Notícias
Campanha #meadota acontece hoje em Paranaguá
Ação da Portos do Paraná acontece em parceria com a Semma
No Dia Mundial dos Animais de Rua, que acontece nesta segunda-feira (04/04), a Portos do Paraná promove a campanha #meadota, que busca encontrar um lar para cães e gatos abandonados. A ação faz parte do projeto Porto Cidade e acontece em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, através do setor veterinário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma).
“A ideia é usar os canais de comunicação do porto para divulgar a importância da guarda responsável, do não abandono aos animais e do cuidado com os animais domésticos”, conta João Paulo Santana, diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná.
“A integração entre o porto e os assuntos que envolvem a comunidade são fundamentais para que as pessoas percebam o quanto a atividade portuária está presente no dia a dia de todos. Em Paranaguá, o projeto Porto Cidade leva temas de educação ambiental, mensalmente, aos bairros parnanguaras. Faremos o mesmo também em Antonina, com ação no próximo dia 19”, adianta
SOBRE A ADOÇÃO – Hoje, mais de 100 animais, entre cães e gatos, esperam por adoção na Semma de Paranaguá. Para agendar visita e conhecê-los, basta ligar para o (41) 3420 6141.
Os interessados devem apresentar RG e CPF, comprovante de residência, guia ou caixa para o transporte seguro dos bichinhos.
Segundo a diretora do departamento veterinário da Secretaria, Thabata Nicetto, os animais adultos são doados castrados e os filhotes têm castração garantida pela prefeitura, ao atingirem a idade e peso ideal.
GUARDA RESPONSÁVEL – Quem compra ou adota um animal de estimação assume responsabilidade sobre ele durante toda sua vida. Portanto, antes de se decidir pela adoção, alguns pontos devem ser avaliados.
Procure saber o tempo de vida médio do animal e suas características físicas e comportamentais. Confira se existe espaço físico necessário para ele viver confortavelmente e avalie suas condições econômicas para prover alimentação e assistência médica veterinária adequada. Pense também que é necessário possuir tempo disponível para convívio com seu novo amigo.
Segundo Thabata, ao adotar um animal de rua, a pessoa contribui também com a cidade. “Animais de rua rasgam lixo, acabam espalhando restos de comida, que atraem baratas, moscas, ratos e outros animais nocivos. Recipientes plásticos carregados por eles, podem depois virar foco de mosquitos da dengue quando acumularem água. Isso sem falarmos em pulgas, carrapatos, bichos geográficos, além de outras zoonoses”, explica.
SOBRE A DATA – Em 4 de abril de 2010, aconteceu a Primeira Conferência Holandesa de Animais de Rua, quando diversas organizações responsáveis pelo cuidado e proteção dos animais se reuniram para discutir sobre o assunto.
A data faz referência ao 4 de outubro, comemoração do Dia Mundial dos Animais. Não é coincidentemente que marca exatamente a metade de um ano. A ideia é que a partir dessa lembrança se gere uma reflexão sobre a situação em que muitos animais de rua vivem.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 30 milhões de cães e gatos estão em situação de abandono no Brasil, mesmo que abandonar ou maltratar animais seja considerado crime previsto na Lei Federal nº 9.605/98.
Da Portos do Paraná
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.