Ligue-se a nós

Notícias

Centro de Documentação Histórica do Litoral comemora um ano de funcionamento

Vinculado à Unespar, o CDoc. H Litoral abriga 14.619 documentos do período de 1840 a 1969

Publicado

no

O Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná (CDoc. H Litoral) completou nesta quarta-feira (26/7), um ano de serviço. O CDoc. H Litoral é o primeiro Centro de Documentação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e atualmente está vinculado às atividades da direção do campus de Paranaguá, por meio da assinatura do termo de cooperação técnica entre a Unespar e a Prefeitura, desenvolvendo suas atividades no prédio do Arquivo Municipal, localizado na rua João Eugênio, na região central da cidade.

O CDoc. H Litoral tem como objetivo preservar documentos históricos da região do Litoral do Paraná e em especial Paranaguá, por meio de higienização, catalogação, inventário e pesquisa de documentação histórica. Atualmente está sob sua responsabilidade a documentação da I Vara Criminal e a documentação do Arquivo Público Municipal de Paranaguá.

A ideia de criação do CDoc. H Litoral surgiu de uma demanda do colegiado de História, do campus de Paranaguá, que necessitava de um espaço para conscientizar a comunidade acerca da preservação histórica local e regional, com documentos arquivados permanentemente. O colegiado também buscou incentivar a produção científica por meio desses documentos, fazendo com que o arquivo fosse um laboratório para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

De acordo com a coordenadora do Órgão e professora do colegiado de História, Liliane da Costa Freitag, atualmente o CDoc. H Litoral tem 14.619 documentos sob sua responsabilidade, vindos somente do Fundo do Arquivo Municipal da Prefeitura de Paranaguá, entre o período de 1840 a 1969. 

“Já expandimos essa tabela de temporalidade para o ano de 1985, quando se encerra o período militar. Nesse caso, esse número irá aumentar significativamente. Temos ainda o Fundo da I Vara Criminal da Comarca de Paranaguá que compreende o período de 1867 a 1985 com aproximadamente 7.162 processos”, explicou.

Anúncio

Liliane comenta que estão em tratativas com a Vara de Família de Paranaguá, para incorporar à Coordenadoria, mais 21.888 processos que correspondem ao período de 1920 a 1990. 

“Somando o Fundo do Arquivo Municipal, a I Vara Criminal e a Vara de Família de Paranaguá, teremos um total de 43.669 documentos para serem preservados, tratados e disponibilizados para a sociedade”, destacou. 

A coordenadora comentou que o serviço aumentará mais ainda, pois também estão em tratativas para incorporar ao CDoc. H Litoral toda a Documentação da Comarca de Paranaguá desde o período colonial.

O CDoc. H Litoral conta com uma equipe de 17 pessoas, entre bolsistas e voluntários/as de projetos de extensão e Iniciação Científica (IC), além de docentes que também desenvolvem trabalhos junto à Coordenadoria. 

“Desde que começamos nossos projetos no CDoc. H Litoral, já percebemos uma mudança de olhar dos/as acadêmicos/as do curso de História, para a pesquisa e para a extensão”, relatou a coordenadora.

Anúncio

Para que a iniciativa do CDoc. H Litoral chegasse à comunidade litorânea, a equipe também passou a desenvolver projetos educativos, como:

– Rodas de conversa com escolas e demais projetos da Unespar;

– Participação em feiras de profissões em escolas de Paranaguá e na Unespar;

– Minicursos – Legislação preservacionista;

– Visitas guiadas com palestra de educação patrimonial;

Anúncio

– Criação de projeto expográfico itinerante para espaços públicos;

– Edição de boletim informativo e Instagram (@cdoc.h_litoral);

– Semana acadêmica do colegiado de História e conferência para a comunidade;

– Diálogo com pesquisadores e com instituições de memórias;

– Oficinas – Paleografia.

Anúncio

Liliane ressaltou que “os projetos desenvolvidos no CDoc. H Litoral divulgam a riqueza da documentação histórica existente em Paranaguá, visando estimular a comunidade no interesse pela história, pela memória e pela construção de políticas públicas de preservação documental”.

Até o momento o CDoc. H Litoral rendeu os seguintes resultados:

– IC concluída: 6

– IC em andamento: 7

– Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) concluído: 1

Anúncio

– TCC em andamento: 5

– Dissertação em andamento: 1

– Projeto de Tese: 1

– Textos completos publicados em anais de eventos: 4

Da Unespar

Anúncio
Anúncio

Notícias

Paranaguá Saneamento alerta sobre os riscos de descartar lixo na rede de esgoto

Capacete de motociclista, cone de trânsito e até roupas são exemplos de itens já encontrados pela companhia

Publicado

no

Por

A Paranaguá Saneamento, responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, faz um importante alerta à população: o descarte irregular de resíduos sólidos na rede de esgoto pode causar grandes prejuízos à infraestrutura, ao meio ambiente e à saúde pública. Entre os itens encontrados nas tubulações da cidade estão capacetes de motociclista, cones de trânsito, roupas e até brinquedos.

Esse tipo de descarte inadequado é uma das principais causas de entupimentos e transbordamentos na rede de esgoto, prejudicando o funcionamento do sistema e gerando riscos de contaminação ambiental. “A rede coletora de esgoto é projetada exclusivamente para receber água utilizada nas residências, como a proveniente de pias, chuveiros e vasos sanitários. Quando resíduos sólidos são descartados nela, obstruções podem ocorrer, causando desde danos à estrutura até o refluxo de esgoto para ruas e imóveis”, explica Eric Maffazzioli, diretor operacional da Paranaguá Saneamento.

Os impactos vão além dos transtornos imediatos. Entupimentos na rede podem gerar alagamentos em dias de chuva, comprometer o tratamento do esgoto e contribuir para a proliferação de doenças. A empresa reforça que a população deve utilizar os sistemas de coleta de lixo adequados e respeitar a finalidade das redes de esgoto.

“Cuidar da infraestrutura de saneamento é responsabilidade de todos. Quando cada um faz a sua parte, garantimos um sistema mais eficiente, protegemos o meio ambiente e asseguramos a saúde de toda a comunidade”, complementa Eric.

A companhia disponibiliza canais de atendimento para que os moradores possam tirar dúvidas ou denunciar irregularidades. Basta entrar em contato através da central 0800 4000 520, pelo WhatsApp (41) 99244-5030 ou na loja de atendimento presencial localizada na Rua Vieira dos Santos, 333 – Campo Grande.

Anúncio
Continuar Lendo

Notícias

Aberto período de matrículas para a educação infantil de Paranaguá

Cadastramento acontece até o dia 29, na arena Albertina Salmon

Publicado

no

Por

A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá (SEMEDI) realiza na arena Albertina Salmon, a primeira chamada para matrículas na rede infantil para o ano letivo de 2025. O prazo vai até o dia 29 de novembro, seguindo o cronograma por escolas.

Esta chamada tem o público alvo crianças de 4 e 5 anos. Posteriormente será aberto o período de matrículas para crianças de 0 a 3 anos. As vagas remanescentes serão destinadas às crianças que estão na lista de espera.

Os documentos necessários para a realização da matrícula são:

CPF e Certidão de Nascimento da criança
Comprovante de residência (luz)
RG e CPF dos pais ou responsáveis
Número do NIS (Auxílio Brasil)
Declaração de Trabalho (para vagas integrais, se disponíveis)
Declaração de Vacinação (conforme Lei Estadual nº 19.534/2018). Esta declaração pode ser apresentada ao longo do ano letivo para evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde.

Confira aqui o nome do seu filho e o dia que precisará comparecer ao local.

Anúncio
Continuar Lendo

Notícias

Vencedor da licitação para duplicação em concreto da rodovia entre Pontal e Matinhos é anunciado

Declaração de vencedor foi publicada nesta terça-feira pelo DER

Publicado

no

Por

PR-412 - Foto: DER

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta terça-feira (26) a declaração de vencedor da licitação para duplicar em pavimento rígido de concreto a PR-412 entre Matinhos e Praia de Leste, localidade de Pontal do Paraná, no Litoral.

O Consórcio TE PR-412 Matinhos, composto pelas empresas TCE Engenharia Ltda. e Ellenco Construções Ltda., foi declarado vencedor após ter sua documentação e proposta de preço negociada de R$ 274.500.000,00 aprovadas por comissão de contração do DER/PR. A TCE Engenharia foi a segunda classificada na sessão de disputa, tendo sido convocada após a primeira ser inabilitada.

Com a publicação, tem início o período para recursos administrativos quanto a este resultado, devendo as demais participantes da licitação, caso tenham interesse, manifestar imediatamente interesse de recorrer. Elas terão três dias úteis para apresentar seus argumentos, seguidos por três dias úteis para o vencedor apresentar contrarrazões, com ambos sendo analisados pelo DER/PR para tomar uma decisão final.

Caso não sejam apresentados recursos, o DER/PR vai publicar um resultado final confirmando o vencedor, em diário oficial e nos portais Compras Paraná e Compras.gov.

DUPLICAÇÃO
A obra vai atender um trecho de 14,28 quilômetros, iniciando próximo à ponte sobre o Canal de Matinhos e seguindo até o entroncamento com a PR-407, na localidade de Praia de Leste. Está prevista uma pista central em pavimento rígido de concreto, vias marginais em pavimento asfáltico, novas pontes sobre o Canal de Matinhos e sobre o Rio Balneário, e um viaduto no entroncamento da rodovia com a Avenida Curitiba.

Anúncio

A pista atual terá sua plataforma alargada para ambos os lados, e o pavimento existente será demolido, dando lugar ao pavimento rígido de concreto, com placas de 21 centímetros de espessura. Uma barreira de concreto vai separar as pistas duplicadas, enquanto canteiros vão separar o eixo central das marginais, exceto por agulhas de entrada e saída.

As vias marginais terão sentido único, com estacionamentos, uma calçada para pedestres e ciclovia bidirecional cada uma. Sob estas deverá ser posicionada a rede de drenagem de águas da rodovia, buscando evitar o remanejamento de interferências, como redes subterrâneas e postes.
A iluminação será instalada na pista central, nas vias marginais, no viaduto e próximos às pontes, nos passeios e ciclovias, entre outros locais. O prazo de execução da obra será de 1.080 dias corridos.

Da AEN

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.