Notícias
Ciclone atinge Litoral e provoca estragos
BARCOS AFUNDARAM E ATÉ O FERRY BOAT ENCALHOU
Agora Litoral
Um ciclone atingiu o litoral do Paraná na tarde de quarta-feira (16). De acordo com a Defesa Civil, as cidades mais afetadas foram Guaratuba e Matinhos, mas outros municípios também foram atingidos pelos fortes ventos. O temporal durou 40 minutos e as rajadas de vento ultrapassaram 80 km por hora.
Uma pessoa ficou ferida durante o temporal. A vítima é um homem que caiu do telhado ao tentar cobrir uma residência com lona. Ele foi socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro de Guaratuba e, após, encaminhado ao Hospital Regional do Litoral em Paranaguá. Não se sabe até o momento o estado de saúde dele.
Na baía de Guaratuba o ferry boat chegou a encalhar em um banco de areia. Militares realizaram o resgate da balsa, que estava com passageiros. Ninguém ficou ferido.
Praticamente toda cidade de Guaratuba ficou sem energia elétrica. Alguns barcos afundaram. Por causa do vendaval, uma estrutura montada para um evento de rodeio em Guaratuba chegou a cair. O evento deve ser adiado, de acordo com a Prefeitura Municipal. Os prejuízos foram sentidos principalmente na área central da cidade.
Em Matinhos, três escolas e um centro municipal foram danificados, de acordo com a Defesa Civil do Paraná. Pontal do Paraná também sentiu os reflexos da ventania, que veio antes da chuva. A área central de Paranaguá também foi atingida. Vários estabelecimentos comerciais ficaram até três horas sem energia elétrica.
Marinha emitiu nota
“A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), informa que por volta das 16h20 do dia 16 de janeiro de 2019 um forte vento com chuva atingiu a região de Guaratuba-PR e deixou à deriva o rebocador “F5” e a balsa “Sonica 3”, da empresa concessionária da travessia do Ferry Boat Guaratuba-Caiobá. As embarcações, que faziam no momento do temporal o trajeto de Guaratuba para Caiobá, foram empurradas para fora da Baía de Guaratuba e encalharam na Barra, próximo ao mar aberto.
A equipe de militares da CPPR, que atua destacada em Guaratuba-PR para a Operação Verão 2018/2019, prestou apoio para localizar as embarcações. Na sequência, os militares coordenaram as manobras de substituição do rebocador visando a salvaguarda da vida dos passageiros e a segurança da navegação. A balsa de travessia foi resgatada e os passageiros levados para o destino em Caiobá por volta das 17h30 sem ferimentos. O rebocador “F5” permanece encalhado.
Um Inquérito Administrativo será aberto com o objetivo de apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades dos fatos.”
Notícias
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
De acordo com MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta segunda-feira (25) maioria de votos para permitir a continuidade do uso de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo o país.
Até o momento, a Corte tem seis dos 11 votos do plenário para rejeitar um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pede a proibição da utilização de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos.
Para o MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado.
Prevalece no julgamento virtual o voto do relator, ministro Cristiano Zanin. O ministro ressaltou que o cristianismo faz parte da formação da sociedade brasileira e que os feriados alusivos à religião, os nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do Brasil. Dessa forma, segundo o ministro, a manutenção dos símbolos nas repartições não é inconstitucional.
“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu Zanin.
O voto do relator foi seguido pelos ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin.
O julgamento virtual será finalizado nesta terça-feira (26).
Notícias
PCPR leva diversos serviços à população de Morretes nesta semana
Atendimento acontece de terça a sexta-feira, na Prefeitura
De terça-feira (26) a quinta-feira (28), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária, orientações e exposições à população de Morretes. Registro de boletins de ocorrência, atividades lúdicas, demonstrações de perícia papiloscópica e exposição de materiais táticos e bélicos, além da confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem agendou previamente, serão os serviços ofertados.
O PCPR na Comunidade estará na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, das 9h às 17h.
PCPR NA COMUNIDADE
O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços públicos.
Com informações da AEN
Notícias
Criança de 3 anos morre afogada ao cair em piscina em Pontal do Paraná
Fatalidade ocorreu no final de semana
Uma fatalidade ocorrida na sexta-feira (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, devastou uma família da cidade de Imbituva, nos Campos Gerais. Emanuel Santos de Antoni, de apenas 3 anos, morreu afogado ao cair na piscina onde a família estava hospedada.
A vítima foi encaminhada ao hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reanimá-la. Após a confirmação do óbito, o corpo do menino foi encaminhado ao IML de Paranaguá para exames complementares.
A trágica morte de Emanuel comoveu a região e mensagens de apoio e solidariedade tomaram conta das redes sociais neste final de semana. O velório e sepultamento do menino ocorreu no sábado (23), em Imbituva, cidade onde a família reside.