirão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para garantir a imunização por completo de quem receber a primeira dose – o intervalo entre aplicações é de 15 a 28 dias de acordo com a bula do medicamento.
A diferença, com 6.140 doses, está reservada para trabalhadores da saúde.
O mapeamento dos profissionais será definido nos próximos dias pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).
Cascavel – Devido à gravidade do momento, com o aumento do número de casos e a escassez de leitos disponíveis, a 10ª Regional de Saúde, de Cascavel, foi a primeira a receber os imunizantes.
O lote com 8.760 aplicações foi encaminhado, ainda na quarta-feira, por meio de uma das aeronaves do Governo do Estado.
Desse total, 7.360 doses ficarão na cidade de Cascavel – o Ministério da Saúde disponibilizou um fundo extra com 6 mil conjuntos de vacinação para o município.
As outras 20 Regionais que completam o sistema público de saúde do Paraná, também começam a receber a nova remessa.
“Vamos fazer a distribuição conforme o Ministério da Saúde preconizou, priorizando neste momento a vacinação de idosos. É, sem dúvida, o grupo que mais sofre e com o maior número de mortes”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Total – O Paraná recebeu até o momento 853 mil doses. Da Coronavac/Instituto Butantan foram:
- 600 no 1º lote,
- 600 no 2º lote,
- 200 no 3º lote,
- 800 no 4º lote,
- 800 neste 5º lote,
- Além de mais 189.000 doses da Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz.
O Paraná atingiu 323.019 pessoas vacinadas com as duas doses. De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão do Paraná é de vacinar cerca de 4 milhões de pessoas até maio.
“Para isso queremos e precisamos que mais doses sejam encaminhadas pelo Ministério. O cenário é dramático, muito grave. Apesar de todo o esforço do Paraná com a maior abertura de leitos da história, não temos mais equipes e equipamentos. Apelo para o bom senso dos paranaenses”, disse Beto Preto.
Veja a quantidade de doses que cada Regional de Saúde vai receber:
- 1ª RS – Paranaguá – 1.350 doses
- 2ª RS – Metropolitana – 16.420 doses
- 3ª RS – Ponta Grossa – 2.800 doses
- 4ª RS – Irati – 840 doses
- 5ª RS – Guarapuava – 2.010 doses
- 6ª RS – União da Vitória – 890 doses
- 7ª RS – Pato Branco – 1.390 doses
- 8ª RS – Francisco Beltrão – 2.110 doses
- 9ª RS – Foz do Iguaçu – 1.790 doses
- 10ª RS – Cascavel – 8.760 doses
- 11ª RS – Campo Mourão – 2.260 doses
- 12ª RS – Umuarama – 2.110 doses
- 13ª RS – Cianorte – 980 doses
- 14ª RS – Paranavaí – 1.890 doses
- 15ª RS – Maringá – 5.030 doses
- 16ª RS – Apucarana – 2.460 doses
- 17ª RS – Londrina – 6.320 doses
- 18ª RS – Cornélio Procópio – 1.770 doses
- 19ª RS – Jacarezinho – 1.880 doses
- 20ª RS – Toledo – 2.450 doses
- 21ª RS – Telêmaco Borba – 820 doses
- 22ª RS – Ivaiporã – 930 doses
TOTAL – 67.260 doses.
Com informações da ANPR
Notícias
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
De acordo com MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (25) maioria de votos para permitir a continuidade do uso de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo o país.
Até o momento, a Corte tem seis dos 11 votos do plenário para rejeitar um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pede a proibição da utilização de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos.
Para o MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
Prevalece no julgamento virtual o voto do relator, ministro Cristiano Zanin. O ministro ressaltou que o cristianismo faz parte da formação da sociedade brasileira e que os feriados alusivos à religião, os nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do Brasil. Dessa forma, segundo o ministro, a manutenção dos símbolos nas repartições não é inconstitucional.
“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu Zanin.
O voto do relator foi seguido pelos ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin.
O julgamento virtual será finalizado nesta terça-feira (26).
Notícias
PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana
Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura
De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.
O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.
Com informações da AEN
Notícias
Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná
Fatalidade ocorreu no final de semana
Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.
A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.
A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.