Notícias
Cidade de Antonina registra mais duas mortes por dengue
Em todo Paraná sete pessoas morreram e mais de 12 mil novos casos da doença foram confirmados em uma semana
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta terça-feira (27) mais sete mortes e 12.637 novos casos de dengue no Paraná em apenas uma semana. Segundo a Sesa, é o maior número de casos registrados em boletim deste período epidemiológico, que começou em julho de 2023.
Conforme o boletim epidemiológico, as novas mortes foram registradas no período de 12 de janeiro a 14 de fevereiro nas seguintes cidades:
- Quedas do Iguaçu– o falecimento de uma mulher, de 43 anos, sem comorbidades.
- Cascavel– uma mulher, de 29 anos, sem comorbidades;
- Capitão Leônidas Marques– uma mulher, de 82 anos, com comorbidades;
- Paranavaí– um homem de 92 anos, também com comorbidade;
- Dois Vizinhos– um homem de 72 anos, com comorbidades;
Antonina – um homem de 57 anos e uma mulher de 49 anos, ambos sem comorbidades;
O boletim informa que 352 municípios paranaenses têm casos de dengue confirmados.
No total, segundo a secretaria, 23 pessoas morreram em decorrência da dengue e 58.567 casos foram confirmados, dos quais 1.482 considerados severos, desde o início do período epidemiológico.
Dos casos confirmados, 52.036 são autóctones, ou seja, quando a doença foi contraída na cidade onde a pessoa mora. Outros 37.436 casos são investigados.
As regionais com mais casos confirmados de dengue até ao momento são as de Apucarana (13.019), Cascavel (6.555), Londrina (5.138), Maringá (4.998) e Paranavaí (4.736).
Os municípios com o maior número de casos de acordo com a Sesa são Apucarana (8.991), Londrina (4.057), Maringá (2.780), Paranavaí (2.346), Ivaiporã (2.173) e Cascavel (2.023).
O mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, também é responsável pela transmissão da zika e chikungunya. Durante o mesmo período, conforme a Sesa, não houve confirmação de casos de zika.
Em relação a chikungunya o estado tem 618 notificações, 68 casos confirmados da doença – sendo 46 deles autóctones, – e nenhuma morte.
Brasil já registra metade dos casos contabilizados em 2023
Com 920.427 casos prováveis de dengue desde 1º de janeiro, o país já contabiliza mais da metade do total de diagnósticos da doença identificados por estados e municípios ao longo de todo o ano de 2023, quando foram registrados 1.658.816 casos.
Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde mostram que, no ano passado, o coeficiente de incidência da dengue no país foi de 777,6 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. O coeficiente registrado atualmente é de 453,3 casos, sendo que o pico da doença, segundo autoridades sanitárias, ainda não foi atingido.
Em 2023, os estados com maior número absoluto de casos da doença eram Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo.
Este ano, Minas Gerais segue liderando o ranking, com 311.333 casos. Nas posições seguintes estão São Paulo (161.397), Distrito Federal (98.169), Paraná (94.361) e Rio de Janeiro (71.494).Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom
Confira o boletim AQUI. Mais informações sobre a dengue estão AQUI.
Da Agência Brasil e Sesa Pr
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.