Notícias
Comemoração da Padroeira do Paraná movimenta Paranaguá
205ª PROCISSÃO DOS MILAGRES REUNIU MILHARES
Agora Litoral
O tempo colaborou e, no feriado da Proclamação da República, milhares de pessoas estiveram na Festa de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, participando da Procissão dos Milagres – que acontece há 205 anos.
A manhã começou movimentada no bairro do Rocio. Mais de 500 excursões chegaram trazendo devotos e turistas de todo o estado, dos estados vizinhos e de diversos lugares do país. Estes juntaram-se à população da “Cidade Mãe do Paraná” para celebrar Nossa Senhora do Rocio, a Padroeira do Estado.
O público presente na Missa Campal e na Procissão Solene foi o maior já registrado no dia principal, 15 de novembro. Os festejos são realizados há 205 anos e a devoção à Nossa Senhora do Rocio aumenta a cada ano, tanto pela beleza da festa organizada pelos Redentoristas do Santuário, com 43 equipes de trabalho, quanto pelos relatos de graças e até milagres alcançados com orações.
Com a cidade passando por obras importantes para melhorar o acesso, os ônibus, veículos e pessoas estavam sendo orientados pelos fiscais de trânsito, pela população local e pela equipe de voluntários do Santuário. “Tudo transcorreu dentro do espírito de paz, fé e alegria, próprios desta festa importante para o turismo religioso do Brasil”, comentou o reitor do Santuário, Padre Joaquim Parron.
A missa solene, celebrada pelo bispo diocesano Dom Edmar Peron, teve a participação de muitos sacerdotes, de religiosos e um grande número de fiéis. Na homilia Dom Edmar citou que a devoção mariana no Paraná é forte e antiga, porque ali foi edificada a primeira igreja no Brasil dedicada a Nossa Senhora: a Catedral de Paranaguá.
O show do Padre Reginaldo Manzotti, concentrou e animou o povo na Praça da Fé. Logo em seguida, foi organizada a saída da “Procissão dos Milagres”, ápice da comemoração. O sol apareceu e o povo compareceu; muitos saíram do Santuário e outros foram se juntando ao longo do trajeto de 3 km. Milhares de pessoas chegaram ao Centro Histórico seguindo a imagem que foi colocada na Catedral.
Para encerramento do dia, o palco central da festa recebeu o cantor Moacyr Franco que, como um grande showman, conversou, interagiu e cantou com a animada platéia que permaneceu até o final da comemoração.
SERVIÇO
205ª FESTA ESTADUAL DE NOSSA SENHORA DO ROCIO
– PADROEIRA DO PARANÁ – até 18 de novembro de 2018
Local: Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio
Bairro do Rocio – Paranaguá – Paraná
Atividade sociais, diversão, gastronomia e show musicais
Dia 17 – Missa 19 horas, depois atividades e show na Praça da Fé; Dia 18 – 8:30, 11:30 e 19 horas Missa com a bênção de NSra do Rocio; 20h – Promoção de Prêmios
www.santuariodorocio.com
facebook.com/santuario.nsdorocio
Notícias
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
De acordo com MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (25) maioria de votos para permitir a continuidade do uso de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo o país.
Até o momento, a Corte tem seis dos 11 votos do plenário para rejeitar um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pede a proibição da utilização de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos.
Para o MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
Prevalece no julgamento virtual o voto do relator, ministro Cristiano Zanin. O ministro ressaltou que o cristianismo faz parte da formação da sociedade brasileira e que os feriados alusivos à religião, os nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do Brasil. Dessa forma, segundo o ministro, a manutenção dos símbolos nas repartições não é inconstitucional.
“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu Zanin.
O voto do relator foi seguido pelos ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin.
O julgamento virtual será finalizado nesta terça-feira (26).
Notícias
PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana
Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura
De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.
O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.
Com informações da AEN
Notícias
Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná
Fatalidade ocorreu no final de semana
Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.
A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.
A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.