Ligue-se a nós

Notícias

Bebê de cinco meses é socorrido por policiais militares em Matinhos

ELA SE ENGASGOU COM LEITE MATERNO

Publicado

no

Agora Litoral
A família de Siderleia Desplanches viveu um drama na noite de segunda-feira (25), quando a xodó da casa, a pequena Beatriz Desplanches Dorneles, de cinco meses de vida, se engasgou com leite materno e já não respirava. A última esperança foi depositada em uma equipe da Polícia Militar da Operação Verão, que foi até o local, conseguiu reanimar a criança e evitar uma tragédia. A menina foi levada para o Pronto Socorro de Praia de Leste para receber atendimento médico, mas passa bem e retornou para casa com a família.

A noite de segunda-feira foi marcante para o sargento Marcos Antônio Medeiros e para o soldado Alexsandro Almeida Custódio. Prestes a encerrarem a escala de trabalho, às 23 horas, receberam um chamado pelo 190 – uma família angustiada e uma bebê engasgada com leite já sem sinais de vida.

A casa fica no balneário Albatroz, e quando a equipe policial chegou o desespero era grande. “Ao chegarmos próximo da casa muitas pessoas estavam na rua e nos indicaram a residência da família, e logo ao desembarcamos da viatura nos encontramos com a mãe, já com a criança sem esboçar sinais de vida, totalmente roxa”, conta o sargento M. Medeiros.

Sargento salvou a vida de Beatriz

Antes da chegada da equipe, a mãe recebeu orientações do atendente do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), soldado Walter Viana da Silva, e com a chegada da equipe no local, rapidamente o cenário de desespero deu lugar ao alívio. “Iniciei a manobra de Heimlich, que aprendemos durante a nossa formação como policial militar, para a desobstrução das vias aéreas, e logo depois a Beatriz começou a chorar e se movimentar, um momento de grande alegria para nós e para toda a família”, explica o sargento.

Uma ambulância do Siate foi até o local e, após uma análise preliminar no local, os socorristas levaram a pequena Beatriz e a mãe para o Pronto Socorro de Praia de Leste, em Pontal do Paraná, para que uma avaliação médica fosse feita. No hospital, os policiais e a mãe conversaram e trocaram experiências.

Depois do susto, Siderleia agradeceu à equipe policial. “São anjos enviados para salvar minha filha. Se não tivessem chegado provavelmente a Beatriz não estivesse nos meus braços”, disse.

Anúncio

Siderleia com a filha Beatriz

A família dela já passou por uma situação semelhante há anos atrás, mas o desfecho foi trágico. “Meu irmão se engasgou com leite e o levamos ao hospital. Além do engasgo, descobrimos que ele tinha problemas cardíacos e alguns dias depois acabou falecendo, um choque para toda a família. Quando a Beatriz se engasgou, a angústia e o trauma do passado pareciam que iriam se repetir, mas graças a Deus a aos policiais militares o final da história foi diferente”, afirma Siderleia.

Para o soldado Alexsandro, foi uma experiência incrível participar de uma ocorrência que ficará na memória. “Quando recebemos o chamado pelo 190 ficamos apreensivos e deslocamos com o coração na mão não sabendo o que iríamos encontrar. Na nossa profissão lidamos com muitas tragédias e muitas vezes não há o que fazer, mas hoje pudemos fazer algo diferente e fazer uma família feliz com a sensação de dever cumprido”, destacou.

Fotos: Soldado André Gonçalves
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.